Transição capilar: o que é e como fazer? Veja o guia completo

A transição capilar é um processo de retorno aos cabelos naturais que se popularizou com as mulheres cacheadas e crespas que se cansaram dos alisamentos. O movimento cresceu nos últimos anos e a cada dia vemos cada vez mais mulheres exibindo suas madeixas naturais, cheias de personalidade e estilo por aí.

Fazer a transição é uma decisão importantíssima porque envolve autoestima, aceitação e paciência, já que pode ser um processo longo em alguns casos. Por esse motivo, muitas mulheres ainda têm dúvidas sobre esse método e procuram ajuda para começar.

Para ajudar você a passar por essa etapa e iniciar a volta para a sua textura de cabelo natural, o blog de Beleza Extraordinária separou todas as informações que você precisa saber sobre o processo de transição capilar e de como cuidar dos fios nesse período.

O que é transição capilar?

A transição capilar é o período em que é pausado os procedimentos capilares de alisamento para que o cabelo cresça em sua forma natural, sem interferência química. O tempo de transição pode durar por anos e demanda paciência para passar por ela e voltar a ter a textura dos cabelos de forma natural.

Apesar de parecer só mais um procedimento capilar, ele envolve muito mais do que apenas o retorno dos fios naturais, envolvendo a auto estima e o reconhecimento do seu cabelo como ele é, ressignificando a sua personalidade e resgatando a ancestralidade.

Como fazer a transição capilar?

Se você está pensando em voltar ao cabelo natural, o primeiro passo a ser tomado é parar de passar químicas nos fios. A partir do momento em que você não fizer mais nenhuma reaplicação de alisamento nos fios, você está em transição. Durante esse tempo você terá que lidar com a dupla textura dos fios e achar recursos para modelar os fios de forma que você se sinta confortável com o novo visual.

Há quem faça escova para manter a raiz e o comprimento liso e disfarçar a dupla textura, há quem prefira pelo corte big chop, que consiste em cortar o cabelo alisado e deixar apenas os fios que estão na textura natural ou então encontrar outras formas de passar pela transição capilar, como o uso de penteados, aplicações de tranças e uso de laces.

Como lidar com as duas texturas do cabelo?

Um dos principais desafios da transição capilar é lidar com as mudanças na textura e na aparência dos cabelos. Conforme o cabelo natural cresce, a parte da raiz fica diferente do comprimento, o que pode incomodar um pouco. Por isso, ao começar o processo é interessante aprender penteados e texturizações para estilizar os fios até o dia do big chop.

Além disso, o cabelo em transição pode ficar sensibilizado devido às mudanças na textura do fio, o que pode causar ressecamento, frizz e quebra. Por isso, a rotina de cuidados com o cabelo terá que ser adaptada às novas necessidades das madeixas e também para que os fios naturais cresçam saudáveis.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/guia-da-transicao-capilar" }
Transição capilar: dicas de como lidar com a dupla textura

Técnicas de texturização para transição capilar

O dedoliss é uma das técnicas de texturização e finalização de cabelos cacheados mais conhecidas e fáceis de fazer. Consiste em separar pequenas mechas dos fios, aplicar o creme de pentear e enrolar nos dedos, criando o formato de mola. Outra opção é a fitagem, onde você vai pentear os fios com os dedos, fazendo um movimento preciso da raiz até as pontas para separar as mechas como se elas fossem fitas.

Para um efeito mais elaborado, a texturização com bigudinho — um acessório em formato de espiral muito popular nos anos 2000 — é uma opção que também deixa os cabelos bem definidos. Já a texturização com pequenos coques pode ser uma alternativa não só para texturizar os fios, mas também se transformar em um penteado super moderninho.

Para ajudar na texturização do fio, aposte num bom creme para deixar a finalização dos fios maravilhosos. O Creme Milagroso 3 em 1 tem tripla funcionalidade: atua como tratamento intensivo, serve como creme de pentear e ainda funciona como um super-condicionador, deixando a finalização dos cabelos em transição com cachos soltos e bem nutridos.

Como montar um cronograma capilar para transição capilar?

O cronograma capilar é essencial durante a transição capilar, pois ele estabelece uma rotina de cuidados com os cabelos para que seja reposto todos os nutrientes necessários e ajudar no fortalecimento da fibra capilar. O cronograma capilar consiste em três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução, que podem ser alternadas para conseguir agir nos fios de forma eficaz.

Etapa de hidratação
A hidratação capilar é responsável pela reposição de água que os fios perdem diariamente. Para evitar que o cabelo em transição sofra com o ressecamento do fio, a hidratação deve ser feita com um creme de tratamento que seja indicado para seu tipo de cabelo e que tenha em sua composição, ativos que ajudam a repor a água, como ácido hialurônico.

O Creme de Tratamento Hidra Hialurônico é uma máscara intensiva que contém Ácido Hialurônico, ajudando a reter e preencher a hidratação da fibra capilar, mantendo os seus fios hidratados.

Etapa de nutrição
A nutrição capilar tem como objetivo repor nutrientes aos fios, ajudando eles a ficarem mais nutridos com os componentes necessários. Geralmente os cremes de tratamento nutritivos contém óleos naturais, vitaminas e ceramidas, ajudando o cabelo em transição capilar a ficar mais saudável.

A linha Óleo Extraordinário é enriquecida com a tecnologia de micro óleos de 6 flores preciosas que nutre os fios, sem pesar. Indicada para todos os tipos de cabelo, ela proporciona nutrição intensa para os cabelos.

Etapa de reconstrução
A reconstrução é muito importante para o seu cabelo, já que ela ajuda a repor massa e proteína nos fios. Os cabelos em transição capilar costumam ser mais debilitados, justamente por conta dos procedimentos químicos a qual eram submetidos, desta forma a fibra fica sensibilizada pela perda de queratina, ocasionando na perda de massa. Os cremes de reconstrução, possuem em sua composição aminoácidos, vitaminas e queratina.

O Creme de Tratamento Reparação Total 5 é enriquecido com Cicatri-Ceramida, atuando na cicatrização de danos do fio, desta forma ajuda na redução de fios quebradiços, recupera a estrutura da fibra e os deixam com mais brilho.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/guia-da-transicao-capilar" }
Transição capilar: aposte no cronograma capilar para ter fios saudáveis

Quanto tempo dura a transição capilar?

A duração da transição capilar é algo totalmente variável. De modo geral ela pode durar em média de 2 a 3 anos, tempos o suficiente para que o cabelo cresça consideravelmente até a altura dos ombros. Por mês, o cabelo pode crescer de 1 cm a 1,5cm, por isso o processo se torna demorado. Mas pode durar menos tempo, caso opte por cortá-lo curtinho, usando a técnica de big chop, retirando toda a parte alisada e deixando apenas os fios cacheados ou crespos.

Vocabulário da transição capilar: termos que você precisa conhecer

Há alguns termos que ao passar pela transição capilar você passará a ouvir e usá-los no seu dia a dia. Para que você não fique perdida, separamos alguns dos termos mais conhecidos para que você se familiarize e saiba o que cada um significa.

Big Chop: é o nome do corte de cabelo que retira toda a parte lisa do comprimento, deixando apenas os fios cacheados. Comumente o processo de transição capilar se encerra a partir desse corte.

Twist: é uma técnica de texturização usada para unificar os fios cacheados com o cabelo liso, dando textura ao fio e disfarçando a dupla textura. Consiste em entrelaçar os dois tipos de fios, para que tenham curvatura quando forem soltas.

Day after: é o dia seguinte de quando o cabelo é lavado. Geralmente em cabelos cacheados ou crespos, no day after os fios costumam perder parte da definição e o frizz fica em maior evidência.

Bad hair day: é um termo usado para designar aqueles dias em que o cabelo tem vida própria, onde ele não fica modelado do jeito que queremos.

Finalização: é o acabamento que fazemos no cabelo depois de lavá-los. Geralmente são usados produtos para essa finalidade que garantem definição da curvatura.

Penteados para transição capilar

Nada melhor para lidar com as diferentes texturas do cabelo em transição do que apostar nos penteados. Além de disfarçar a diferença entre a raiz e o comprimento, eles também vão dar aquela levantada na autoestima nos dias em que o processo de transição capilar parecer difícil.

#1. Coques: super fáceis de fazer, os coques são a melhor escolha quando o cabelo não está em um bom dia, já que os fios ficam totalmente presos. Como esse penteado é muito versátil, você pode alternar diferentes tipos de coque: alto, baixo, polido ou messy.

#2. Tranças: as tranças são o penteado para cabelos em transição favoritos das cacheadas. Além de serem super estilosas, não só disfarçam as duas texturas como também protegem o fio natural durante o crescimento. Você pode apostar nas box braids ou nas tranças nagô. Se preferir pode adotar penteados com trança, como tranças embutidas e trança boxeadora.

#3. Penteados com acessórios: nessa fase, vai ser importante investir nos acessórios. Eles podem ajudar muito a criar penteados bonitos e estilosos para qualquer ocasião. O turbante, o lenço, as tiaras e presilhas são alguns exemplos de acessórios para usar durante a transição capilar.

#4. Penteados semi presos: esse estilo em que uma parte superior dos fios fica presa enquanto a parte inferior fica solta também é uma ótima opção de penteados para cabelos em transição e se adequam a várias ocasiões. Recomendamos o half bun e semi preso com trança.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/guia-da-transicao-capilar" }
Transição capilar: use penteados para lidar com a nova textura

Cortes para transição capilar

O momento de fazer o big chop é muito importante, porque marca o adeus definitivo aos cabelos alisados e o começo de uma vida como cacheada, além da mudança do comprimento das madeixas. Por isso, é importante escolher um corte que vá valorizar os cabelos naturais e dar forma aos fios.

Para fazer um big chop completo, você pode apostar no tapered haircut, tendência de cortes para cabelos curtos em transição entre as crespas e cacheadas porque é bem curtinho e perfeito para acabar com as pontas alisadas. Neste corte, os cabelos da nuca e da lateral ficam bem batidinhos, enquanto o volume se concentra no topo da cabeça.

Mas se você ainda não estiver totalmente pronta para o big chop, uma dica é apostar nos cortes intermediários para ir se livrando das pontas alisadas aos poucos, sem ter que partir para o super curto de uma vez.

Nossas sugestões são cortes como o short bob, um corte que bate na altura do queixo, e corte long bob, que fica na altura do ombro e têm diferentes versões que podem ser adaptados para todos os tipos de cabelo. Com essas opções, você consegue ir eliminando as pontas alisadas aos poucos e seguir com a transição capilar sem perder o estilo.

O que não fazer na transição capilar?

Apesar de parecer que a transição capilar resume-se apenas em deixar o cabelo crescer, existem algumas ações que você deve evitar durante o procedimento. Os cabelos cacheados ou crespos requerem alguns cuidados muito diferentes de cabelos lisos, além disso por ficar bastante tempo sem fazer procedimentos químicos no cabelo, o fio pode acabar crescendo sensibilizado.

Não fique apenas nos procedimentos de hidratação do cabelo em transição. Além da reposição de água os fios requerem nutrição e reconstrução, para que ele possa crescer fortalecido e com a fibra capilar bem estruturada. Em alguns momentos, pode ser que você fique impaciente com a demanda de cuidados, mas tudo é questão de prática até que você se acostume com os tipos de tratamento adequados e as formas certas de finalização, portanto tenha muita paciência e cuide com carinho das suas madeixas.

Escovar os fios parecem uma boa opção para disfarçar a dupla textura, mas tenha muito cuidado para não abusar das fontes de calor, uma vez que elas podem deixar os fios frágeis. Sempre que usar alguma fonte de calor, não abra mão de proteger os fios com um protetor térmico, evitando danos profundos na fibra.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/guia-da-transicao-capilar" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/5-dicas-transicao-capilar-que-vao-te-ajudar", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"5-dicas-transicao-capilar-que-vao-te-ajudar", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/5-dicas-transicao-capilar/transicao-capilar.jpg?rev=67deb56b4f774cd887a82a78f3777018", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2022-02-16T15:19:51+00:00", "dateModified": "2022-02-24T05:24:24+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria-cronograma-capilar-para-cabelo-cacheado", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"beleza-extraordinaria-cronograma-capilar-para-cabelo-cacheado", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/beleza-extraordinaria-cronograma-capilar-para-cabelo-cacheado/cronograma-capilar-para-cabelos-cacheados.jpg?rev=3ce72d1742404ab5a45f36eab1ad99d1", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2023-12-28T19:55:33+00:00", "dateModified": "2023-12-28T19:57:27+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 3, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/creme-para-cabelos-cacheados", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"creme-para-cabelos-cacheados", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/creme-para-cabelo-cacheado/creme-para-cabelo-cacheado.jpg?rev=3840dfb181b340349ed65edea599e2f8", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2022-06-22T15:35:00+00:00", "dateModified": "2022-06-23T13:01:31+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 4, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/fitagem-no-cabelo-cacheado", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"fitagem-no-cabelo-cacheado", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/fitagem-no-cabelo-cacheado/cats-min.jpg?rev=b5edfc7d56884ed288f012800cebee6e", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2022-09-16T18:03:58+00:00", "dateModified": "2022-09-16T18:22:52+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 5, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/penteado-para-cabelos-cacheados", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"penteado-para-cabelos-cacheados", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos-2023/cabelo/penteado-para-cabelos-cacheados/penteado-para-cabelos-cacheados.jpg?rev=b58680acdcee4ea2b69e02eabe55d75a", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2023-05-03T19:19:15+00:00", "dateModified": "2023-05-03T20:10:20+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } } ] } }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/guia-da-transicao-capilar", "name": "guia-da-transicao-capilar" } } ] }