Beleza Extraordinária

Hidratação para cabelo: passo a passo para fazer a técnica com resultado de salão em casa

  • A hidratação capilar caseira pode ter resultado de salão, sim! Veja as dicas para conseguir o efeito poderoso na matéria (Foto: Instagram @elaisaya)
  • Hidratação capilar é um dos tratamentos mais conhecidos pelas apaixonadas por cabelo (Foto: Instagram @helenowen)
  • A hidratação capilar caseira é o método perfeito para recuperar a saúde dos fios (Foto: Instagram @vanessaevelynh)
Tela cheia
Previous Next
A hidratação capilar caseira pode ter resultado de salão, sim! Veja as dicas para conseguir o efeito poderoso na matéria (Foto: Instagram @elaisaya)
  • A hidratação capilar caseira pode ter resultado de salão, sim! Veja as dicas para conseguir o efeito poderoso na matéria (Foto: Instagram @elaisaya)
  • Hidratação capilar é um dos tratamentos mais conhecidos pelas apaixonadas por cabelo (Foto: Instagram @helenowen)
  • A hidratação capilar caseira é o método perfeito para recuperar a saúde dos fios (Foto: Instagram @vanessaevelynh)

A hidratação capilar é um dos tratamentos mais populares entre as mulheres - e não é para menos, né? Por ser responsável em devolver a água para os fios, a hidratação garante aquele aspecto de cabelo saudável, brilhoso, macio e alinhado que toda mulher vaidosa ama ostentar.

Mas afinal de contas, qual é o passo a passo para conseguir o resultado de salão em casa? Acredite: o passo a passo (e os produtos usados) podem fazer toda diferença, por isso, é preciso ter atenção aos detalhes. Separamos um guia completo da hidratação capilar caseira e, agora, é só anotar as dicas!

Passo 1: escolha a máscara de hidratação com os ativos certos

Para fazer a reposição de água na fibra capilar, é necessário que a máscara de hidratação tenha alguns componentes específicos. Por isso, ao escolher o produto certo, dê preferência aos que tiverem extrato de algas, glicerina, pantenol ou aloe vera na composiçãopor exemplo. Esses ativos têm alto poder hidratante, garantindo que os fios fiquem livres da opacidade ou ressecamento.

Passo 2: comece lavando os fios com shampoo e condicionador hidratantes

Para garantir uma absorção completa da máscara, os fios precisam estar totalmente limpos - por isso, o segundo passo é a lavagem dos cabelos. Nessa etapa, um detalhe faz toda diferença: invista em uma linha de shampoo e condicionador também voltada para hidratação, contendo um ou mais dos ativos citados ali em cima. Isso ajuda muito a preparar e hidratar os fios desde antes da aplicação da máscara!

Passo 3: penteie os cabelos e retire o excesso de umidade antes de aplicar o creme

Depois de aplicar shampoo e condicionador, é hora de retirar o excesso de umidade dos fios com a toalha. Assim, com os cabelos apenas levemente úmidos, é hora de desembaraçar os cabelos com a ajuda de um pente de madeira e garantir que eles estejam alinhados - isso vai facilitar bastante a distribuição uniforme do creme de hidratação nas mechas. 

Passo 4: passe a quantidade certa da máscara de hidratação nas mechas

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Nathalie Larché (@nathaliela) em

Agora, na hora de aplicar a máscara, muita atenção à forma de espalhar e quantidade do produto aplicado: separe todo o cabelo por seções e aplique de mechinha em mechinha - apenas no comprimento e pontas. Quando sentir que as mechas estão levemente grudadas pelo creme, é sinal de que já foi passado o suficiente da máscara e a fórmula vai poder oferecer o máximo de hidratação possível. 

Passo 5: deixe o creme agindo nos cabelos por alguns minutos

Feito isso, é hora de deixar o cabelo "descansar" com o creme agindo, repondo a água e os nutrientes nos fios. Aqui, o tempo pode variar de acordo com o produto usado, por isso, vale olhar o rótulo e ver se há alguma indicação específica do fabricante. Em geral, fica a dica: basta esperar de 5 a 15 minutos para poder fazer o enxágue dos cabelos!

Passo 6: enxágue a máscara dos fios com água morna ou fria

Para enxaguar o creme das madeixas, outro truque que pode fazer a diferença no resultado final da hidratação caseira é a temperatura da água: prefira fazer a lavagem final com água morna ou fria, assim vai ser possível fechar as cutículas dos fios e conquistar um visual ainda mais alinhado, cheio de brilho.

Passo 7: aplique o leave-in para selar as madeixas

Depois de enxaguar e retirar o excesso de umidade mais uma vez, é hora de continuar o tratamento até o fim. Para finalizar o visual, não se esqueça de aplicar o leave-in no comprimento e pontas, assim as madeixas continua sendo tratadas mesmo enquanto secam - seja naturalmente ou com a ajuda do secador de cabelo.

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais