Beleza Extraordinária

Hidratação de salão em casa: aprenda a fazer

  • Veja como fazer uma hidratação de salão sem sair de casa (Foto: Instagram @sazan)
  • Vem descobrir como fazer uma hidratação capilar poderosa em casa (Foto: Instagram @sunitav_)
Tela cheia
Previous Next
Veja como fazer uma hidratação de salão sem sair de casa (Foto: Instagram @sazan)
  • Veja como fazer uma hidratação de salão sem sair de casa (Foto: Instagram @sazan)
  • Vem descobrir como fazer uma hidratação capilar poderosa em casa (Foto: Instagram @sunitav_)

A hidratação capilar é um dos tratamentos mais procurados no salão, por mulheres com todos os tipos de cabelo. Se você gosta de manter os cuidados com as madeixas em dia, provavelmente já procurou uma hidratação profissional pelo menos uma vez para deixar os fios saudáveis e evitar o temido ressecamento. Mas sabia que você pode conquistar o mesmo resultado da hidratação de salão em casa? Pois é, dá para hidratar as madeixas e proteger os fios sem gastar muito e, o melhor de tudo, sem sair de casa! Quer saber como fazer isso? Confira essas dicas:

Como conquistar a hidratação de salão em casa

Hidratar o cabelo em casa não se resume apenas a passar a máscara nos fios e depois enxaguar. Muita gente reclama que as hidratações caseiras não são tão boas quanto as do salão e que não têm os mesmo efeitos de uma feita por um profissional. Porém, com a aplicação adequada é possível deixar as madeixas bonitas e saudáveis sem precisar marcar hora no salão.

O primeiro segredo dos cabeleireiros é começar o tratamento a partir do shampoo, que deixa os cabelos limpos e prontos para receber a hidratação. Para que a máscara tenha mais efeito, invista nos antirresíduos, que deixarão as cutículas dos fios mais abertas para absorver os ativos do produto. Nos cuidados semanais, alterne o uso com outro tipo de shampoo, especialmente se os cabelos forem coloridos com química, já que o shampoo de limpeza profunda retira gradualmente a química do cabelo e diminui a duração dos procedimentos - como o alisamento - nas madeixas.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Sarah Angius (@sarahangius) em

Conheça o passo a passo para a hidratação de salão em casa

Para conquistar aquele efeito de hidratação profissional, você pode usar sua máscara de hidratação favorita, que não precisa ser cara. O segredo para fazer a hidratação de salão sem sair de casa é seguir o passo a passo:

1º passo: Comece lavando o cabelo com um shampoo antirresíduos, que abre as cutículas e prepara os fios para receberem a máscara de hidratação.

2º passo: Depois, retire o excesso de água do cabelo, usando uma toalha de microfibra ou camisa de algodão, e penteie os fios com um pente de dentes largos. 

3º passo: Em seguida, separe o cabelo em seções e aplique a máscara de hidratação mecha por mecha. Enluve bem os fios com o produto e aproveite para massagear o cabelo enquanto faz isso. 

Extra: Se quiser caprichar ainda mais na hidratação, você pode separar a quantidade de máscara necessária em um recipiente de plástico e adicionar algumas gotinhas de óleo capilar.

4º passo: Aguarde 20 minutos para o produto agir no cabelo e enxágue bem, retirando totalmente a máscara dos fios.

5º passo: Aplique o condicionador para selar as cutículas dos fios e enxágue novamente. Depois, é só finalizar como de costume.

Alguns cuidados para uma hidratação caseira poderosa

Depois de respeitar o tempo do tratamento, enxágue bem o cabelo, até retirar todos os resíduos. Isso é fundamental para garantir o resultado de salão na sua hidratação feita em casa. O que acontece é que muitas mulheres não enxaguam totalmente os fios, que acabam ficando durinhos por causa do produto acumulado.

A temperatura ideal da água para enxaguar é a gelada, pois nessa temperatura as escamas do cabelo fecham e retém o creme hidratante por mais tempo. Aproveite esse momento para massagear o couro cabeludo, o que estimula a renovação das células e a nutrição das madeixas. Outra vantagem da chuveirada gelada é dar brilho às madeixas, que ficará mais evidente depois de seco. Depois, é só partir para a finalização de costume. Se optar por uma escova, é importante usar um leave-in com proteção térmica para não estragar os fios recém hidratados.

Publicada em: 02/08/2013
Atualizada em: 16/04/2020

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação