Beleza Extraordinária

Íons positivos: saiba os benefícios da atração magnética na proteção dos cabelos secos

  • Os íons positivos de ferramentas que fazem uso de calor são capazes de abrir as cutículas capilares para facilitar a penetração de tratamentos nos cabelos secos
Tela cheia
Previous Next
Os íons positivos de ferramentas que fazem uso de calor são capazes de abrir as cutículas capilares para facilitar a penetração de tratamentos nos cabelos secos

Ainda é muito frequente a ideia de que quem possui cabelos secos não deve utilizar secador ou chapinha para evitar um ressecamento ainda maior dos fios. No entanto, com uma proteção eficiente, as ferramentas que fazem uso de calor podem até mesmo auxiliar nos cuidados com as madeixas, potencializando o tratamento fornecido pelos produtos adequados, como os íons positivos, que fazem com que a fibra capilar absorva melhor os nutrientes depositados.

Ferramentas ionizadas equilibram carga elétrica dos cabelos


A indústria de beleza já disponibiliza no mercado secadores e chapinhas que contam com íons tanto positivos quanto negativos para facilitar o processo de alisamento dos cabelos, e cada um possui sua função específica. Os cabelos são compostos por estes íons, átomos ou agrupamento de átomos com excesso de carga elétrica, e ao emiti-los sobre os fios, é possível equilibrar as cargas.

É mais comum que os secadores e chapinhas ionizados possuam carga negativa, pois é este tipo que acelera a secagem e garante um maior brilho às madeixas. A polarização dos íons negativos se liga à carga dos cabelos e neutraliza os fios contra as agressões, deixando-os mais lisos e sem frizz, pois eles têm a capacidade de transformar a umidade externa em micropartículas que fecham as cutículas capilares.

Íons positivos abrem cutículas capilares para melhor penetração de tratamentos


Já a função dos íons positivos é justamente o contrário, ou seja, abrir as escamas dos fios para que os tratamentos que precisam agir no interior da fibra capilar penetrem com maior facilidade. Com as cutículas abertas, os produtos que fornecem nutrição e hidratação aos cabelos secos conseguem ser melhor absorvidos. Por isso, este tipo de potência deve ser usada antes dos cuidados com as madeixas para facilitar a entrada dos ativos.

Ao fazer uso de ferramentas que esquentam, como secador e chapinha, é fundamental blindar as madeixas contra o calor com o auxílio de um protetor térmico, especialmente nos casos de cabelos secos, já que mesmo a tecnologia de ionização não impede o ressecamento dos fios. O óleo capilar é uma ótima opção, pois o produto forma uma película ao redor dos fios, protegendo-os de agressões externas.
Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais