Beleza Extraordinária

Hidratação e escova: descubra se os processos podem ser feitos em sequência

  • A escova pode ser feita na sequência da hidratação se os cabelos estiverem saudáveis. Caso contrário, deixe os fios secarem naturalmente
Tela cheia
Previous Next
A escova pode ser feita na sequência da hidratação se os cabelos estiverem saudáveis. Caso contrário, deixe os fios secarem naturalmente

Muitas mulheres gostam de aproveitar tudo o que um salão de beleza tem a oferecer e aproveitam o dia para fazer o maior número de tratamentos por dia. Porém, há alguns tipos de procedimentos que não devem ser feitos no mesmo dia, como pintar e alisar os cabelos, já que as químicas de ambos os procedimentos mexem com a abertura da cutícula dos fios e podem não ser compatíveis. Já alguns tratamentos menos agressivos, como hidratação e escova, geram dúvidas se podem ser feitos em sequência. Esta escolha deve ser aconselhada por um profissional, pois varia conforme o estado e a saúde dos cabelos.

Em cabelos saudáveis, a escova é benéfica

Escovar os cabelos logo após um tratamento hidratante pode ser benéfico se os fios estiverem saudáveis. O ar do secador higieniza os poros do couro cabeludo, enquanto a alta temperatura ajuda a ativar os nutrientes do tratamento, principalmente se o produto utilizado for termoativo. Além disso, a hidratação é uma excelente maneira de proteger os cabelos dos efeitos danosos que a escova pode causar. O calor pode deixar os fios ressecados e quebradiços, e nutrir as madeixas antes do processo vai deixá-las mais fortes.

A combinação não é indicada para fios danificados

Porém, se os cabelos estiverem muito danificados, fazer a escova após o tratamento pode ser prejudicial. O processo de escovação não tem o poder de retirar os nutrientes dos produtos utilizados, mas o calor do secador pode diminuir o efeito da hidratação, que funciona como forma de repor a água das madeixas. Por isso, é fundamental aplicar um protetor térmico nos fios antes de fazer a escova, para proteger os cabelos. "Se não houver proteção térmica na hora da secagem, o efeito de reposição hídrica dos fios será reduzido", explica a cabeleireira Neide Pereirah, do salão Single Hair & Beauty.

Os cabelos lisos costumam ter um aspecto mais saudável porque a oleosidade do couro cabeludo é facilmente distribuída, enquanto nos encaracolados, o óleo natural tem mais dificuldade de chegar da raiz às pontas devido à curvatura e a estrutura dos fios. Porém, isso não significa que as madeixas lisas podem ser escovadas após a hidratação e as cacheadas não. Avalie se seus fios estão nutridos e saudáveis antes de fazer a escova. Caso contrário, deixe as madeixas secarem naturalmente para não perderem hidratação.
Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação