Beleza Extraordinária

Hidratação: 10 dicas de como fazer a técnica que hidrata, dá brilho e maciez aos cabelos

  • Você sabe tudo sobre hidratação capilar? Leia a matéria e confira 10 dicas sobre a técnica! (Foto: Instagram @aastronauta)
  • A hidratação capilar devolve água e nutrientes para o cabelo voltar a ser macio e cheio de brilho (Foto: Instagram @freshlengths)
  • A hidratação pode ser feita em qualquer tipo de cabelo: lisos, com química, cacheados e crespos (Foto: Instagram @rocioccamacho)
Tela cheia
Previous Next
Você sabe tudo sobre hidratação capilar? Leia a matéria e confira 10 dicas sobre a técnica! (Foto: Instagram @aastronauta)
  • Você sabe tudo sobre hidratação capilar? Leia a matéria e confira 10 dicas sobre a técnica! (Foto: Instagram @aastronauta)
  • A hidratação capilar devolve água e nutrientes para o cabelo voltar a ser macio e cheio de brilho (Foto: Instagram @freshlengths)
  • A hidratação pode ser feita em qualquer tipo de cabelo: lisos, com química, cacheados e crespos (Foto: Instagram @rocioccamacho)

Hidratação para os cabelos: quem nunca ouviu falar dessa técnica (ou até já se arriscou com alguns cremes)? Feita em casa ou no salão com máscaras de tratamento, a hidratação devolve água e nutrientes super importantes aos fios, que acabam se perdendo no dia a dia. O resultado é aquele efeito macio, brilhoso e sem frizz em qualquer tipo de cabelo. 

Mas, até mesmo o cuidado capilar mais famoso pode deixar dúvidas! Você sabe as reais vantagens da hidratação? Sabe as diferenças entre os potinhos de máscara? Para responder todas as dúvidas sobre a técnica, a gente preparou um guia completinho com 10 dicas especiais. Confira! 

1. Hidratação não é a mesma coisa que nutrição ou reconstrução

A gente sabe que os potes de creme de tratamento são bem parecidos, mas nem todos tem a função de hidratar! Uns podem ser nutritivos e outros têm função reconstrutora, que são cuidados complementares à hidratação. A técnica devolve a água à cada fiozinho para ajudar no brilho e na maciez e, por isso, é mais indicada para cabelos ressecados e com pontas duplas e sequinhas. 

Já a máscara de nutrição tem óleos que ajudam a dar brilho em cabelos muito opacos e ressecados, e a reconstrução geralmente tem queratina e arginina para dar força a cabelos fracos, quebradiços e com muita química.

2. Máscaras de hidratação costumam ter ativos naturais

Você já sabe que a hidratação devolve água aos cabelos, mas quais ativos procurar nas fórmulas? Os que geralmente dão um help nessa técnica são ingredientes como extratos de aloe vera, algas, frutas e de plantas como babosa e jaborandi. Ativos como água de coco, mel e chocolate, além de Pantenol, também são comuns para hidratação. 

3. A hidratação capilar é o primeiro passo para qualquer outro tratamento

Você sabia que, por mais que o seu cabelo precise de reconstrução ou nutrição, a hidratação deve ser feita primeiro? É que sem a água, o cabelo não conseguirá absorver o óleo ou a queratina de maneira eficiente. É por isso que todo cabelo precisa ser hidratado antes de ser nutrido e reconstruído.

4. Hidratação para cabelo cacheado pode ter óleo de coco

O tão falado óleo de coco também pode ser usado para turbinar a etapa da hidratação - principalmente os cabelos cacheados e crespos! Apesar dos óleos vegetais serem usados na hora da nutrição, como na umectação, por exemplo, eles também pode aparecer nas máscaras de hidratação: a proposta é que o ingrediente hidrate enquanto nutre.  

5. A hidratação capilar pode ser feita em 15 minutos!

A hidratação caseira de alguns anos atrás demorava longos 40 minutos e ainda pedia uma touca térmica - nossas mães e avós devem lembrar! Só que, hoje, bastam de 5 a 15 minutinhos para que os cremes de hidratação façam efeito, sem touca mesmo. A tecnologia dos itens de beleza ficou mais moderna e os ativos conseguem fazer seu trabalho nas madeixas em poucos minutos! 

6. Ficar mais tempo com a máscara de hidratação não aumenta a eficácia

Deixar o creme de hidratação agir por um tempo bem maior do que o indicado na embalagem não vai potencializar o efeito nos cabelos, viu? O produto precisa de um tempo certo para entregar os nutrientes ao fio: se passar muito dele, o cabelo pode ficar pesado e com acúmulo de produtos. 

7. A hidratação deve ser feita mesmo que seu condicionador deixe seu cabelo incrível

Você encontrou um condicionador para chamar de seu e acha que seus fios não precisam de hidratação? Pois saiba que, sim, eles precisam! Mesmo que seu condicionador faça um efeito incrível no comprimento e nas pontinhas do seu cabelo, a função do produto é apenas de selar as cutículas e manter os nutrientes dentro da fibra capilar. Por isso, para devolver a água perdida no dia a dia, a dica é ainda assim não abrir mão das hidratações. 

8. Existem máscaras de hidratação para cabelos lisos e oleosos

Muita gente tem a ideia de que a hidratação só vai trazer resultados nos cabelos mega ressecados e opacos! Só que também existem cremes para hidratar e cuidar de cada tipo de cabelo, até mesmo os mistos e oleosos. Nesse caso, vale dar preferência para máscaras com função detox, que deixam o couro cabeludo longe da oleosidade excessiva e ainda hidratam as pontinhas. 

9. Existe uma forma correta de aplicar o creme de hidratação

Para a hidratação parecer digna de salão de beleza, existem dicas para a hora da aplicação! A primeira delas é passar o creme mecha por mecha, ao invés de aplicar em todos os fios de uma vez só: assim, é certo que o creme pegará todo o cabelo. Outra dica é usar o creme de hidratação nos fios limpos e úmidos, logo depois do shampoo - nunca depois do condicionador. 

10. E existe uma forma certa de retirar!

Na hora de retirar o creme de hidratação, nunca escolha a água quente, porque ela pode deixar o cabelo oleoso e ainda por cima desprotegido. Ligue o chuveiro na água morna e, depois que aplicar o condicionador, dê um jato de água fria para ajudar no brilho e fechar as cutículas! 

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação