Beleza Extraordinária

Hidratação capilar em casa: veja os 5 erros mais frequentes e saiba como evitá-los

  • Conheça os 5 erros mais frequentes cometidos por quem faz hidratação capilar em casa e saiba como evitá-los! (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Conheça os 5 erros mais frequentes cometidos por quem faz hidratação capilar em casa e saiba como evitá-los! (Foto: Shutterstock)

Para ter cabelos sempre bonitos e saudáveis, é essencial integrar a hidratação profunda na sua rotina de beleza, feita com cremes de tratamento específicos para o seu tipo de fio. Para economizar tempo e dinheiro, evitando perder horas preciosas no salão, muitas apostam em fazer o procedimento no conforto de sua casa. No entanto, é frequente cometer alguns erros que podem interferir na eficácia do tratamento. Confira os 5 mais comuns e saiba como bani-los da sua rotina!

1. Enxaguar o cabelo com água quente

A água quente é um dos maiores inimigos de um cabelo saudável, não só por deixá-lo com aspecto ressecado, mas também por promover a oleosidade do couro cabeludo. Ao lavar os fios antes de fazer uma hidratação profunda em casa, é muito importante regular a temperatura da água para um nível mais baixo, para que a cutícula possa abrir levemente, para receber o produto. Ao enxaguar, o ideal é optar pela água fria, que fecha as cutículas, selando a hidratação.

2. Deixar o creme de hidratação agindo por mais tempo do que o indicado

Dependendo do tipo de cabelo e tratamento, as máscaras hidratantes para uso caseiro geralmente tem um tempo de atuação entre 5 a 20 minutos, especificado na embalagem. Mas muitas mulheres deixam a máscara agindo por horas, pensando que desta forma o produto agirá mais intensamente, mas isto não passa de um mito. O mesmo é válido para a quantidade de creme aplicada: exagerar na dose só tornará o processo mais caro e demorado. 

3. Não usar um shampoo de limpeza profunda antes da hidratação

Um erro muito comum cometido por quem faz hidratação em casa é não lavar os fios antes do procedimento ou fazê-lo com um shampoo leitoso ou perolado. O ideal é remover todos os acúmulos de sujeira e produtos com um pré-shampoo ou shampoo de limpeza profunda, que além de higienizar a fundo, ainda abrem levemente as cutículas dos fios, deixando-os mais receptivos aos agentes hidratantes presentes no creme de tratamento. 

4. Aplicar o creme de tratamento nas raízes

O creme de tratamento deve ser aplicado apenas no comprimento dos fios, de preferência a uns cinco centímetro de distância da raiz, mas muitas ainda cometem o erro de passar o produto em toda a cabeça. Além de deixar o cabelo com aspecto sujo e oleoso, este hábito ainda pode obstruir os poros do couro cabeludo, criando problemas como caspa ou até mesmo a queda dos fios. 

5. Exagerar na frequência de aplicação do produto

Quem tem cabelos muito secos ou danificados também pode pensar que usar uma máscara de tratamento todos os dias vai acelerar o processo de restauração dos fios. No entanto, isto não passa de um mito, e algumas fórmulas, enriquecidas com queratina, podem até promover a quebra do cabelo quando usadas em excesso. O produto deve ser usado no máximo duas vezes por semana, intercalando com um condicionador específico, para garantir o máximo de hidratação. 

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais