Beleza Extraordinária

Hidratação: sauna potencializa efeito de máscara de tratamento

  • O vapor da sauna, em ação com a máscara de tratamento capilar, funciona como um potencializador térmico
Tela cheia
Previous Next
O vapor da sauna, em ação com a máscara de tratamento capilar, funciona como um potencializador térmico

É tempo de férias, e a única preocupação para o período é relaxar. A sauna é uma excelente opção, já que a atividade provoca relaxamento muscular, ativa a circulação, limpa os poros da pele e alivia a tensão. Os benefícios se devem à liberação de substâncias endógenas, como endorfina e encefalina, que causam a sensação de bem-estar. Além disso, o calor do ambiente faz com que o corpo libere líquidos retidos, e, consequentemente, toxinas. O hábito de fazer sauna também está associado a tratamentos de beleza, e cuidar dos cabelos no local traz muitos benefícios.

Hidratação devolve umidade e nutrientes perdidos

A hidratação capilar funciona como uma forma de repor a umidade natural e os nutrientes perdidos dos cabelos. Produtos à base de queratina, ceramida, lanolina, entre outros, ajudam a manter os fios saudáveis, com brilho, sedosos e macios. "As máscaras atuais já possuem uma tecnologia avançada e são muito potentes. Escolha a que contém componentes que mais se adequam a necessidade de seu cabelo", explica o cabeleireiro Anthony Souza.

O vapor da sauna, em ação com a máscara de tratamento capilar, funciona como um potencializador térmico. O calor dilata as escamas e abre as cutículas que formam os fios, ajudando na penetração do produto e fazendo com que este seja melhor absorvido. O diferencial da sauna é que o vapor aquece toda a extensão do cabelo de maneira uniforme. Porém, não é indicado levar a embalagem do produto para dentro da sauna, pois a temperatura alta pode alterar suas propriedades e consistência.

Para manter madeixas sempre saudáveis, aposte em hidratações semanais ou a cada quinze dias, conforme a necessidade de seus fios. E não fique com o produto nos cabelos por um tempo maior do que o recomendado na embalagem, que costuma ser entre dez e trinta minutos, mesmo que na sauna. O fabricante determina o tempo de ação necessário, e prolongar a permanência do produto pode ser prejudicial. Antes da hidratação, lave os cabelos com shampoo para retirar as impurezas dos cabelos. Depois do tratamento, aplique o condicionador, que irá selar a cutícula do fio e evitar que os nutrientes repostos sejam perdidos.

O calor da sauna também pode ajudar a cuidar da pele

Aproveite a sauna para cuidar também da pele. O calor ajuda a dilatar os poros, o que beneficia a esfoliação. Mas deixe os hidratantes e óleos para depois do banho, pois estes produtos podem impedir que a pele transpire livremente. Como o calor provoca a vasodilatação, tome uma ducha fria após a sauna, para diminuir o calibre dos vasos sanguíneos e normalizar a temperatura corporal. Fique em repouso por cerca de trinta minutos e aumente a ingestão de líquidos.
Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais