Beleza Extraordinária

Limpar o rosto com produtos com álcool faz mal? Saiba a melhor forma de fazer a limpeza de pele sem agredir a derme

  • Você sabia que produtos com álcool podem prejudicar a pele? Confira mais detalhes! (Foto: Shutterstock)
  • Além de causar ressecamento, o álcool também pode causar irritações na pele sensível ou que faz uso de ácido (Foto: Shutterstock)
  • Por ser livre de álcool, a água micelar limpa o rosto profundamente sem agredir (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Você sabia que produtos com álcool podem prejudicar a pele? Confira mais detalhes! (Foto: Shutterstock)
  • Você sabia que produtos com álcool podem prejudicar a pele? Confira mais detalhes! (Foto: Shutterstock)
  • Além de causar ressecamento, o álcool também pode causar irritações na pele sensível ou que faz uso de ácido (Foto: Shutterstock)
  • Por ser livre de álcool, a água micelar limpa o rosto profundamente sem agredir (Foto: Shutterstock)

Na hora de escolher produtos de beleza, além de considerar o seu tipo de pele, também é muito importante ficar de olho na fórmula e evitar alguns componentes que podem trazer malefícios - como o álcool, por exemplo. Apesar de estar presente em vários sabonetes faciais, tônicos e até hidratantes, ele pode irritar o rosto de quem sofre com sensibilidade e causar ressecamento, já que diminui a umidade natural da derme. Confira mais detalhes!

Produtos com álcool podem deixar a pele desidratada 

Se você parar para observar a fórmula dos produtos de beleza, certamente, vai encontrar o álcool na composição de vários - e, muitas vezes, até em alta concentração. O motivo para isso é o fato dele ser um ótimo componente para evitar a textura pegajosa e, ainda, aumentar a conservação por inibir a propagação de fungos e bactérias. 

Mas, apesar de todos esses benefícios, você sabia que o álcool pode acabar sendo prejudicial para a pele? Entenda: por comprometer a camada de gordura que reveste a derme, ele diminui a umidade natural e torna mais fácil a evaporação da água dos poros. Por isso, ao usar cremes, sabonetes e tônicos que contem com ele na fórmula, seu rosto pode acabar extremamente desidratado a longo prazo - ou seja, ressecado, sem brilho e com descamações. 

Álcool é ainda mais prejudicial para quem tem pele sensível ou usa ácidos

Nas peles sensíveis, o uso de cosméticos com álcool é ainda mais prejudicial. Além de sofrer ainda mais com todas as consequências da desidratação, o rosto de quem tem sensibilidade também pode ficar com áreas avermelhadas e irritadas por causa de alguma reação ao componente. 

Pelos mesmos motivos, quem faz tratamento com ácido também deve fugir dos produtos com álcool, já que a pele fica mais sensível, ressecada e já tende a apresentar descamações. 

Água micelar é livre de álcool e limpa profundamente a pele sem agredir

Como muitos sabonetes têm álcool na fórmula, uma das melhores opções para limpar o rosto sem agredir é apostar na água micelar. Livre desse componente, de perfumes e de outros agentes químicos que podem causar irritação - como parabenos, por exemplo -, ela é indicada para todos os tipos de pele, até mesmo as mais sensíveis.

Graças à ação das micelas, o produto é capaz de chegar nas camadas mais profundas da derme e remover todas as impurezas sem causar irritação. Além disso, por também hidratar e reequilibrar o pH da pele, ainda tem a vantagem de tornar a rotina de beleza ainda mais prática por reunir várias funções em uma única etapa. 

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!