Lavar o cabelo cacheado todo dia faz mal? Descubra se usar shampoo diariamente pode ressecar os cachos

Os cabelos cacheados são naturalmente mais secos e por isso, muitas vezes surge a dúvida da frequência de lavagem ideal: lavar todo dia faz mal? A questão aparece porque ao remover as impurezas, muitos shampoos eliminam também os óleos naturais dos fios, que são essenciais para manter a sua aparência saudável. Saiba qual é a frequência certa e descubra a maneira correta de lavar os cachos! 

Lavar o cabelo cacheado todo dia pode ressecar os fios

Lavar os cabelos cacheados e crespos todos os dias pode sim prejudicar a saúde dos fios, mas apenas se a lavagem não for feita adequadamente. O que acontece é o seguinte: muitos shampoos têm agentes de limpeza na fórmula que servem para remover impurezas e resíduos, mas que acabam limpando, também, a oleosidade produzida pelo couro cabeludo. Como o cabelo cacheado é mais seco do que o liso ou ondulado - já que o formato em espiral não deixa que a oleosidade atravesse o comprimento do fio - se esses óleos naturais forem retirados diariamente, o cabelo pode ficar cada vez mais seco. Com o ressecamento, os cachos perdem a forma, além de tenderem a ficar ásperos, sem brilho, opacos, com muito frizz e quebradiços. No entanto, nem todo shampoo causa esse problema: existem alternativas suaves para quem não abre mão da lavagem diária.

Shampoo hidratante e Light Poo são opções para lavar o cabelo cacheado mais vezes

Para quem precisa ou prefere lavar os cabelos todos os dias, como as cacheadas que fazem academia e exercícios ao ar livre, por exemplo, a dica é procurar por técnicas e tipos de shampoos que limpem os cachos sem prejudicar a hidratação. Uma dica é usar fórmulas mais suaves, como aquelas com textura translúcida ou perolada, que são mais hidratantes, ao invés dos shampoos com fórmula transparente, que são mais higienizantes.

Outra opção é usar o Light Poo, que é um produto multifuncional que lava, condiciona e já modela os cabelos em um único passo, ainda no banho - o que é válido para quem tem uma rotina corrida e não tem muito tempo para texturizar os cachos. 

O recomendado é lavar o cabelo cacheado a cada 2 dias

 

A frequência ideal para lavar o cabelo cacheado sem ressecar é a cada 2 dias ou, no máximo, 3 com shampoos próprios para cabelos cacheados ou secos, mas nada impede que os cabelos cacheados possam ser lavados todos os dias com shampoos mais suaves. O intervalo de 2 ou 3 dias é o tempo ideal para que o fio encaracolado fique limpo de maneira saudável e sem ressecar. Muitas cacheadas e crespas acabam fazendo um intervalo maior entre as lavagens, porque o fio não aparenta oleosidade e a "gordura" natural já se distribuiu pelo comprimento, deixando os cachos mais definidos e sem frizz. No entanto, ficar muito tempo sem lavar os cabelos também pode fazer mal: é que o excesso de creme para pentear e outros finalizadores usados ao longo da semana, além da poluição diária, podem entupir o couro cabeludo, criando caspas, além de impedir que os fios cresçam no tempo ideal.

Co-wash é opção que usa o condicionador para lavar os cabelos cacheados diariamente

Já ouviu falar no "co-wash"? É uma  técnica usa o condicionador para lavar as madeixas, já que produto também contém ativos higienizantes que conseguem limpar os fios, mas de modo mais suave do que o shampoo. Para quem precisa lavar os cachos todos os dias, a técnica co-wash pode ser intercalada com a lavagem com shampoo normal.

Dica: Para fazer o "co-wash", a dica é buscar por condicionadores mais leves e sem muitos ativos hidratantes para não pesar nos cabelos.

 

Matéria publicada em 05 de março 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/lavar-o-cabelo-cacheado-todo-dia-faz-mal-descubra-se-usar-shampoo-diariamente-pode-ressecar-os-cachos" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/lavar-o-cabelo-cacheado-todo-dia-faz-mal-descubra-se-usar-shampoo-diariamente-pode-ressecar-os-cachos", "name": "lavar-o-cabelo-cacheado-todo-dia-faz-mal-descubra-se-usar-shampoo-diariamente-pode-ressecar-os-cachos" } } ] }