Beleza Extraordinária

Limpeza da pele: veja os 4 erros mais comuns que podem obstruir os poros, causar irritações, cravos e espinhas

  • A limpeza da pele pode exigir alguns cuidados especiais. Saiba quais são os 4 erros mais cometidos (Foto: Shutterstock)
  • É essencial usar um sabonete específico para a pele do rosto (Foto: Shutterstock)
  • Ao acordar e depois da academia são momentos indispensáveis para a limpeza da pele (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
A limpeza da pele pode exigir alguns cuidados especiais. Saiba quais são os 4 erros mais cometidos (Foto: Shutterstock)
  • A limpeza da pele pode exigir alguns cuidados especiais. Saiba quais são os 4 erros mais cometidos (Foto: Shutterstock)
  • É essencial usar um sabonete específico para a pele do rosto (Foto: Shutterstock)
  • Ao acordar e depois da academia são momentos indispensáveis para a limpeza da pele (Foto: Shutterstock)

Poros dilatados, cravos e espinhas em excesso, oleosidade... Esses e muitos outros problemas de pele podem estar relacionados a um hábito simples e que quase passa despercebido no dia a dia: a limpeza do rosto. Seja com o sabonete ou com soluções de limpeza, o cuidado de remover as impurezas da pele é o primeiro passo - e quem sabe o mais importante - dos tratamentos da face. Mas ele também pode estar cheio de errinhos, sabia? Desde a escolha do produto até a aplicação, alguns detalhes podem ser cruciais para manter a pele linda e saudável. Veja 4 erros comuns e saiba como evitá-los!

1) Escolher sabonetes muito adstringentes

Nada de passar qualquer sabonete para limpar o seu rosto, viu? Por mais simples que pareça, a escolha dos produtos usados para a limpeza da pele é o ponto principal para conquistar um rosto bonito e saudável como você sempre sonhou. Os sabonetes mais ásperos, com muitas substâncias químicas e perfumados podem irritar a pele e obstruir os poros.

Por isso, o truque de mestre é escolher aqueles que fazem pouca espuma - isso mesmo! Isso mostra que ele é mais suave e não vai deixar a sua pele com uma sensação repuxada ou avermelhada, além de evitar o efeito rebote que os produtos muito adstringentes podem causar. 

2) Investir em fórmulas oleosas

Óleos de limpeza são a novidade da vez, principalmente em técnicas como a double cleasing, mas nem sempre são os mais indicados para a sua pele. O que acontece é que os óleos têm uma estrutura molecular grande, que podem obstruir os poros, causando cravos e espinhas, além de impedir que os demais produtos, como tônicos e hidratantes, penetrem na derme. 

3) Não limpar a pele depois da academia ou pela de manhã

Além da escolha dos produtos, deixar de fazer a limpeza nos momentos certos também pode deixar os poros entupidos e causar o aparecimento de acnes na pele. Não limpar corretamente o rosto pela manhã é o primeiro e mais comum erro: por mais que a pele pareça limpa da noite anterior, é durante o momento de descanso que a pele entra em modo de reparo, aumentando a produção de sebo. Além disso, passar a mão no rosto durante a noite ou fazer máscaras de tratamento capilar noturnas também pode aumentar a oleosidade e causar irritações na pele pela manhã. 

A academia também pode se tornar uma outra vilã da pele perfeita; mas não pelo exercício - que pode ser até benéfico para o rosto e corpo - e sim pela falta de limpeza adequada depois do exercício. Nós sabemos que levar shampoo, condicionador, sabonete pro corpo e mais um pro rosto na bolsa da academia pode não ser a melhor das coisas, mas é que durante o esforço a pele produz mais oleosidade e suor, que é composto por muito sal e pode ressecar e irritar a derme. Por isso, a dica é sempre levar alguns lenços micelares na bolsa, eles vão te ajudar a remover os resíduos sem ocupar espaço ou tempo da rotina. 

4) Usar muitos produtos para a limpeza da pele

Pronto! Você já sabe que precisa escolher a dedo seu sabonete ou solução de limpeza e também que não pode ignorar os cuidados em alguns momentos específicos do dia. Mas de nada vai adiantar usar vários produtos ao mesmo tempo: isso pode causar reações e irritações na pele, além de acabar causando a obstrução dos poros. Para evitar, a dica é dar preferência para soluções multiusos, que vão remover a make, limpar a pele e hidratar de uma só vez. 

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!