Beleza Extraordinária

Guia da limpeza de pele: tudo sobre a rotina de cuidados ideal para cada tipo de pele

  •  Limpeza de pele: saiba como fazer e descubra os benefícios em cada tipo de pele (Foto: Instagram @issagoldentwin)
Tela cheia
Previous Next
Limpeza de pele: saiba como fazer e descubra os benefícios em cada tipo de pele (Foto: Instagram @issagoldentwin)

A limpeza de pele é poderosa para quem ama skincare. Por mais que você tenha o seu ritual de beleza diário, vale separar um tempinho no mês ou a cada 60 dias para apostar neste cuidado. A técnica tem o objetivo de remover miliuns, cravos e espinhas. Por isso, ela é favorita das donas de pele oleosa e acneica, mas também é super recomendada por quem tem pele normal, seca, madura e até sensível.

O procedimento pode ser feito em consultório dermatológico ou em casa e conta com vários benefícios: pele mais lisa, fina, hidratada, luminosa e macia, bem do jeito que a gente ama! Se animou para fazer a limpeza de pele? Vem com a gente que nós criamos um guia completo da técnica para cada tipo de pele! 

Limpeza de pele: o que é e quem pode fazer? 

Além de remover cravos e espinhas, a técnica também remove miliuns, que são aquelas bolinhas amareladas que aparecem no rosto. A limpeza profunda também tem a função de hidratar e renovar a pele, deixando-a mais macia e saudável.

A limpeza de pele é feita por etapas, todas no mesmo dia. Essas etapas são: higiene, esfoliação, vaporização, tratamento (que pode ser uma máscara facial ou um creme anti-idade), extração de cravos e acnes, hidratação e proteção da pele. 

Importante: a remoção de espinhas depende do grau da inflamação, pois nem todas podem ser removidas, ok?

Nas peles oleosas, o ritual pode ser feito uma vez por mês. Já nos demais tipos de pele, vale fazer a cada dois meses. A limpeza é feita por esteticistas ou dermatologistas, e no consultório os profissionais usam aparelhos específicos para a remoção das inflamações. Em casa, esses instrumentos podem ficar de fora, mas você consegue fazer uma limpeza com seus itens de beleza. 

Limpeza de pele: benefícios específicos para cada tipo

Nas peles oleosas, mistas e acneicas, a técnica remove os cravos e as espinhas já existentes mas também previne outras inflamações, já que os poros ficam limpinhos e menos propensos à acnes. 

Outros benefícios da limpeza de pele têm a ver com o rejuvenescimento - e aqui entram todos os tipos de pele: você pode usar um creme anti-idade com ativos como retinol ou ácido hialurônico, que melhoram a firmeza da pele. 

Nas peles secas e maduras, a técnica hidrata de forma profunda e devolve o viço e a luminosidade ao rosto com a aplicação de cremes hidratantes, principalmente os anti-idade, ou de uma máscara de argila que também ajuda a hidratar. 

Como é feita a limpeza de pele profissional no consultório?

Limpeza: no consultório, o profissional aplica um produto de adstringente para remover a oleosidade, limpar impurezas e restinhos de maquiagem;

Esfoliação: o esfoliante é o produto que conta com grânulos que “varrem” as células mortas da pele, deixando-a mais lisa e renovada;

Poros: depois, é utilizado um emoliente para abrir os poros e facilitar a remoção dos cravos e das espinhas menos inflamadas;

Extração: o profissional usa um algodão ou gaze com uma solução antiséptica. A remoção também pode ser feita por um extrator de cravos. No caso dos miliuns, usa-se uma pequena agulha;

Cicatrização: depois da extração, usa-se um aparelho de alta frequência para cicatrizar a pele e evitar marcas de acne;

Máscara: para acalmar a pele, é aplicada uma máscara facial, geralmente de argila. 

Proteção: a pele costuma ficar sensibilizada nas primeiras horas, então o último produto aplicado é o protetor solar, para prevenir o fotoenvelhecimento.

Como fazer limpeza de pele em casa?

Fazer uma limpeza de pele caseira é totalmente possível! A diferença é que você vai abrir os poros fazendo a vaporização com a ajuda de uma bacia com água quente e, caso você não tenha um extrator de cravos, pode usar as pontinhas dos dedos com cuidado. Além disso, vale avisar que é recomendado remover miliuns apenas na limpeza no consultório dermatológico.

Os produtos para limpeza de pele são fáceis de encontrar e o melhor é que você aproveitá-los no seu skincare diário. Para te ajudar a montar o ritual, separamos tudo o que você vai precisar usar em casa. Olha só: 

Sabonete: é um dos produtos de limpeza de pele mais básicos que existem. Você precisa escolher um que seja próprio para o tipo de sua pele. Para as oleosas e mistas, a textura pode ser líquida ou em gel, com fórmula antiacne. Já o sabonete em barra com ativos hidratantes é mais vantajoso para as peles normais, secas e maduras.

Esfoliante: se o seu sabonete não tiver função esfoliante, aposte no produto, mas fique atenta ao grau de esfoliação. Em peles secas e sensíveis, o ideal é que o esfoliante seja em creme ou loção e que tenha grânulos menores.

Esponja: a esponja de limpeza de pele serve para ajudar você a massagear a pele com o esfoliante ou com sabonete. Ela também ajuda a retirar os produtos do rosto.

Escova: a escova de limpeza de pele pode ser usada na hora do sabonete. A dica é fazer massagens no rosto com a escova enquanto limpa a pele. 

Máscara: a argila vai fazer parte da etapa de tratamento, então vale escolher uma que tenha a função que você deseja. Ela pode ser antioleosidade, detox, iluminadora, entre outras.

Creme hidratante: para peles oleosas, a dica é escolher fórmulas oil free. Quem tem a pele seca ou sensível pode apostar nos cremes com ativos calmantes. Lembre-se de usar um creme próprio para o rosto, nunca use um creme corporal.  

Protetor solar: se você fizer a limpeza de pele durante o dia e precisar sair de casa, não esqueça do protetor solar! Ele é importante para não deixar a pele manchada ou ardendo. 

Itens importantes: separe também uma bacia, um pincel para aplicar a argila e duas toalhas de rosto.  

Máscara para limpeza de pele: como escolher?

A máscara facial é a queridinha das viciadas em skincare! Por isso, a gente vai entrar em detalhes para ajudar você a escolher a que mais combina com o tipo de sua pele. 

Enquanto as máscaras de tecido garantem um resultado instantâneo, as de argila são as recomendadas para a limpeza de pele profunda, pois seus ativos penetram na cútis e os resultados ficam por mais tempo. 

Quem tem a pele oleosa e mista pode usar a argila verde, que combate a oleosidade e deixa a pele com efeito matte, além de prevenir novos cravos e espinhas.

As donas de peles normais, secas e maduras podem usar argilas vermelha ou preta, que são rejuvenescedoras, hidratantes e fazem uma potente renovação celular, suavizando as linhas de expressão e o aspecto cansado do rosto.

A dica é escolher fórmulas cremosas, que não ressecam a pele. Elas são aplicadas diretamente no rosto, sem precisar da misturinha de pó de argila com água. 

Como fazer limpeza de pele na pele oleosa e mista 

Passo 1: se estiver de maquiagem, use um demaquilante ou água micelar. Depois, umedeça o rosto e aplique o sabonete, usando a escova para massagear toda a pele. Dê atenção aos cantinhos do nariz e à zona T (testa, nariz e queixo). Enxágue com água fria.

Passo 2: aplique o esfoliante fazendo uma massagem leve em todo o rosto. Enxágue com água fria. Seque dando batidinhas com a toalha.

Passo 3: hora da vaporização! Encha a metade de uma bacia com água quente. Coloque o rosto sobre o vapor e cubra a cabeça com outra toalha seca, fazendo a vaporização por cerca de 5 minutos.

Passo 4: se você não tiver um extrator de cravos, envolva os dois dedos indicadores em um papel toalha e, com cuidado, pressione os cravos levemente, "empurrando-os" para fora da pele. É importante não forçar os cravinhos que não estão saindo com facilidade, ok? 

Passo 5: espalhe a máscara facial escolhida por todo o rosto com o pincel ou com a ponta dos dedos, de forma leve. Deixe agir por 10 minutinhos e remova com água morna. Seque o rosto com a toalha.

Passo 6: aplique o hidratante fazendo massagens em movimentos circulares e de dentro para fora do rosto. 

Passo 7: depois que o hidratante for totalmente absorvido, aplique o protetor solar.

Como fazer limpeza de pele nas peles seca e madura

O objetivo da limpeza de pele nas peles secas e maduras é praticamente o mesmo, ou seja, hidratar. A vaporização ajuda a deixar os poros abertos para que eles absorvam melhor o hidratante e a máscara. 

Passo 1: se estiver de maquiagem, use um demaquilante ou água micelar. Depois, umedeça o rosto e aplique o sabonete. Se a pele estiver ressecada, deixa a escova de lado para não sensibilizar a cútis.

Passo 2: para fazer a vaporização, encha a metade de uma bacia com água quente. Coloque o rosto sobre o vapor e cubra a cabeça com outra toalha seca. Fique nessa posição por 5 minutos.

Passo 4: se você estiver com algum cravinho, a dica para retirá-lo é envolver os dois dedos indicadores em um papel toalha e, com cuidado, pressioná-lo levemente, "empurrando-os" para fora da pele. 

Passo 5: espalhe a máscara facial escolhida por todo o rosto com o pincel ou com a ponta dos dedos, de forma leve. Deixe agir por 10 minutinhos e remova com água morna. Seque o rosto com a toalha.

Passo 6: aplique o hidratante anti-idade fazendo massagens em movimentos circulares e de dentro para fora do rosto. 

Passo 7: depois que o hidratante for totalmente absorvido, aplique um protetor solar.

Como fazer limpeza de pele na pele normal

Quem tem a pele normal não costuma sofrer com probleminhas de beleza, mas a limpeza de pele é uma boa oportunidade para potencializar a hidratação ou a absorção do creme anti-idade - não importa qual é a sua faixa etária. 

Passo 1: se estiver de maquiagem, use um demaquilante ou água micelar. Depois, umedeça o rosto e aplique o sabonete. 

Passo 2: para fazer a vaporização, encha a metade de uma bacia com água quente. Coloque o rosto sobre o vapor e cubra a cabeça com outra toalha seca, fazendo a vaporização por cerca de 5 minutos.

Passo 3: espalhe a máscara facial escolhida por todo o rosto com o pincel ou com a ponta dos dedos, de forma leve. Deixe agir por 10 minutinhos e remova com água morna. Seque o rosto com a toalha.

Passo 4: aplique o hidratante escolhido fazendo massagens em movimentos circulares e de dentro para fora do rosto. 

Passo 5: depois que o hidratante for totalmente absorvido, aplique um protetor solar.

Limpeza de pele antes e depois: saiba o que muda na pele

Logo depois do procedimento é provável que a pele fique sensibilizada e avermelhada. Em alguns casos, a camada superficial pode descamar, mas fique tranquila: isso não é nada fora do esperado!

Nos dias seguintes, a pele fica mais macia, luminosa, com as manchinhas mais suaves, com menos inflamações e com poros menos aparentes, ou seja, bem mais lisa. A duração vai depender da sua rotina de skincare: para fazer esse efeito de pele perfeita durar mais, é importante remover a maquiagem, higienizar a pele e hidratá-la todos os dias. 

Redação: Beatriz Doblas

ver mais : Dicas de beleza - Pele
Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação