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Guia de bem-estar para 2018: confira 12 dicas, mês a mês, para organizar suas metas e desejos para o ano

  • Aproveite o comecinho de 2018 para planejar metas e objetivos mês a mês. Leia a matéria e saiba as dicas! (Foto: Shutterstock)
  • Tire um mês do ano apra começar uma rotina matinal nova, com mais atenção ao café da manhã e a atividades físicas (Foto: Instagram @sazan)
  • Outra dica para melhorar a mente em 2018 é visitar lugares sem precisar viajar, como uma praia na sua própria cidade, por exemplo (Foto: Instagram @syanafromparis)
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Aproveite o comecinho de 2018 para planejar metas e objetivos mês a mês. Leia a matéria e saiba as dicas! (Foto: Shutterstock)
  • Aproveite o comecinho de 2018 para planejar metas e objetivos mês a mês. Leia a matéria e saiba as dicas! (Foto: Shutterstock)
  • Tire um mês do ano apra começar uma rotina matinal nova, com mais atenção ao café da manhã e a atividades físicas (Foto: Instagram @sazan)
  • Outra dica para melhorar a mente em 2018 é visitar lugares sem precisar viajar, como uma praia na sua própria cidade, por exemplo (Foto: Instagram @syanafromparis)

O início de um ano é sempre o melhor momento para estabelecer planos para os próximos meses. É o começo de um ciclo e, por isso, permite uma melhor organização de estratégias, objetivos e desejos. E, mais do que só pensar neles, elaborar metas mês a mês ajuda a dar conta de tudo em pequenas partes, sem pressa e com sabedoria. Pensando nisso, o Beleza Extraordinária preparou um guia de como organizar um ano saudável, enérgico e com objetivos realizados. Assim, ficará muito mais fácil ter clareza, eficiência e positividade nas atitudes. Confira as dicas! 

Janeiro: faça um planning ou um mapa dos sonhos

Se você é do tipo prática e mais racional, aproveite o primeiro mês do ano para criar um planning com suas metas para 2018. Coloque nele desejos para todos os âmbitos da vida, como relacionamentos, trabalho, família e viagens. A boa e velha lista feita com papel e caneta também vale, se você prefere um caminho mais tradicional. Para quem é fã de astrologia, crie um mapa dos sonhos: é quando você coloca todos os desejos para o ano em um papel bem grande, e mantêm essa espécie de quadro sempre com você.

Fevereiro: faça uma lista com coisas boas e ruins da sua rotina

Aproveite fevereiro para deixar sua saúde mental cada vez melhor. Uma dica interessante é fazer uma lista de pequenos rituais diários que fazem você se sentir bem, e outra com rituais que não te fazem bem. A lista positiva servirá para você apreciar as coisas simples da vida e te dar mais ânimo. Já a lista negativa é ainda mais valiosa porque você pode avaliar o que te faz mal e criar alternativas para fugir de momentos de ansiedade e estresse.

Março: encontre uma atividade física que combine com a sua personalidade

Dizem que o ano só começa depois do Carnaval. Então, por que não aproveitar o mês de março para encontrar um exercício físico que realmente combine com você? Nada de se obrigar a fazer musculação se você não curtir pegar peso ou esqueça o ioga só porque é tendência. Encontrar uma atividade que combine com o seu jeito de ser, com a sua rotina e com os resultados que você quer para o ano vai evitar que você desista de tudo no meio do caminho.

Abril: faça uma planilha de gastos 

Quer fazer aquela viagem incrível, mudar de casa ou começar a juntar dinheiro para o casamento? Então, faça uma planilha financeira para aprender a equilibrar seus gastos. Alguns aplicativos de celular também ajudam, e muito, a te dar uma ideia do quanto você gasta na sua rotina diária ou mensal, além de ajudar a mostrar onde é possível economizar para aumentar a poupança. 

Maio: Faça um curso ou aprenda um hobby diferente 

Agregar conhecimentos é algo sempre muito bem vindo! Em maio, que tal fazer aquele curso que você tanto queria ou tirar uns dias do mês para procurar aulas que sejam a sua cara? Pode ser um curso que te ajude na sua carreira, ou um hobby que relaxe a sua mente nos momentos de folga. 

Junho: Faça um check-up e cuide mais da sua saúde

Estabeleça um mês para cuidar da sua saúde, e isso inclui: fazer exames e marcar consultas. A rotina corrida impede que tudo isso seja feito e a saúde acaba ficando em segundo plano para algumas pessoas. Se junho não for um mês bom para você dar atenção à isso, escolha um mês do ano em que você tiver menos compromissos e eventos.

Julho: Agradeça e comemore os objetivos que conseguiu no primeiro semestre

Aproveite o fim do primeiro semestre para agradecer pelas metas realizadas até o momento. O motivo é que refletir sobre os desejos feitos tem impacto significativo no humor e pode aumentar a produtividade para outros objetivos. A dica é escrever todas as conquistas em um papel, analisar uma por uma - principalmente o caminho trilhado até elas - e atualizar os novos objetivos para o fim do ano. 

Agosto: Conheça lugares diferentes sem precisar viajar

Visitar cidades e países é maravilhoso, mas você não precisa pegar um avião ou um ônibus para conhecer lugares novos. Tire o mês para pensar e ir até lugares que você nunca visitou, como um restaurante com comida diferente, uma praia da sua cidade que você sonha em nadar só pelas fotos ou um parque perto da sua casa que você nunca deu atenção. 

Setembro: Estabeleça uma rotina matinal nova

Que tal deixar suas manhãs mais produtivas? Ao invés de acordar com pressa, checar o celular e pular o café da manhã, estabeleça algumas atividades que te darão energia para o resto do dia. Tente dar atenção ao café da manhã: se quiser evitar pão e café, vá nas frutas e nos iogurtes. Alongue o corpo, beba água e tente não conferir a Internet por algumas horas antes de sair de casa.

Outubro: Reveja amigos que não encontra há um tempo 

O que acha de tirar um mês para rever todos aqueles amigos que você nunca tem tempo ou chance de encontrar? Tente dar mais espaço a essas companhias: pode ser um almoço durante o horário de trabalho, um jantar depois da faculdade ou um passeio num fim de semana. 

Novembro: Dê mais atenção a pessoas que te fazem bem

Muito se fala em cortar pessoas "tóxicas" da vida, mas se essa for uma tarefa difícil para você, tente simplesmente dar mais atenção a pessoas não-tóxicas, que te fazem bem e que tenham energias positivas. Ao poucos, as pessoas que te fazem mal sairão da sua rotina e você estará cercado apenas de gente querida.

Dezembro: Reflita sobre as mudanças que pretende manter no próximo ano

Assim como janeiro é um mês de reflexões, dezembro também costuma ser aquele mês nostálgico. Aproveite esta nostalgia para avaliar o que deu certo nos últimos meses e o que você pretende levar para o próximo ano: podem ser uma nova companhia, um novo hobby ou apenas atitudes simples e diárias que te fazem sentir melhor. 

Redação: Beatriz Doblas

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