Beleza Extraordinária

Limpeza de pele: como fazer o procedimento passo a passo e descubra os principais benefícios para o rosto

  • Saiba como é feita a limpeza de pele em consultório e entenda os benefícios para o rosto (Foto: Getty Images)
Tela cheia
Previous Next
Saiba como é feita a limpeza de pele em consultório e entenda os benefícios para o rosto (Foto: Getty Images)

Já ouviu falar no poder que uma limpeza de pele tem? Esse procedimento estético é indicado para todos os tipos de pele, é um dos métodos mais seguros para remover cravos, espinhas e até milliuns, além de ser um ótimo aliado para a manutenção da pele saudável e viçosa. 

Quer saber como funciona o passo a passo feito nas clínicas e quais são os benefícios? A gente te conta tudo em detalhes aqui na matéria. Quem sabe você não se anima a finalmente marcar um horário com a dermato e cuidar do rosto do jeito certo?

Limpeza de pele ajuda a reequilibrar o rosto e estimular a renovação da derme

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por L'Oréal Paris Skincare (@lorealskin) em

Um dos principais benefícios da limpeza de pele é justamente trazer o equilíbrio para todos os tipos de pele - seja oleosa, seca ou mista. Ao retirar as impurezas dos poros e remover as células mortas, o procedimento estimula que a derme trabalhe sem impedimentos para que o tecido se renove e permaneça com aquele viço de pele jovem e saudável. Quem não gosta, né?

Outra vantagem da limpeza feita em consultório é a suavização do rosto com a remoção dos cravos, espinhas e miliuns que insistem em deixar a superfície irregular. Os pontinhos pretos e/ou brancos são retirados e, após alguns dias (depois da cicatrização), o resultado é um rosto bem lisinho!

Para quem a limpeza de pele é indicada?

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por L'Oréal Paris Skincare (@lorealskin) em

Ainda que a limpeza de pele seja bastante indicada para pessoas com pele oleosas e acneicas, é importante lembrar que esse não é o único público do procedimento, viu? Mesmo que você não tenha problemas tão graves no rosto, o contato diário com a poluição, maquiagem e até dermocosméticos é suficiente para fazer com que todo mundo precise de uma limpeza mais profunda pelo menos uma vez por mês.

Passo a passo da limpeza de pele no dermatologista: como funciona?

- Higienização é a primeira etapa para remover sujeirinhas e impurezas na pele. Aqui é usado uma loção de limpeza (como a água micelar, por exemplo) para desengordurar o rosto, tirar resquícios de maquiagem, poluição e outros produtinhos.

- Esfoliação é a segunda etapa do processo, feita com produtos que causam o chamado efeito abrasivo - que nada mais é do que afinar a camada mais superficial da pele e facilitar a remoção de cravos e espinhas. A esfoliação costuma ser feita como uma massagem em movimentos circulares no rosto.

- Remoção de cravos é a terceira etapa, e também uma das mais demoradas. Com os poros já abertos, é hora da profissional usar a ponta dos dedos (sempre envoltas em lencinhos de papel) para remover os pontinhos brancos e pretos da pele. Em alguns casos, é feito um pequeno furinho com a ajuda de uma microagulha - tudo para facilitar a saída do cravo.

- Massagem facial é feita logo em seguida com intuito de acalmar a pele e diminuir a vermelhidão. Podem ser usados cremes de ação calmante e hidratante, tudo para deixar o rosto beeem suave.

- Máscara de argila é o quinto passo da limpeza de pele, e é feito justamente para finalizar o processo. A argila deve ser escolhida de acordo com a necessidade de cada rosto, por isso, varia de pessoa para pessoa.

- Proteção solar já é a última etapa do ritual para garantir que o rosto saia da salinha protegido contra os raios UV. O fator de proteção deve ser de pelo menos 30 e a fórmula usada precisa ser bem levinha para não entupir os poros. Textura gel-creme é a preferida!

Tempo de cicatrização: logo depois da limpeza de pele, é possível que fiquem algumas casquinhas em partes do rosto, especialmente onde foi feita a extração dos cravos. Nada de cutucar essas áreas, ok? Continue aplicando o protetor solar diariamente e espere que elas sequem e caiam sozinhas - isso vai acontecer em alguns dias!

Redação: Raquel Carletto

Produtos favoritos
Temas relacionados
Tem o dia corrido?

Essa rotina de cuidados é perfeita pra você!