Beleza Extraordinária

It-ingredientes: retinol, ácido hialurônico, vitamina C... conheça ativos queridinhos dos seus produtos de beleza

  •  Conheça alguns dos ativos mais conhecidos para os cuidados com a pele e saiba como funciona cada um deles (Foto: Instagram @belezaextraordinaria)
  • Saiba mais sobre o ácido salicílico, retinol, LHA e outros ativos presentes nos sabonetes, cremes e produtos de beleza (Foto: Juliana Coutinho)
Tela cheia
Previous Next
Conheça alguns dos ativos mais conhecidos para os cuidados com a pele e saiba como funciona cada um deles (Foto: Instagram @belezaextraordinaria)
  •  Conheça alguns dos ativos mais conhecidos para os cuidados com a pele e saiba como funciona cada um deles (Foto: Instagram @belezaextraordinaria)
  • Saiba mais sobre o ácido salicílico, retinol, LHA e outros ativos presentes nos sabonetes, cremes e produtos de beleza (Foto: Juliana Coutinho)

Você sabe o que é um princípio ativo? Eles são os ingredientes que turbinam os cremes, filtros solares, séruns e sabonetes que usamos nos cuidados com a pele - e estão cada vez mais famosos. Difícil achar que nunca tenha ouvido falar sobre as maravilhas do retinol, os milagres do ácido hialurônico ou dos benefícios da vitamina C, né?

Para ajudar a desvendar quais são e para que servem os ativos mais famosos, separamos uma listinha com os it-ingredientes que são os melhores aliados da pele jovem e saudável. Agora vai ficar mais fácil saber qual procurar nos seus produtos para o rosto. Aproveite!

1. Retinol é o melhor aliado contra as rugas e linhas de expressão

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por tylauren (@tylauren) em

O retinol é uma substância bem famosa derivada da vitamina A. Ele é capaz de estimular o metabolismo das células da pele e, assim, impulsionar a produção de colágeno - por esse motivo que o uso regular de cremes antirrugas com esse ingrediente é tão eficiente para minimizar as linhas de expressão.

2. Ácido Salicílico ajuda no controle da oleosidade da pele

O ácido salicílico costuma ser bem conhecido para o tratamento da acne justamente por ele é um esfoliante químico com ação anti-inflamatória e antibacteriana. Na pele ele funciona como um adstringente pra lá de eficiente e, de quebra, também ajuda no tratamento de rugas, dermatite e até cicatrizes.

3. Vitamina C trabalha na manutenção da firmeza da pele do rosto

Queridinha das beauty addicts, a vitamina C é um poderoso antioxidante. Ela costuma estar em boa parte dos cremes antirrugas justamente por conseguir combater os radicais livres - aqueles que destroem o colágeno - e garantir muito mais elasticidade à pele. Nada melhor do que manter o rosto viçoso e firme, né?

4. Ácido Hialurônico combate o ressecamento e as rugas 

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por nicole (@shavdesofnicole) em

O ácido hialurônico pode ser usado para o preenchimento de partes do corpo - como olheiras e boca - ou como um ótimo aliado na diminuição dos primeiros sinais de rugas, clareamento de olheiras e ainda por cima manutenção da hidratação da pele. Já deu pra entender por que ele é tão amado, né?

5. Haloxyl é um grande aliado no tratamento de manchas como a olheira

Quem quer firmar e clarear a região ao redor dos olhos pode contar com o Haloxyl - ele é conhecido por eliminar os pigmentos que causam as olheiras, ajuda a deixar a pele mais firme e, de quebra, possui efeito anti-inflamatório. 

6. Vitamina E ajuda a melhorar a textura da pele do rosto

A vitamina E, assim como a C, é um dos antioxidantes naturais mais positivos para o corpo. Ela ajuda a recuperar o viço da pele a curto e longo prazo, corrige as linhas de expressão, reduz imperfeições e dá um empurrãozinho para manter o nível de hidratação certo no organismo.

7. LHA promove a renovação das células e ajuda na prevenção da acne

O LHA (lipohidroxiácido) é derivado do ácido salicílico, mas ao contrário da substância original, ele é capaz de agir de forma mais delicada - o que o torna ideal para todos os tipos de pele. Seu papel quando usado no rosto por meio de cremes é o de fazer uma micro-esfoliação, clareamento e eliminação de células mortas.

8. Pro-Xylane hidrata e estimula a produção de colágeno no organismo

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Christina Nadin (@christinanadin) em

Pro-Xylane é uma molécula de origem vegetal que consegue deter o desgaste natural da pele, deixando ela mais firme, elástica e hidratada - capaz de rejuvenescer até mesmo as peles maduras! Ele se infiltra nas camadas profundas da pele e impulsiona a produção de colágeno enquanto também ajuda a manter a densidade cutânea.

9. Ácido Glicólico equilibra a oleosidade da pele e ameniza cravos e poros dilatados

Bastante conhecido no tratamento da acne, o ácido glicólico é utilizado como um esfoliante capaz de combater cravos, diminuir os poros e equilibrar a oleosidade nas glândulas. Vale destacar que, quando o pH desse ácido é controlado, ele fica mais neutro e pode ser usado também como função hidratante.

10. Extrato de eucalipto absorve a oleosidade e matifica a pele

O extrato de eucalipto tem ação purificante e antioxidante - ou seja, ele é capaz de absorver a oleosidade excessiva da pele e deixá-la matificada na medida certa. Além disso, ele também consegue hidratar e iluminar a pele do jeito certo, garantindo uma aparência mais saudável e toque macio.

Redação: Raquel Carletto

ver mais : Pele - Cuidados com a pele
Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema