O loiro perolado ou loiro pérola é a tendência de coloração perfeita para quem gosta do look com os fios claríssimos - assim como acontece com o platinado. A diferença desse tom de loiro é que, como o nome indica, ele imita o brilho das pérolas e isso é resultado da combinação de reflexos mais pálidos e acinzentados na coloração. Para apostar nesse visual, é preciso seguir uma série de cuidados para que a tonalidade continue com o efeito brilhoso e não acabe amarelando com o passar do tempo. Hoje, o Beleza Extraordinária separou dicas para você que quer saber como conquistar e manter os cabelos loiros perolados por mais tempo. Confira!
O loiro perolado precisa de descoloração completa para ser alcançado
Assim como acontece com o platinado tradicional, mesmo os cabelos que são naturalmente claros precisam ser descoloridos para que o loiro perolado claríssimo seja alcançado. O que varia, de acordo com a cor base dos fios é o tempo de ação do descolorante.
Para passar pela descoloração sem que os fios sofram com os danos, a dica é intensificar a rotina de cuidados fazendo um cronograma capilar algumas semanas antes da transformação. Organizando hidratação, nutrição e reconstrução, essa rotina entrega todos os nutrientes que a fibra capilar precisa para que aguente a descoloração sem ficar danificada.
O cronograma capilar em cabelos loiros deve continuar depois da mudança de cor. Já com os fios loiros, aposte na reconstrução para repor a proteína perdida pelos fios e evitar o efeito elástico e siga alternando o tratamento com a hidratação e a nutrição, de acordo com as necessidades dos fios.
A coloração global com loiro pérola é a opção ideal para quem não tem medo da mudança
Se você busca uma transformação bem ousada e quer adotar o loiro perolado em todo o cabelo, a opção perfeita para garantir o resultado é a coloração global. Para isso, é necessário descolorir todo o cabelo, da raiz às pontas. Depois você vai precisar colorir os fios com o loiro pérola e, dependendo da sua cor anterior, pode ser uma transformação bem radical.
Apostar na coloração global com loiro perolado é indicado para quem já tem fios loiros, sejam eles naturais ou coloridos, ou para quem não tem medo de fazer uma mudança bem radical nos fios. Se esse não é o seu caso, não precisa desanimar: existem outras formas de você conseguir o cabelo loiro pérola de pouco em pouco!
O cabelo loiro perolado fica mais natural com a raiz esfumada
O cabelo loiro pérola pode ser combinado com todos os tons de pele, mas, se você tem o subtom quente, pode ser uma boa ideia deixar a raiz escura e fazer um degradê até o tom super claro. A raiz esfumada também é uma ótima opção para quem quer deixar o look loiro perolado mais natural e, também, para que não precisem se preocupar tanto com a rotina de retoques - principalmente no caso de fios naturais escuros.
Nessa técnica, ao invés de o cabelo ser completamente colorido a partir da raiz, uma transição mais sutil é feita no início dos fios. Para isso, é comum que usem uma coloração que é um ou dois tons mais escura do que o platinado das pontas mais perto da raiz. Assim, você consegue um degradê mais suave e garante um visual elegante.
Loiro perolado: luzes garantem transformação mais discreta
Quem prefere uma mudança mais suave e gradual pode apostar nas luzes loiro perolado. Essa alternativa pode ser feita em diferentes técnicas, como a balaiagem, que deixa o visual bem marcado, com mechas mais grossas, ou com as babylights, que vão fazer luzes pérola bem fininhas da raiz até as pontas dos cabelos — uma opção perfeita para quem não abre mão do resultado natural.
Para garantir um visual mais harmônico, o ideal é que as luzes loiro perolado sejam feitas sozinhas em cabelos claros. Se você tem os fios escuros e quer apostar no visual pérola, o ideal é mesclar o loiro claríssimo com nuances como o mel e o dourado, para garantir um degradê entre sua cor natural e a tonalidade desejada. O truque de mesclar o pérola com outras tonalidades de loiro nas luzes também é uma ótima aposta para donas de pele quente na hora de harmonizar o visual.
Loiro perolado: mechas californianas e ombré hair também são uma forma mais suave de aderir ao visual
Se você quer entrar no mundo do cabelo pérola devagar e sem precisar se preocupar com a raiz crescida, além da técnica da raiz esfumada, existem outras duas formas de começar essa transformação gradual: as luzes peroladas no estilo ombré hair e as mechas californianas.
O ombré hair é um degradê que pode começar na altura das orelhas em cabelos compridos e na altura dos olhos em fios curtos. Ele mescla diferentes tons de loiro deixando o perolado — o mais claro de todos — para as pontas. As mechas californianas, por sua vez, costumam ser mais marcadas e colorir apenas as pontas do cabelo. O tamanho da área colorida vai variar de acordo com o comprimento dos seus fios.
Como cuidar do cabelo loiro perolado para manter a cor e o brilho?
Depois de passar pela descoloração para chegar ao loiro pérola, além de seguir um cronograma capilar para recuperar as madeixas, também é preciso tomar alguns cuidados específicos para que seu cabelo fique macio, a cor dure bastante e o tom perolado não acabe amarelando ao longo dos dias.
O mais importante é investir em um shampoo matizador - aquele com pigmentos roxos - para que os reflexos amarelos sejam neutralizados e a cor continue fria e acinzentada. Ele deve ser usado uma vez por semana para prolongar a duração da cor e do brilho do cabelo perolado. Nos outros dias, aposte em uma linha de produtos para cabelos coloridos. É ela que ajuda a manter as madeixas com aquele aspecto de recém-coloridas.
O leave-in também é essencial para cuidar dos loiros perolados: use uma versão com filtro solar para que as madeixas fiquem protegidas da ação dos raios ultravioleta e aposte no produto com proteção térmica sempre que for usar secador, chapinha ou babyliss, assim você evita que os fios fiquem desbotados e sem brilho.
Redação: Gabrielle Nunes
Publicada em: 16/04/2018
Atualizada em: 07/08/2020