Beleza Extraordinária

Lavar o cabelo só com shampoo faz mal? Descubra se é preciso usar o condicionador na lavagem dos fios

  • Vem descobrir se é necessário usar condicionador em todas as lavagens (Foto: Instagram @lorealhair @heartblood)
Tela cheia
Previous Next
Vem descobrir se é necessário usar condicionador em todas as lavagens (Foto: Instagram @lorealhair @heartblood)

Você já deve ter ouvido falar que não se deve lavar o cabelo apenas com o shampoo e que o certo é sempre usar condicionador na lavagem. Muitas pessoas seguem essa dica para manter os fios bonitos e saudáveis, mas nem sempre sabem porque é recomendado usar o condicionador. 

Afinal, lavar o cabelo só com shampoo faz mal? A gente te conta se é mesmo necessário usar o condicionador toda vez que você lava o cabelo - e porque você não deve usar apenas o shampoo para limpar os fios. 

Lavar o cabelo só com shampoo faz mal?

O shampoo é o primeiro passo na lavagem dos fios. É ele que limpa o couro cabeludo e os fios, retirando as impurezas, os produtos acumulados e o excesso de óleo. Mas, para limpar o cabelo, o shampoo abre as cutículas, preparando-o para receber a hidratação do condicionador. Por isso, quando você pula a segunda etapa, as madeixas ficam mais expostas ao ressecamento. 

Além disso, quando as cutículas estão abertas, o interior do fio também fica desprotegido, aumentando a exposição a danos - o que pode deixar o cabelo mais frágil, ressecado e danificado. Para evitar isso, mesmo os cabelos curtos devem ser lavados com shampoo e condicionador para ficarem limpos e saudáveis. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CHARLY JORDAN (@charlyjordan) em

Qual é o papel do condicionador na lavagem?

A função mais conhecida do condicionador é a hidratação. É ele que deixa os fios macios e sedosos depois da lavagem com o shampoo. Mas essa não é o único papel desse produto na hora de lavar o cabelo. O condicionador também repõe nutrientes perdidos pelas madeixas com os danos do dia a dia e com químicas, como colorações e alisamentos.

Outra importante função é selar os cutículas dos fios - a parte mais externa, que protegem o interior -, que foram abertas durante a lavagem. Usando o condicionador, você evita que a parte mais interna do cabelo fique exposta a danos e ressecamento.

Como lavar o cabelo para deixar os fios saudáveis?

Para deixar o seu cabelo bem lavado e saudável, o mais indicado é usar o shampoo e o condicionador - de preferência da mesma linha, para potencializar o efeito dos produtos. O shampoo limpa e retira as impurezas acumuladas, mas ele deve ser aplicado apenas da raiz do cabelo e bem enxaguado para não ressecar os fios. 

Depois, é a vez do condicionador, que hidrata, nutre e protege os fios, além de deixá-los mais macios e fáceis de pentear. Uma vez por semana, você pode substituir o condicionador pela máscara de tratamento para potencializar a hidratação das madeixas. 

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação