Beleza Extraordinária

Guia completo de como colorir cabelo branco: o que usar, como preparar os fios e qual a frequência certa para retocar a raiz

  • Saiba qual é o tempo ideal de retoque dos cabelos brancos, além de saber a melhor maneira de preparar os fios (Foto: Instagram @therealkamie)
  • Quer colorir os cabelos brancos? Saiba todos os detalhes de como preparar os fios e qual tipo de coloração escolher (Foto: Instagram @stephanie_stylist)
  • Confira todos os detalhes de cada tipo de coloração para piintar os cabelos brancos (Foto: Instagram @chloeviv)
Tela cheia
Previous Next
Saiba qual é o tempo ideal de retoque dos cabelos brancos, além de saber a melhor maneira de preparar os fios (Foto: Instagram @therealkamie)
  • Saiba qual é o tempo ideal de retoque dos cabelos brancos, além de saber a melhor maneira de preparar os fios (Foto: Instagram @therealkamie)
  • Quer colorir os cabelos brancos? Saiba todos os detalhes de como preparar os fios e qual tipo de coloração escolher (Foto: Instagram @stephanie_stylist)
  • Confira todos os detalhes de cada tipo de coloração para piintar os cabelos brancos (Foto: Instagram @chloeviv)

Colorir cabelos brancos, hoje, ficou muito mais fácil e prático. Além da já conhecida coloração permanente, também há opções de tonalizante, colorações semi-permanentes e até sprays que funcionam como uma maquiagem capilar, disfarçando os fios brancos de forma temporária. Para quem quer começar a cobrir os fios despigmentados, saiba que tudo vai depender da sua disponibilidade em retocar a cor e também da quantidade de fios brancos que você tem. Confira um guia completo! 

O que usar para colorir os fios brancos?

Existem 4 tipos de produtos que podem cobrir os fios brancos: a coloração permanente, a coloração semi-permanente, os tonalizantes e os sprays de cabelo com cor, que disfarça os fios brancos só até a lavagem seguinte. Confira os detalhes de cada um. 

Coloração permanente: a coloração permanente é indicada para quem tem muitos cabelos brancos. Ela contém amônia e penetra na fibra capilar e, por isso, dura mais tempo do que as colorações temporárias. Se essa é a opção que você escolheu, a dica é usar uma tinta permanente com base, ou seja, com numeração única e que possuem final zero, porque são elas que são absorvidas pelos fios brancos, ao contrário das colorações com reflexo. 

Coloração semi-permanente: muitas colorações semi-permanentes não contêm amônia e não mexem na estrutura capilar e, por isso, são menos agressivas. Elas vão agir "encapando" o fio branco com o novo pigmento, e são muito indicadas para quem faz outras químicas, como alisamentos. 

Tonalizante: assim como a coloração semi-permanente, os tonalizantes não contêm amônia e agem de forma mais discreta nos fios. Eles agem formando uma película ao depositar pigmentos na cutícula do cabelo e, por isso, são indicado para quem tem poucos fios brancos, já que desbotam mais rápido. 

Spray: os sprays são como se fossem uma maquiagem para o cabelo. Existem de várias cores, como preto, castanhos, loiros e ruivos, e ajudam a cobrir os fios brancos, tanto raiz como comprimento, até a próxima lavagem. 

Como preparar os cabelos brancos para a coloração escolhida?

Preparar os fios brancos é a etapa mais importante para que eles fiquem cobertos perfeitamente, sem manchas e com a nova cor fixada pelo tempo esperado. Antes de aplicar qualquer tipo de coloração, é ideal conferir se os seus fios estão saudáveis e com a porosidade normal, já que fios com porosidade baixa não conseguem absorver muito bem os novos pigmentos. Para isso, vale preparar os cabelos com uma máscara de hidratação ou reconstrução - se os seus cabelos estiverem muito ressecados ou elásticos demais. 

Como escolher a cor para cobrir os fios brancos? 

Apesar do loiro ser a cor mais escolhida pelas mulheres para disfarçar os fios brancos, você pode escolher qualquer nuance para pintar os seus cabelos, e isso vai depender do seu gosto. Um detalhe bem importante é saber que para quem vai disfarçar os fios brancos com mechas, será preciso usar 2 tons de tinta - uma para a base do seu cabelo e outra para as luzes. A da base precisa ter a numeração com final zero, enquanto a cor das mechas precisa ter reflexos. 

Qual é a frequência certa para retocar a raiz branca?

Retocar os fios brancos vai depender do tipo de coloração que você usou e também do visual escolhido, ou seja, se você pintou os cabelos inteirou ou apostou em luzes.

Colorações permanentes: é o tipo que dura bem mais tempo nos cabelos, e os retoques podem ser feitos conforme a raiz for crescendo, o que vai depender de cada pessoa.

Colorações temporárias e tonalizantes: esses dois tipos duram cerca de 28 dias porque vão saindo aos poucos com a lavagem. 

Spray: os sprays de maquiagem capilar duram até a próxima lavagem. 

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação