Beleza Extraordinária

Hidratação para o cabelo: 10 mitos e verdades sobre o tratamento capilar

  • Será que você sabe tudo sobre hidratação para o cabelo? Conheça os principais mitos e verdades sobre esse tratamento! (Foto: Instagram @_marybraun)
  • A hidratação é um cuidado básico essencial para quem quer cabelos macios e brilhosos (Foto: Instagram @curlyhairkillas)
  • É indicado usar máscara de hidratação ao menos duas vezes na semana ou fazer um cronograma capilar (Foto: Instagram @sarahangius)
Tela cheia
Previous Next
Será que você sabe tudo sobre hidratação para o cabelo? Conheça os principais mitos e verdades sobre esse tratamento! (Foto: Instagram @_marybraun)
  • Será que você sabe tudo sobre hidratação para o cabelo? Conheça os principais mitos e verdades sobre esse tratamento! (Foto: Instagram @_marybraun)
  • A hidratação é um cuidado básico essencial para quem quer cabelos macios e brilhosos (Foto: Instagram @curlyhairkillas)
  • É indicado usar máscara de hidratação ao menos duas vezes na semana ou fazer um cronograma capilar (Foto: Instagram @sarahangius)

A hidratação para o cabelo é um tratamento super conhecido e um poderoso aliado da saúde capilar. Para quem quer madeixas macias, brilhosas e com movimento, a máscara de hidratação não pode faltar na prateleira do banheiro. No entanto, muitos mitos são espalhados sobre esse tratamento, induzindo muitas mulheres ao erro na hora de cuidar dos fios. Pensando nisso, o Beleza Extraordinária listou 10 mitos e verdades sobre a hidratação para o cabelo. Confira!

1. A hidratação para o cabelo pode ser feita mais de uma vez na semana

Verdade. A hidratação é o tratamento mais básico da rotina de cuidados capilares e deve ser feito no mínimo duas vezes na semana. Entretanto, ainda que não exista um número máximo permitido, hidratar o cabelo em excesso também pode danificar os fios. O ideal é analisar o estado de saúde das suas madeixas e montar um cronograma capilar que seja adequado para as suas necessidades.

2. Usar a mesma máscara de hidratação por muito tempo vicia o cabelo

Mito. Quando você usa uma máscara de hidratação e sente que ela não está dando resultado, isso pode ser sinal de que seu cabelo está precisando de um outro tratamento ou nutriente que não está presente nela. Pode ser o caso de fazer uma nutrição ou uma reconstrução capilar, por exemplo, para repor lipídios ou proteínas, respectivamente. Por isso o cronograma capilar é tão importante - ele alterna os tratamentos, fazendo com que os cabelos recebam todos os ingredientes necessários para a saúde da fibra capilar.

3. Quanto mais máscara de hidratação eu passar no cabelo, melhor

Mito. Diferente do que muitas pessoas pensam, encher o cabelo de creme não potencializa o efeito do produto, muito pelo contrário. Quando você aplica mais máscara de hidratação para o cabelo que o necessário, os fios podem ficar pesados e ressecados. Ou seja, o resultado será exatamente o inverso do que você busca. Por isso, aplique apenas o suficiente para distribuir uniformemente por todos os fios de cabelo. A quantidade exata vai variar de acordo com o comprimento dos seus fios e se eles são finos ou cheios.

4. A hidratação para o cabelo ressecado deve ser diferente das demais

Verdade. A hidratação para cabelo ressecado deve ser mais profunda e potente. O ressecamento geralmente é sinal de que as madeixas estão altamente desidratadas ou danificadas, por isso vale investir em uma rotina de cuidados com ativos potentes, como o ácido hialurônico, encontrado na linha Elseve Hidra Hialurônico de L’Oréal Paris, que é

Esse ativo tem um alto poder de retenção de água, proporcionando uma hidratação profunda e regenerando os fios desde o interior da fibra.

5. Pode dormir com hidratação no cabelo

Verdade. Porém, o tratamento noturno para cabelo deve ser feito com produtos sem enxágue e específicos para essa finalidade. O creme noturno ajuda na reparação das pontas e na hidratação do cabelo com frizz durante o sono, quando os níveis de estresse diminuem e o organismo fica mais receptivo a tratamentos. Esse tipo de hidratação para o cabelo também ajuda a reter os tratamentos feitos durante o dia, já que que o contato das madeixas com o travesseiro pode desidratá-las.

6. Não é necessário hidratar cabelo curto

Mito. Os cabelos curtos têm mais facilidade de receber os óleos naturais produzidos pelo couro cabeludo que auxiliam na hidratação. Mas isso não quer dizer que você não precisa hidratar o cabelo curto, porque eles estão expostos às mesmas agressões que os cabelos longos, como exposição aos raios solares, vento quente do secador e químicas, caso você use. Por isso, eles também podem ficar desidratados e ressecados. 

7. Cabelos lisos e sem química não precisam de hidratação

Mito. Todo cabelo precisa de hidratação, inclusive os lisos e os cabelos naturais. Ainda que o uso de químicas de transformação sejam os maiores causadores de danos capilares, outros fatores como vento, umidade, raios solares e até mesmo hábitos como lavar o cabelo com água quente e usar secador, prancha ou babyliss em excesso podem danificar os fios. Se os seus cabelos são saudáveis, a dica é fazer apenas de uma a duas hidratações semanais, só para manutenção da maciez e do brilho. A hidratação para cabelo liso deve ser feita com máscaras específicas para essa textura de fio, que costuma ficar pesado com mais facilidade.

8. É indicado fazer o ritual de hidratação para o cabelo com produtos da mesma linha

Verdade. Ainda que não seja obrigatório, muitos cabeleireiros e especialistas indicam que a hidratação de cabelo comece e termine com produtos da mesma linha, porque eles são desenvolvidos para complementar um ao outro. Além disso, geralmente as linhas de tratamento têm os mesmo ativos como base, o que proporciona uma hidratação mais profunda e completa.

9. Deixar a máscara mais tempo nos cabelos potencializa a hidratação

Mito. Deixar a máscara de hidratação no cabelo por mais tempo do que o indicado na embalagem pode causar o mesmo efeito que aplicar o produto em excesso nos fios: ressecamento e falta de brilho. O tempo de ação indicado pelo fabricante é aquele que foi testado e considerado o ideal para que o tratamento entregue os benefícios oferecidos sem danificar ou sobrecarregar as madeixas.

10. Quem tem cabelo ressecado e com frizz pode usar shampoo hidratante

Verdade. O ritual de hidratação para o cabelo deve começar já na escolha do shampoo, uma vez que a lavagem é uma das etapas em que mais se danifica as madeixas. Para quem tem cabelo ressecado e com frizz, o shampoo hidratante é uma opção certeira porque limpa mais suavemente e trata os fios, evitando que o problema se agrave. Na hora da compra, procure por produtos que tenham essa informação na embalagem ou ativos hidratantes, como óleos vegetais e ácido hialurônico.

Redação: Amanda Cardoso

 

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação