Beleza Extraordinária

Guia do iluminador: saiba como usar para uma pele radiante

  • O iluminador é usado para destacar pontos específicos do rosto.
Tela cheia
Previous Next
O iluminador é usado para destacar pontos específicos do rosto.

Na última temporada de moda no Rio de Janeiro, quem se destacou foi o iluminador ao fazer parte da maquiagem da maioria dos desfiles, como a deusa jamaicana de Patricia Vieira ou a mulher viajante da Cantão. Há algum tempo, os iluminadores caíram no gosto da mulher brasileira e hoje em dia podem ser facilmente achados em linhas de diversas marcas. Esse tipo de artifício é usado para destacar pontos específicos do rosto, iluminar o semblante ou simplesmente criar um aspecto de bronzeado natural, além de criar um visual glamouroso. Todos os benefícios aparentes requerem muitos cuidados pois o mau uso ou aplicação de forma errada podem ser desastrosos à produção.

Ilumine pontos estratégicos

Aplicar o iluminador nas têmporas – a região formada pelo ossinho da bochecha - é um jeito clássico de iluminar a maquiagem. Para melhor visualização, imagine uma letra C em volta da área externa dos olhos e aplique o produto. Prefira a versão em pó e aplique com um pincel de blush.

Para levantar o olhar, ilumine a região abaixo da sobrancelha para destacar e dar um up no olhar. O iluminador deve ser passado abaixo da parte mais alta. Na hora de comprar, escolha uma cor clara (de preferência em pó ou cremosa) e aplique com cuidado, com um pincel ou até com o dedo.

Para o efeito de uma pele iluminada naturalmente, aplique o produto nas regiões que refletem a luz que o rosto recebe, como o nariz e o queixo. Uma camada fina no ossinho do nariz e um pouco no centro do queixo farão um bom trabalho. Se a pele for oleosa, pegue leve na quantidade.

Creme, líquido ou em pó?

Além de existir em diversos tons, que beneficiam tanto peles mais claras como morenas e negras, o iluminador também pode ser encontrado em texturas diferentes, como cremoso, líquido ou em pó. Se bater a dúvida entre qual fórmula escolher as especificações de cada um podem servir de guia. O em pó, por exemplo, é mais voltado para o dia, para conter a oleosidade da pele. Já o cremoso pode ser usado sem erro à noite, além de ser indicado para mulheres que não possuem muita prática com a aplicação, porém, se a pele for oleosa, pode não ser uma boa opção. Há ainda outras opções como sombras, corretivos e primers iluminadores, que também devem ser aplicados com cautela.

Não tem? Improvise!

Gostou de saber o que o iluminador pode fazer pela sua maquiagem e não tem em casa? Não tem problema. O ponto de luz facial pode ser criado com sombras claras e cintilantes. As cintilantes fazem um trabalho mais eficiente, principalmente para levantar o olhar. Antes da aplicação, a pele deve estar limpa, bem preparada e o mais leve possível para não saturar a produção.

ver mais : Dicas de beleza
Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!