Beleza Extraordinária

Hidratação para pele oleosa em 5 passos

  •  Aprenda a usar o hidratante para a pele oleosa em 5 passos. (Foto: Instagram @tashimrod)
Tela cheia
Previous Next
Aprenda a usar o hidratante para a pele oleosa em 5 passos. (Foto: Instagram @tashimrod)

A hidratação para pele oleosa é sempre uma questão para quem está começando no mundo da skincare. Afinal de contas, ela é realmente necessária? A resposta é sim: usar um hidratante para o rosto na pele oleosa é essencial (e praticamente obrigatório!) na rotina de skincare.  

Isso acontece porque o óleo excessivo não tem a ver com hidratação: ele é o sebo produzido pelas glândulas sebáceas, que deixa o rosto mais brilhoso e com toque espesso, além de formar espinhas e cravos. O óleo pode ser, inclusive, um indicador de que sua pele precisa de água — e é aí que entra o hidratante facial. 

Na matéria, a gente te conta como fazer a hidratação da pele oleosa em 5 passos. Vem ver e dizer adeus às dúvidas! 

Por que usar um creme hidratante para pele oleosa? 

A hidratação da pele oleosa é fundamental para repor água e nutrição perdidas no dia a dia, além da oleosidade natural (e necessária!) após a lavagem com produtos adstringentes ou antiacne. Quando você lava o rosto e não hidrata a pele, você abre espaço para o efeito rebote, que é quando o organismo começa a produzir ainda mais sebo como uma tentativa de proteção, já que a camada natural foi retirada.

Já aconteceu de você lavar o rosto e, minutos depois, ele voltar a ficar oleoso? Esse é o resultado do efeito rebote. Por isso, a hidratação é tão necessária! Veja, aqui embaixo, cinco passos para hidratar a pele oleosa da melhor maneira: 

Passo 1: Como escolher o melhor hidratante para pele oleosa

O hidratante ideal para a pele oleosa é aquele que tem textura leve e não gordurosa, ou seja, que seja oil free e tenha toque seco ou efeito matte. Dê preferência aos itens em gel, aqua gel ou gel-creme (cremes menos densos), que são feitos à base de água. 

Esses tipos de hidratante para o rosto são absorvidos rapidamente pela pele, sem pesar, e também são mais refrescantes. Ou seja, vale descartar os mais encorpados. Você consegue saber a textura do produto na descrição na embalagem.

Passo 2: Fique de olho nos ativos e na formulação do hidratante facial para pele oleosa

Assim como acontece em qualquer tipo de pele, você precisa ficar atenta aos ingredientes do hidratante para pele oleosa: essa é a única forma de evitar o efeito contrário. Prefira produtos com ativos que controlam a produção de sebo, como o ácido retinóico e o ácido salicílico. Eles são, inclusive, poderosos por clarear as manchas causadas por espinhas, além de serem anti-idade por ajudarem na prevenção das rugas e linhas de expressão. Ingredientes calmantes também são uma ótima pedida para a pele com acne inflamada. 

Passo 3: Como limpar o rosto para aplicar o creme hidratante para pele oleosa

De nada adianta ter os melhores hidratantes para pele oleosa se você não lavar o rosto corretamente antes de fazer a aplicação. A dica é usar a água micelar ou um sabonete próprio para esse tipo de pele, que pode ser em gel ou em barra.

A água micelar ganha pela praticidade e já é queridinha das donas de pele oleosa. Ela é leve, refrescante, livre de óleos e consegue remover a oleosidade em excesso, deixando o rosto com um efeito matte e bem sequinho. Além disso, você não precisa enxaguar: é só aplicar a água com um algodão, usar o hidratante facial para pele oleosa e pronto!

Passo 4: Quando e como aplicar o hidratante facial na pele oleosa

As donas de pele oleosa devem aplicar o hidratante facial após lavar o rosto, ou seja, duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. 

O item também deve ser usado em outros momentos, como depois de uma esfoliação - seja com um esfoliante comum ou com uma máscara de argila. Esfoliar a pele remove as células mortas e deixa o rosto mais liso e fino, mas tende a deixar a pele sensibilizada. Por isso, o hidratante deve ser usado logo em seguida. 

Como aplicar: coloque um pouco do produto na testa, nas bochechas e no queixo, e vá espalhando de dentro para fora do rosto. Depois, faça movimentos circulares para ajudar na tonificação da pele e na absorção do hidratante. 

Passo 5: O que fazer depois de usar o hidratante na pele oleosa

Os cuidados com a pele oleosa continuam depois da aplicação do hidratante. Pela manhã, é fundamental usar um filtro solar para proteger a pele do fotoenvelhecimento. A boa notícia é que também existem protetores solares para pele oleosa com efeito matte e fórmula oil free. 

À noite, você pode excluir o filtro solar e deixar o creme agir durante o sono. E no dia seguinte, comece lavando o rosto com água fria para remover a oleosidade acumulada enquanto você dormia. 

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação