Beleza Extraordinária

Hidratação para cabelo cacheado e crespo: 3 técnicas para potencializar os efeitos do tratamento e definir os cachos

  • Hidratação para cabelo cacheado e crespo: confira três técnicas simples para deixar as molinhas macias e hidratadas em casa (Foto: Instagram @freshlenghts)
  • Fazer fitagem ou coques nas mechas são formas de intensificar a hidratação para cabelo cacheado ou crespo (Foto: Instagram @mussettee)
  • A hidratação para cabelo cacheado ou crespo deve ser feita, no máximo, duas vezes por semana, para não sobrecarregar os fios (Foto: Instagram @sarahangius)
Tela cheia
Previous Next
Hidratação para cabelo cacheado e crespo: confira três técnicas simples para deixar as molinhas macias e hidratadas em casa (Foto: Instagram @freshlenghts)
  • Hidratação para cabelo cacheado e crespo: confira três técnicas simples para deixar as molinhas macias e hidratadas em casa (Foto: Instagram @freshlenghts)
  • Fazer fitagem ou coques nas mechas são formas de intensificar a hidratação para cabelo cacheado ou crespo (Foto: Instagram @mussettee)
  • A hidratação para cabelo cacheado ou crespo deve ser feita, no máximo, duas vezes por semana, para não sobrecarregar os fios (Foto: Instagram @sarahangius)

A hidratação para cabelo cacheado e crespo é um daqueles cuidados indispensáveis para as encaracoladas. Isso acontece porque a estrutura mais fina e espiralada desse tipo de fio faz com que a oleosidade natural do couro cabeludo tenha dificuldades para se distribuir até as pontas, que sofrem bastante com o ressecamento.

Para resolver esse problema com mais facilidade, há quem goste de potencializar a hidratação para cabelo cacheado com algumas técnicas simples. Quer saber como fazer isso? De formas de aplicação a misturas para nutrir o cabelo, confira 3 dicas para adotar na hora de hidratar os cachos!

Dica 1) Aplique a hidratação para cabelo cacheado usando a fitagem

Uma das primeiras dicas para potencializar a hidratação para cabelos cacheados e crespos está na forma de aplicação da máscara de tratamento. Separar o cabelo em mechas pequenas permite que o produto penetre profundamente nos fios, agindo por toda sua extensão. Uma boa dica é trazer a técnica da fitagem, tradicional da finalização, para o momento da hidratação. As “fitas” criadas ajudam a enluvar e dividir igualmente o produto pelo comprimento! Veja como fazer:

1. Com o cabelo lavado como de costume, tire o excesso de umidade com uma toalha ou camiseta;

2. Divida o cabelo em mechas menores e aplique a máscara. Depois, separe cada uma delas, criando “fitas”, e vá penteando com os dedos;

3. Deixe o produto agir pelo tempo indicado na embalagem

4. Enxágue e aplique o condicionador para finalizar o processo!

Dica 2) Prender o cabelo em coques depois de aplicar a máscara ajuda a hidratação para cabelo cacheado e crespo a agir

Outra técnica para potencializar os efeitos da hidratação para cabelo cacheado é, além de dividir em seções pequenas, prender as mechas em coques depois da aplicação da máscara de tratamento. Esse truque é ideal para quem quer um resultado mais profundo, que pode ser feito até mesmo na hora do banho. Assim, a máscara pode penetrar nos fios de forma mais eficaz, garantindo cachos super bem cuidados e sem ressecamento.

1. Separe o cabelo lavado em mechas pequenas;

2. Aplique a máscara em cada parte, enluvando os fios conforme vai passando o produto;

3. Prenda as mechas em coques pequenos. Vale contar com a ajuda de presilhas ou grampos;

4. Deixe a máscara agir pelo tempo indicado. Se quiser um resultado mais potente, saia do chuveiro e espere alguns minutos a mais antes de enxaguar.

Dica 3: Hidronutrição combina etapas do cronograma capilar e ajuda a reparar fios ressecados

Você sente os efeitos do frizz e da falta de definição nos cabelos? São sinais de que seus cachos podem estar precisando de nutrição, etapa do cronograma capilar que repõe a oleosidade natural dos fios. Nesse momento, você pode apostar na hidronutrição para o cabelo cacheado, que ajuda a otimizar a hidratação. A técnica vai devolver água e lipídios aos fios, combinando os benefícios de aminoácidos, ceramidas, óleos e manteigas. Para apostar, basta misturar um pouco de óleo capilar ou vegetal à sua máscara de hidratação favorita.

1. Separe uma quantidade de máscara suficiente para o seu cabelo e, em um recipiente separado, misture com algumas gotinhas de óleo capilar;

2. Você também pode apostar em óleos vegetais, como o de coco, argan ou azeite de oliva extra-virgem;

3. Aplique a mistura nos cabelos lavados com shampoo;;

4. Vá enluvando cada mecha, da raiz até as pontas;

5. Aguarde o tempo de ação necessário e enxágue completamente os fios.

Hidratação para cabelo cacheado e crespo: qual é a frequência ideal para o tratamento?

Mesmo sendo incrivelmente necessária para quem tem cabelos cacheados e crespos, a hidratação não pode ser feita em excesso. Você pode apostar no tratamento, no máximo, duas vezes na semana. Junto dela, invista, também, na nutrição e na reconstrução capilar. Ainda que você não monte uma rotina regular como a do cronograma, os outros dois processos também são necessários. Invista na nutrição semanalmente e na reconstrução, uma vez a cada duas semanas. 

Redação: Giovanna Pego

Publicada em: 24/10/2017
Atualizada em: 21/06/2020

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação