Beleza Extraordinária

Hair dusting: conheça a nova técnica de corte de cabelo, que remove as pontas ressecadas sem encurtar os fios

  • A técnica de depilação capilar eliminar as pontas ressecadas do cabelo sem diminuir o tamanho dos fios (Foto: Pixelformula)
Tela cheia
Previous Next
A técnica de depilação capilar eliminar as pontas ressecadas do cabelo sem diminuir o tamanho dos fios (Foto: Pixelformula)

Quem tem cabelos com pontas ressecadas vive em busca de maneiras para solucionar o problema. Só que, dependendo da gravidade do ressecamento e pontas duplas, nem sempre as hidratações e reconstruções são suficientes e o jeito é recorrer mesmo à tesoura. Mas, para a alegria de quem não quer diminuir o comprimento das madeixas, existe uma técnica que corta apenas o fundo dos fios para eliminar as pontinhas comprometidas sem encurtar o tamanho - a chamada "hair dusting", depilação de cabelo. Confira alguns detalhes que o hairstylist Sal Sacedo divulgou para o site "Refinery 29" e entenda melhor o processo!

Cortar apenas os fios danificados é o segredo para a técnica 

Na hora de cortar os cabelos para acabar com as pontas duplas e danificadas, a dica do hairstylist Sal Salcedo é eliminar apenas aqueles fios mais rebeldes. "É uma técnica em que você não diminui nenhum comprimento do cabelo, mas apenas as pontas danificadas. E isso é feito cortando o fundo de cada fio", explica. Ele também conta que o procedimento, que caiu no gosto das famosas e fashionistas, não é exatamente uma novidade no mundo da beleza, já que tem sido feito há séculos por vários culturas - mas com diferenças importantes na prática, como o uso de fogo ou navalhas no lugar da tesoura em algumas delas. 

Hairstylist explica como faz a depilação capilar 

De acordo com Salcedo, essa técnica funciona em qualquer textura de cabelo; mas, para garantir um bom resultado, é importante fazer uma escova com as pontas viradas para fora para ver onde estão os fios que precisam ser removidos: "o ponto é se livrar dos cabelos que já não o servem. O cabelo fica danificado por causa do tempo, coloração, cortes ruins, ferramentas quentes e, na maioria das vezes, por causa da idade", explica. Ele também tranquiliza quem tem medo do procedimento acabar afinando as madeixas, garantindo que a corte não deixa as mechas com acabamento partido ou com menos volume que o normal.

Depois de escovar bem os fios, é hora de contar com a ajuda da tesoura para eliminar as partes comprometidas sem diminuir o comprimento. O hairstylist explica como costuma fazer em suas clientes: "eu seguro pequenos fios de cabelo na minha mão e, lentamente, abro e fecho a minha tesoura em uma posição perpendicular à mecha, fazendo com que ela pegue o cabelo danificado. Então, eu começo a cortar o perímetro para também retirar os fios das extremidades", explica. 

Procedimento deve ser feito por um profissional de confiança

Para quem deseja usar a técnica para eliminar as partes ressecadas do cabelo, o cabeleireiro reforça sobre a importância de procurar um profissional de confiança e explicar exatamente que você está em busca de uma depilação capilar e não de um corte tradicional. Ele também explica que o corte deve ser mínimo, apenas para retirar realmente as partes comprometidas: "menos de meia polegada, na maioria dos casos. E, às vezes, até menos em toda a superfície do cabelo, camadas, e extremidades", alerta.  

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação