Na temporada de desfiles de alta-costura, ficar de olho nos cabelos é fundamental para quem quer adotar um estilo mais sofisticado nas madeixas. Os dois primeiros dias foram recheados de inspirações que passam do romântico ao sexy, levando até os fios molhados e praianos para uma esfera mais elegante. Tendências de corte e de acessórios que têm tudo a ver com o verão 2014 são algumas outras informações que podem ser retiradas da passarela de grifes como Christian Dior, Giambattista Valli e Schiaparelli.
Liso chapado continua em alta
Para apresentar sua luxuosa e colorida coleção, Giambatista Valli preferiu modelos com cabelo simples, reto e jogado para trás, bem ao estilo do liso chapado que foi visto em massa na última temporada Prêt-à-Porter. O liso do verão continua sendo usado para trás, tanto na versão solta como preso nos coques baixos que marcaram presença na passarela da On Aura Tout Vu - com uma inspiração militar cheia de toques femininos, a grife encontrou no penteado o modo perfeito de mesclar disciplina e doçura.
A única grife a usar o liso chapado até agora em uma versão mais natural foi a Versace, que levou para as passarelas modelos com um estilo repartido ao meio bem parecido com o que é usado pela estilista Donatella. A marca também trouxe o capuz como uma forte tendência e exibiu boa parte do casting com esse adorno na cabeça, levantando suspeitas sobre sua volta à moda.
Cabelo molhado no estilo praiano ou sofisticado?
Se a crença de que cabelo molhado é sinônimo de desleixo ainda não tinha caído, com o respaldo da semana de alta-costura parisiense o estilo deve ser elevado de vez ao posto de tendência chique. Quem apostou na textura molhada foi a grife Schiaparelli, marca que era considerada rival da poderosa Chanel nos anos 1950, e que voltou com uma série de inspirações inusitadas para as madeixas. Entre elas estava um cacheado praiano composto por fios bastante úmidos.
Para completar sua coleção romântica e futurista, a Dior preferiu um modelo mais clássico do "efeito wet", com franja lateral e comprimento jogado para trás. Se o estilo de Schiaparelli é perfeito para um pós-praia, esta é a pedida ideal para inovar em festas noturnas e refinadas.
Acessórios românticos roubam a cena
Tiara dupla com estrelas destacadas na Schiaparelli, quepe militar trabalhado em pedrarias na On Aura Tout Vu e um "enxame" de borboletas ao redor de um coque alto na Alexis Mabille - a maioria dos acessórios desfilados até agora carregam uma mistura de novidade com romantismo, apontando que o caminho para fazer sucesso no verão é ousar sem perder a feminilidade.
Corte tigela acende o alerta de tendência
Junto ao mix de referências apresentado pela Schiaparelli, destaca-se també, o "corte tigela". Curto, geométrico e com franja reta, o modelo eternizado pela estilista Mary Quant nos anos 1960 já havia aparecido no verão 2014 da Fendi e tem tudo para substituir o pixie como a nova febre dos salões.