Beleza Extraordinária

Limpeza de pele em casa: como a rotina de skincare pode te ajudar a manter o efeito do tratamento por mais tempo

  • Veja como prolongar o efeito da limpeza de pele com a rotina de skincare em casa (Foto: Instagram @iamdodos_style)
Tela cheia
Previous Next
Veja como prolongar o efeito da limpeza de pele com a rotina de skincare em casa (Foto: Instagram @iamdodos_style)

A limpeza de pele é uma etapa fundamental dos cuidados com a pele do rosto, especialmente se ela for oleosa e acneica. Mas o cuidado não se restringe ao tratamento profissional, tá? Manter uma rotina de skincare pode ajudar a prolongar o efeito da limpeza de pele por mais tempo e deixar seu rosto lisinho e saudável.

Quer saber como fazer isso? A gente conta tudo o que é necessário para montar uma rotina de skincare e garantir um resultado de limpeza de pele em casa, deixando o rosto lisinho, livre de impurezas e com poros desobstruídos. Vem conferir essas dicas e aprender as etapas que você não pode deixar de incluir.

Limpeza de pele: o procedimento é essencial em todas as rotinas de skincare

O principal objetivo da limpeza de pele profissional é limpar o rosto e os poros, desobstruindo-os, removendo impurezas acumuladas e removendo inflamações da acne. Por isso, esse cuidado deve continuar em casa na rotina diária de skincare, independentemente de qual for o seu tipo de pele.

Duas vezes por dia, pela manhã e à noite, lave o rosto com um sabonete facial adequado para o seu tipo de pele. Ele é importante para remover a sujeira e a poluição que se acumula na região da face durante o dia. Para completar a limpeza, aposte na água micelar, que limpa profundamente sem agredir e reequilibra a pele. Se você usa maquiagem, removê-la totalmente deve ser o primeiro passo. Depois disso, o sabonete e a água micelar ajudam a tirar qualquer resquício que tenha sobrado. 

Esfoliar ajuda a desobstruir poros e mantém o efeito da limpeza de pele

Parte comum nas limpezas de pele, a esfoliação também é fundamental na rotina de skincare. Mas é preciso usar um produto específico para o rosto, viu? Os esfoliantes corporais contém partículas maiores que podem machucar a pele sensível do rosto. A frequência do cuidado também deve variar: uma vez na semana para as peles secas, normais e sensíveis e duas vezes por semana para quem tem pele oleosa ou mista.

Além de fazer uma limpeza profunda e desobstruir os poros, prolongando o efeito da limpeza de pele profissional, a esfoliação promove uma renovação celular. Isso porque ela remove as células mortas que se acumulam sobre a pele, dando espaço para uma nova camada. Isso ajuda a evitar cravos e espinhas e manter a pele jovem e viçosa, com aquele aspecto saudável. 

O detox facial ajuda a conquistar a limpeza de pele em casa

Você já ouviu falar em detox facial? Essa é uma daquelas etapas da rotina de skincare que deve ser feita apenas uma vez da semana, mas contribui muito para manter o rosto saudável e lisinho. O detox, além de eliminar toxinas e impurezas acumuladas na pele e nos poros, também pode ter outras funções, como reduzir a acne ou acalmar a pele.

As máscaras de argila são ideais para essa finalidade e você pode escolher o tipo de argila usado de acordo com o seu tipo de pele. A argila verde, por exemplo, é indicada para peles oleosas e acneicas. Já a preta traz luminosidade e é ideal para a pele seca. Ainda assim, todas podem ser usadas no detox facial, ok?

Hidratar também é importante após a limpeza de pele

É claro que, depois de qualquer limpeza de pele, é fundamental apostar na hidratação do rosto. Isso porque, após o procedimento, a pele fica sem a camada natural de proteção, o que a deixa mais vulnerável a danos. A hidratação devolve essa proteção, além de deixar o rosto macio novamente. 

É normal que a pele fique sensível no dia da limpeza de pele, por isso, se você fizer o tratamento de dia, também é necessário usar o protetor solar. Esse cuidado deve ser repetido diariamente, mesmo que você não vá se expor ao sol, mas é ainda mais importante nesse momento. 

Limpeza de pele em casa: passo a passo para fazer o procedimento

Embora seja indicado fazer a limpeza de pele com profissionais capacitados para isso, você também pode apostar em uma versão caseira do tratamento para prolongar o efeito do procedimento. Para fazer isso, é só seguir o passo a passo:

Passo 1. Limpeza da pele: Limpe bem a pele, como de costume, usando um sabonete facial e água micelar. Certifique-se de remover totalmente a maquiagem e impurezas do rosto. 

Passo 2. Vaporização: Em seguida, encha uma bacia com água quente e posicione o rosto sobre o vapor por 15 minutos. Para evitar que o calor escape, cubra a cabeça com uma toalha. 

Passo 3. Extração de cravos: A vaporização abre os poros, então esse é o momento para extrair os cravos. Use os dedos indicadores para fazer isso, protegendo a ponta dos dedos com papel toalha para não ferir a pele. Mas cuidado: não pressione espinha inflamadas, já que elas podem deixar cicatrizes. 

Passo 4. Máscara facial: Agora é o momento de tratar a pele. Você pode escolher uma máscara de acordo com o seu tipo de pele, inclusive uma máscara de argila, se quiser. 

Passo 5. Esfoliação: Depois de tratar a pele, aposte na esfoliação. Assim, você garante uma limpeza mais profunda e impede que novos cravos e espinhas surjam.

Passo 6. Reequilibre: Após toda essa limpeza, a água micelar é perfeita para acalmar e reequilibrar a pele.

Passo 7. Hidratação: O tratamento termina com a hidratação. Assim, você mantém a pele protegida e saudável, além de evitar o efeito rebote nas peles oleosas, estimulando ainda mais a produção de óleo. 

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação