Beleza Extraordinária

Hidratação caseira para cabelos secos: como cuidar dos fios naturalmente opacos

  • No ritual de   hidratação para cabelo liso caseiro vale investir em óleos vegetais mais leves para não pesar nos fios. (Foto: Instagram @issyquinnxo)
  • Por serem mais secos naturalmente, a   hidratação caseira para cabelo cacheado e crespo deve ser rica em óleos vegetais mais potentes e concentrados. (Foto: Instagram @istina.manners)
  • Hidratação caseira para cabelos secos: confira dicas de como fazer, quais produtos utilizar e quais cuidados ter com os fios para amenizar a opacidade. (Foto: Instagram @sarahangius)
Tela cheia
Previous Next
No ritual de hidratação para cabelo liso caseiro vale investir em óleos vegetais mais leves para não pesar nos fios. (Foto: Instagram @issyquinnxo)
  • No ritual de   hidratação para cabelo liso caseiro vale investir em óleos vegetais mais leves para não pesar nos fios. (Foto: Instagram @issyquinnxo)
  • Por serem mais secos naturalmente, a   hidratação caseira para cabelo cacheado e crespo deve ser rica em óleos vegetais mais potentes e concentrados. (Foto: Instagram @istina.manners)
  • Hidratação caseira para cabelos secos: confira dicas de como fazer, quais produtos utilizar e quais cuidados ter com os fios para amenizar a opacidade. (Foto: Instagram @sarahangius)

A hidratação caseira é um tratamento simples, eficaz e essencial para a saúde dos cabelos secos. Esses fios são naturalmente opacos, têm mais tendência ao frizz e à quebra, três fatores que impactam diretamente a aparência das madeixas e causam incômodo no dia a dia. Com uma rotina de hidratação caseira para o cabelo seco é possível reduzir a opacidade e o frizz e prevenir a quebra desse tipo de fio.

O primeiro passo para fazer o tratamento correto é entender a diferença entre cabelos secos e cabelos ressecados: o cabelo seco é assim naturalmente, devido a uma menor produção de óleo no couro cabeludo ou ao formato dos fios que impede esse óleo de chegar até as pontas, como é o caso dos cabelos cacheados e crespos. Já os cabelos ressecados ficam assim depois de sofrerem desidratação por meio de algum processo químico ou mecânico (ex: relaxamento e uso frequente de chapinha).

Entendida essa diferença, é hora de escolher os produtos e métodos mais adequados e partir para o tratamento. A seguir, confira as dicas do Beleza Extraordinária de como fazer a hidratação para cabelos secos!

Hidratação caseira para cabelos secos: como fazer e qual a rotina ideal

Se você tem cabelos secos, o seu ritual de hidratação para cabelo caseiro deve ser feito, em média, duas vezes por semana. Como esse tipo de fio carece dos óleos produzidos pelo couro cabeludo, não é indicado lavar os cabelos mais do que três vezes por semana para não agravar essa característica. O ritual sempre começa pelo shampoo para cabelo seco, que geralmente é rico em componentes hidratantes e óleos vegetais para nutrir o fio durante a limpeza e evitar o ressecamento. 

Não aplicar o shampoo no comprimento e pontas é um cuidado essencial para que os fios não fiquem ainda mais secos. Aplique apenas no couro cabeludo e deixe que a espuma se espalhe pelo comprimento durante o enxágue. Lembre-se de sempre lavar os cabelos com água fria, já que a água quente também pode ressecar os fios.

A máscara, que deve ser igualmente nutritiva, pode ser aplicada após o shampoo, com os cabelos úmidos. Para uma melhor absorção do tratamento pelos fios, é indicado dividir as madeixas e fazer a aplicação mecha a mecha. Depois de aplicar a máscara de hidratação, vale aquecer os fios com uma touca térmica ou até mesmo uma touca de banho - um truque que potencializa a hidratação caseira.

Hidratação caseira para cabelo cacheado seco: óleo de coco é aliado no combate a opacidade

O óleo de coco é um óleo vegetal muito conhecido pelas suas propriedades altamente umectantes e hidratantes. E para quem tem cabelos cacheados esse ativo é um grande aliado na hora de fazer a hidratação caseira. Isso porque as cacheadas e crespas são o grupo que geralmente mais tem cabelo seco porque o formato espiralado dos fios não permite que os óleos do couro cabeludo deslizem pelo comprimento e pontas. Assim, o tratamento com um óleo potente como o óleo de coco é importante para repor os óleos que os fios não têm naturalmente e combater a opacidade dos fios.

Felizmente, hoje em dia não é mais necessário fazer misturinhas porque existem no mercado máscaras completas com esse ingrediente para você só abrir e usar. A nossa sugestão de tratamento com óleo de coco é a linha Elseve Óleo Extraordinário Cachos, que conta com shampoo, condicionador, máscara de hidratação e creme de pentear enriquecidos com esse ativo para devolver o brilho dos cachos do início ao fim da rotina de cuidados.

O ritual de hidratação caseiro para cabelos cacheados e crespos deve ser ainda mais cuidadoso, já que esses fios costumam ser mais frágeis - justamente porque são muito secos - e tendem a criar nós se não forem manuseados corretamente durante a lavagem. Para o resultado do tratamento durar mais tempo, evite utilizar o secador e deixe os fios secarem naturalmente. Caso não seja possível, utilize um óleo com proteção térmica antes de secar. Outra dica para quem tem o cabelo cacheado seco é apostar na fronha de cetim, que causa menos atrito com os fios durante a noite e mantém os cabelos hidratados por mais tempo.

Hidratação caseira para cabelo seco liso e ondulado: óleos mais leves recuperam o brilho sem pesar

Os cabelos lisos e ondulados também podem ser secos. Diferentemente dos fios cacheados e crespos, a estrutura desses tipos de cabelo permite que os óleos naturais do couro cabeludo deslize pelos fios com mais facilidade, porém, algumas lisas e onduladas tem menos produção de óleos na região, o que deixa os fios secos e opacos.

Por esse motivo, a hidratação caseira para o cabelo liso também deve ser rica em óleos, para repor o que as madeixas não recebem naturalmente. Entretanto, como estes cabelos ficam pesados facilmente, a dica é apostar em óleos mais leves para não sobrecarregar os fios. Um exemplo são os micro-óleos de flores preciosas presentes na linha Elseve Óleo Extraordinário, nossa sugestão de produto.

Esses óleos são conhecidos pela capacidade de nutrir os cabelos secos com suavidade, além de revitalizar e recuperar o brilho dos fios sem deixá-los pesados. Outra dica para o ritual de hidratação para cabelo liso caseiro é não exagerar na quantidade de aplicação e concentrar mais produto nas pontas, especialmente se seus cabelos forem muito finos. Assim como as cacheadas, é importante que as lisas e onduladas lembrem-se de proteger os fios antes de usar ferramentas de calor, especialmente chapinha e babyliss, além de reduzir o uso, se possível. 

Se você seguir todas as dicas de hidratação para cabelos secos e não observar resultado depois de pelo menos quatro semanas de tratamento, pode ser que seus cabelos estejam danificados e sintomas de ressecamento. Nesses casos, vale trocar a rotina por um ritual de hidratação caseiro para cabelo ressecado.

 

Redação: Amanda Cardoso

 

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação