Beleza Extraordinária

Glossário de tranças: conheça 25 versões do penteado

  • Conheça os 25 tipos de tranças mais comuns e deixe-se inspirar com cliques de cada uma
Tela cheia
Previous Next
Conheça os 25 tipos de tranças mais comuns e deixe-se inspirar com cliques de cada uma

As tranças são a primeira opção para quem quer dar um ar mais arrumado e romântico aos fios, seja para o dia a dia ou para ocasiões especiais. Com algum tempo e habilidade, existem inúmeros estilos para escolher e as mais criativas podem ainda combinar vários efeitos no mesmo penteado. Conheça 25 versões, com opções para todos os gostos e tipos de cabelo, e inspire-se!

1. Tradicional

Feita com três mechas de cabelo e começando a partir da nuca, a trança tradicional é a mais simples de se fazer e mais comum. Perfeita para qualquer ocasião, ela dá um charme a mais aos fios sem exageros. 

2. Espinha-de-peixe

A trança espinha-de-peixe é a queridinha das fashionistas e é a escolha número um quando a ideia é conseguir um penteado sexy. Volumosa e com aspecto bagunçadinho, ela fica ainda mais bonita, com um estilo de "beach hair" que é bem moderno.

3. Rabo de cavalo trançado

Um outro estilo que promete deixar o visual bem diferente é a trança no rabo de cavalo. Para isso, basta prender os fios em um rabo da altura desejada e dividir as pontas para criar um efeito trançado.

4. Embutida

Para dar uma graça a mais a qualquer penteado, a trança embutida é a melhor opção. O estilo pode ser feito em diferentes partes do penteado e também é bem simples de reproduzir. 

5. Box braids

Quem tem cabelos crespos muitas vezes opta por trançar os fios com cabelo sintético em inúmeras tranças fininhas, com a intenção de deixar os fios mais longos - as box braids. O estilo já virou tendência e até quem tem fios de outras texturas tem aparecido com o penteado.

6. Coque trançado

Quem quer deixar o coque básico um pouco mais charmoso pode optar pelo estilo trançado. A ideia é trançar o comprimento dos fios com um efeito tradicional, espinha-de-peixe ou de cinco mechas, e enrolá-lo na altura pretendida, prendendo com alguns grampos.

7. Holandesa

A trança holandesa é tendência entre as famosas e é ideal para eventos especiais, em que se quer um penteado mais glamouroso. O estilo combina os efeitos de trança embutida, acrescentando mechas de apenas um lado, com o de coroa de tranças, e também pode aparecer em versão volumosa ao centro da cabeça.

8. Boxer braids

Uma foto publicada por Missy (@missysueblog) em

Favorita das mais antenadas nos dias de hoje, as boxer braids são as tranças bem apertadinhas em estilo boxeador que vêm contornando a cabeça desde a raiz até a nuca, e podem aparecer em versão dupla, tripla, e até mais. 

9. Francesa

A trança francesa é favorita na hora de deixar os fios rapidamente com um toque de elegância. O efeito clássico prende todos os cabelos desde o topo da cabeça e é super fácil de fazer sozinha.

10. Invertida

A trança chamada de "invertida" deixa os fios da nuca trançados de forma embutida, efeito perfeito para ser usado com coques ou rabos de cavalo bem altos. 

11. Coroa de trança

Um estilo que tem feito muito sucesso no últimos tempos é o de coroa de tranças, em que o efeito trançado, geralmente volumoso, aparece ao redor da cabeça. O visual fica ainda mais bonito adornado com acessórios delicados, como flores, e é ideal para ocasiões românticas.

12. De nós

Uma foto publicada por Missy (@missysueblog) em

Não tão comum, a  trança de nós também pode aparecer em inúmeras versões em penteados presos e semi-presos. O estilo combina o efeito bagunçadinho dos nós para criar uma trança bem diferente e moderna.

13. Lateral

Uma foto publicada por Missy (@missysueblog) em

A trança lateral já ganhou o título de trança mais sexy e é perfeita para incrementar a versão clássica ou espinha-de-peixe. Volumosa ou mais fininha, ela é favorita para eventos especiais, como casamentos ou formaturas.

14. Trança de cinco mechas

As mais criativas e habilidosas podem optar pela trança de cinco mechas que, embora um pouco mais complexa, garante um visual chique e diferente. 

15. Grega

Uma foto publicada por Missy (@missysueblog) em

A trança grega combina um efeito ondulado no fios com o trançado bem despojado e volumoso, além de conferir um aspecto super elegante ao visual. Combinado com uma coroa de flores, o penteado fica ainda mais bonito. 

16. Cascata

Perfeita para encontros românticos ou uma saída com amigas, a trança cascata deixa os fios soltos e com um toque diferente. O efeito trançado surge ao redor da cabeça na diagonal, deixando mechas soltas em efeito de cascata. 

17. De gominhos

A trança em gominhos deixa os fios divididos em vários volumes ao longo do comprimento dos fios. Quem ama um visual diferente pode apostar neste penteado para dar uma cara nova ao penteado de festa.

18. Macramê

Já a trança macramê também é bem simples de fazer e deixa os fios soltos muito mais bonitos. O truque é usá-la em detalhes do penteado, deixando-a larguinha e com aspecto messy. 

19. Carrossel

Queridinha das mais novas, a trança carrossel é nada mais que um adorno em espiral ao longo de um rabo de cavalo, feito de uma trancinha bem fina. As meninas adoram usar os cabelos neste estilo para festas.

20. Sidecut falso

Tendência máxima, o sidecut falso é opção para o dia a dia das mais ousadas. O efeito de tranças embutidas na lateral dos fios, prendendo-os para que pareçam cortados, é super moderno, e garante um look bem "edgy". 

21. Franja trançada

Uma foto publicada por @showmewhoyouare em

Quem tem franja tem uma ótima opção para os dias em que ela não está se comportando de acordo com a sua vontade. O truque é trançar os fios para os deixar arrumadinhos junto à cabeça, de forma que não saiam do lugar. 

22. Torcida

Uma das tranças mais simples de todas é a torcida, que reúne duas mechas de cabelo bem torcidinhas, que por sua vez aparecem enroladas uma na outra. Para manter o estilo no lugar, é essencial apostar em bastante spray fixador e, por isso, é preferível escolher uma versão bem polida.

23. Flor

Uma foto publicada por Missy (@missysueblog) em

Para as mais femininas, que amam um estilo romântico, a trança flor é a melhor escolha. Apesar de parecer bem complexa, a trança não exige muita habilidade e entrega um visual super delicado. 

24. Dupla

Muito comum, especialmente para os cabelos das mais novinhas, a trança dupla é nada mais que duas tranças clássicas de cada lado da cabeça, prendendo todos os fios de forma mais estilosa.

25. Unicórnio

A trança unicórnio cria as mechas transpassadas no centro da cabeça em um estilo gordinho e volumoso. O penteado combina o estilo de trança holandesa com a embutida e garante um visual super diferente e ousado.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais