Beleza Extraordinária

Lavar o cabelo cacheado todo dia faz mal? Descubra se usar shampoo diariamente pode ressecar os cachos

  •  Confira a matéria e descubra se lavar os cabelos cacheados e crespos todos os dias faz mal (Foto: Instagram @stylefeen)
  • O ideal é lavar os cabelos crespos e cacheados a cada 2 ou 3 dias para não ressecar os fios naturalmente secos (Foto: Instagram @africanmelaninnn)
  • Para quem não abre mão de lavar os cabelos todos os dias, a dica é usar fórmulas mais suaves, como o Light Poo (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Confira a matéria e descubra se lavar os cabelos cacheados e crespos todos os dias faz mal (Foto: Instagram @stylefeen)
  •  Confira a matéria e descubra se lavar os cabelos cacheados e crespos todos os dias faz mal (Foto: Instagram @stylefeen)
  • O ideal é lavar os cabelos crespos e cacheados a cada 2 ou 3 dias para não ressecar os fios naturalmente secos (Foto: Instagram @africanmelaninnn)
  • Para quem não abre mão de lavar os cabelos todos os dias, a dica é usar fórmulas mais suaves, como o Light Poo (Foto: Shutterstock)

Os cabelos cacheados são naturalmente mais secos e por isso, muitas vezes surge a dúvida dafrequência de lavagem ideal: lavar todo dia faz mal? A questão aparece porque ao remover as impurezas, muitos shampoos eliminam também os óleos naturais dos fios, que são essenciais para manter a sua aparência saudável. Saiba qual é a frequência certa e descubra a maneira correta de lavar os cachos! 

Lavar o cabelo cacheado todo dia pode ressecar os fios

Lavar os cabelos cacheados e crespos todos os dias pode sim prejudicar a saúde dos fios, mas apenas se a lavagem não for feita adequadamente. O que acontece é o seguinte: muitos shampoos têm agentes de limpeza na fórmula que servem para remover impurezas e resíduos, mas que acabam limpando, também, a oleosidade produzida pelo couro cabeludo. Como o cabelo cacheado é mais seco do que o liso ou ondulado - já que o formato em espiral não deixa que a oleosidade atravesse o comprimento do fio - se esses óleos naturais forem retirados diariamente, o cabelo pode ficar cada vez mais seco. Com o ressecamento, os cachos perdem a forma, além de tenderem a ficar ásperos, sem brilho, opacos, com muito frizz e quebradiços. No entanto, nem todo shampoo causa esse problema: existem alternativas suaves para quem não abre mão da lavagem diária.

Shampoo hidratante e Light Poo são opções para lavar o cabelo cacheado mais vezes

Para quem precisa ou prefere lavar os cabelos todos os dias, como as cacheadas que fazem academia e exercícios ao ar livre, por exemplo, a dica é procurar por técnicas e tipos de shampoos que limpem os cachos sem prejudicar a hidratação. Uma dica é usar fórmulas mais suaves, como aquelas com textura translúcida ou perolada, que são mais hidratantes, ao invés dos shampoos com fórmula transparente, que são mais higienizantes.

Outra opção é usar o Light Poo, que é um produto multifuncional que lava, condiciona e já modela os cabelos em um único passo, ainda no banho - o que é válido para quem tem uma rotina corrida e não tem muito tempo para texturizar os cachos. 

O recomendado é lavar o cabelo cacheado a cada 2 dias

A frequência ideal para lavar o cabelo cacheado sem ressecar é a cada 2 dias ou, no máximo, 3 com shampoos próprios para cabelos cacheados ou secos, mas nada impede que os cabelos cacheados possam ser lavados todos os dias com shampoos mais suaves. O intervalo de 2 ou 3 dias é o tempo ideal para que o fio encaracolado fique limpo de maneira saudável e sem ressecar. Muitas cacheadas e crespas acabam fazendo um intervalo maior entre as lavagens, porque o fio não aparenta oleosidade e a "gordura" natural já se distribuiu pelo comprimento, deixando os cachos mais definidos e sem frizz. No entanto, ficar muito tempo sem lavar os cabelos também pode fazer mal: é que o excesso de creme para pentear e outros finalizadores usados ao longo da semana, além da poluição diária, podem entupir o couro cabeludo, criando caspas, além de impedir que os fios cresçam no tempo ideal.

Co-wash é opção que usa o condicionador para lavar os cabelos cacheados diariamente

Já ouviu falar no "co-wash"? É uma  técnica usa o condicionador para lavar as madeixas, já que produto também contém ativos higienizantes que conseguem limpar os fios, mas de modo mais suave do que o shampoo. Para quem precisa lavar os cachos todos os dias, a técnica co-wash pode ser intercalada com a lavagem com shampoo normal.

Dica: Para fazer o "co-wash", a dica é buscar por condicionadores mais leves e sem muitos ativos hidratantes para não pesar nos cabelos.

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais