Beleza Extraordinária

Hidratação para cabelos com pontas duplas e quebradiços: saiba que produtos não podem ficar de fora dos cuidados com os fios!

  • Saiba em que produtos apostar para eliminar a quebra e as pontas duplas do cabelo! (Foto: Instagram @brittsully)
  • Máscaras reconstrutoras são indispensáveis no tratamento! Elas fortalecem as madeixas, evitando a quebra, e ajudam a eliminar as pontas duplas (Foto: Instagram @brittsully)
  • Hidratação e umectação completam o efeito da reconstrução e também fazem diferença no tratamento (Foto: everydaymotivate)
Tela cheia
Previous Next
Saiba em que produtos apostar para eliminar a quebra e as pontas duplas do cabelo! (Foto: Instagram @brittsully)
  • Saiba em que produtos apostar para eliminar a quebra e as pontas duplas do cabelo! (Foto: Instagram @brittsully)
  • Máscaras reconstrutoras são indispensáveis no tratamento! Elas fortalecem as madeixas, evitando a quebra, e ajudam a eliminar as pontas duplas (Foto: Instagram @brittsully)
  • Hidratação e umectação completam o efeito da reconstrução e também fazem diferença no tratamento (Foto: everydaymotivate)

Quando o cabelo está quebradiço e com pontas duplas, logo passa pela cabeça que só dá para resolver o problema apostando em um corte. No entanto, a boa notícia para quem não quer diminuir o comprimento é que dá para deixar os fios bonitos e saudáveis novamente reforçando a rotina de cuidados e hidratações. Mas, para realmente garantir um tratamento potente, é muito importante apostar nos produtos que entreguem o que as madeixas estão precisando no momento - como as máscaras reconstrutoras e finalizadores que ajudem a uniformizar a fibra capilar. Saiba mais detalhes!

Máscara de reconstrução é indispensável no tratamento dos fios 

Por causa das agressões diárias do dia a dia - como o uso de químicas, secador, vento e poluição, por exemplo - o cabelo acaba enfraquecido por perder parte de sua massa. Os que são quimicamente tratados ou coloridos são os mais afetados; no entanto, os fios totalmente naturais também não estão livres do problema. Além do ressecamento, a quebra e o aparecimento de pontas duplas estão entre as principais consequências desse efeito nocivo à fibra capilar! Mas, em vez de recorrer logo à tesoura, a principal dica para reverter o quadro é apostar em uma boa máscara de reconstrução. 

Por contar com proteínas em sua fórmula - como as ceramidas, por exemplo - o creme reconstrutor age profundamente nos fios e ajuda a devolver a massa que foi perdida. Aplicado com a frequência correta para cada caso, fortalece os cabelos para evitar a quebra e reconstrói a fibra capilar para eliminar as pontas duplas; além de, ainda, ajudar a diminuir o ressecamento e a opacidade das madeixas. 

E qual é a frequência ideal?

Diferentemente do creme de hidratação comum, o que conta com ação reconstrutora deve ser aplicado com uma frequência moderada para que os fios não acabem sobrecarregados pelo excesso de proteínas. Para os cabelos naturais, em geral, uma reconstrução mensal é suficiente; mas, no caso de pontas duplas e quebra, o ideal é reservar um tempo para esse cuidado de 15 em 15 dias. Esse mesmo período é recomendado para os quimicamente tratados e descoloridos; mas, nos casos em que a elasticidade foi comprometida, está liberado fazer o tratamento uma vez por semana e ir diminuindo gradativamente. 

Máscara com poder hidratante e umectação também entregam resultados

Além da reconstrução, também é importante investir em hidratações e umectações. A primeira é indicada porque funciona como uma porta de entrada para todos os nutrientes que o cabelo precisa e devolve a água que a fibra capilar perde no dia a dia. Já a segunda, que tem poder nutritivo, evita o aparecimento de pontas duplas por eliminar o ressecamento. 

A dica para garantir uma boa hidratação é usar a máscara de duas a três vezes na semana, no próprio banho ou de maneira mais detalhada, com aplicação mecha a mecha. A umectação, por sua vez, pode ter aplicação semanal ou de 15 em 15 dias, usando o óleo da raiz às pontas - como explica detalhadamente essa matéria aqui

Óleo e leave-in de tratamento completam os cuidados

A finalização também faz toda a diferença no tratamento; por isso, é fundamental escolher um produto que ajude a completar a ação da reconstrução, hidratação e umectação sem pesar nos fios. 

Uma boa opção é o óleo capilar, que nutre os cabelos e ameniza as pontas duplas por eliminar o ressecamento. Além dele, também vale apostar em um leave-in de tratamento para selar as pontas, fortalecer os fios e uniformizar a fibra com seu efeito instantâneo na finalização. 

Redação: Nívia Passos 

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais