Beleza Extraordinária

Guia do shampoo ideal: saiba como escolher o produto certo para o seu tipo de cabelo

  • Confira as fórmulas de shampoo ideais para cada tipo de cabelo, do superliso ao crespo
Tela cheia
Previous Next
Confira as fórmulas de shampoo ideais para cada tipo de cabelo, do superliso ao crespo

Sempre que aparece um novo vidrinho de shampoo nas prateleiras das farmácias as mulheres mais vaidosas já ficam ansiosas para testar. O problema é que muitas vezes o resultado são muitas decepções, já que o produtinho não encaixa como o esperado com as madeixas. Por isso, separamos um guia para não correr o risco de errar mais na hora de escolher o melhor shampoo para o seu tipo de cabelo, dos lisos e finos até os crespos. Confira!

Cabelos lisos e finos

As mulheres que exibem os fios lisos e finos costumam sofrer com as madeixas que não seguram nenhum penteado e ainda perdem o volume com muita facilidade. Isso sem contar com a oleosidade mais insistente da raiz. Para dar mais vida aos cabelos, a dica é apostar em shampoos com fórmulas que prometam mais volume e que sejam leves e suaves, para não pesar nos fios. Os produtinhos translúcidos costumam ser menos cremosos e ajudam a dar a leveza que falta aos cabelos. 

Cabelos lisos e grossos

Aquelas que possuem os cabelos naturalmente lisos e grossos também sofrem com a oleosidade das madeixas, além de estarem quase sempre em guerra com o temido frizz. Por isso, a dica é evitar fórmulas mais oleosas, que vão deixar os fios ainda mais pesados, e investir em ingredientes hidratantes como a queratina, que além de darem a nutrição necessária para seu tipo de cabelo, vão equilibrar a umidade dos fios. 

Cabelos alisados

Já se o efeito liso foi conquistado através de química, os cabelos podem precisar de alguns cuidados diferentes. A dica é apostar no shampoo também com ingredientes hidratantes, que recarreguem a fibra capilar com queratina, além de escolher produtos com termo protetor, que protegem os cabelos do calor de ferramentas como secador e chapinha.

Cabelos ondulados

Entre o liso e o encaracolado, os cabelos cacheados não costumam ser tão fortes quanto os retos nem tão secos como os encaracolados. Por isso, a dica é buscar produtos que mantenha o equilíbrio, suavizando os fios, evitando o frizz e valorizando as ondas naturais. Shampoos com fórmulas que contenham substâncias como omega-3, vitaminas B5, C e E; e proteínas de queratina podem ser as ideais. 

Cabelos cacheados

O formato dos cachinhos impedem que a oleosidade da raiz chegue nas pontinhas, deixando os fios mais ressecados - o que também causa o frizz e deixa as madeixas mais rebeldes. A dica é apostar no shampoo que contenha fórmulas que prometam selar a as cutículas da fibra capilar, hidratar os fios e controlar o volume.

Cabelos crespos

As donas de cabelos crespos, no entanto, são as que mais sofrem com o ressecamento e fragilidade dos fios. Então para exibir por ai cachinhos deslumbrantes, a dica é escolher um shampoo com fórmula ultra hidratante e com substâncias como colágeno, que preenche a fibra capilar e modela os caracóis. 

Cabelos coloridos

Já aquelas que possuem cabelos com químicas, como coloração e relaxamento, precisam encontrar um pouco mais de substâncias nos shampoos. A dica é unir os produtos que protejam a química dos fios com aqueles que vão ajudar a combater os problemas mais comuns dos cabelos que passaram por procedimentos, como  porosidade, frizz, quebra, ressecamento e opacidade. Pro-Queratina, bioceramida, arginina e microproteína são algumas das substâncias que podem compor o shampoo, reforçando e nutrindo o bulbo capilar. 

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação