Glossário de coloração: entenda o significado dos principais termos desse universo!

Quando bate a vontade de atualizar o visual, nada como apostar em uma boa coloração para mudar a cor dos fios. No entanto, para quem é novata no assunto, entender o significado de todas os termos e técnicas desse universo não é tarefa fácil - e é preciso quase um dicionário para ficar por dentro de tudo. Por isso, para facilitar a vida de quem quer mudar o look, o Beleza Extraordinária preparou um glossário especial com as principais expressões que você precisa conhecer. Confira! 

Glossário de coloração: entenda os principais termos desse universo


Coloração permanente: 

Tintas que atuam de forma intensa nos cabelos, agindo dentro da fibra capilar para fixar a nova cor. 

Coloração semipermanente:

Atuando apenas na parte superior dos fios, as colorações semipermanentes não costumam ter amônia e depositam o novo pigmento nos cabelos sem alterar sua cor original. A cor vai desbotando ao longo das lavagens. 

Spray temporário:

Agindo só de forma superficial, o spray temporário é indicado para cobrir a raiz branca e sai durante a lavagem.

Descoloração:

Processo que retira todo o pigmento natural dos fios - de maneira global ou parcial, dependendo do efeito desejado - para garantir que a cor escolhida fique mais intensa. 

Teste de mecha:

Teste feito antes de qualquer tipo de química - como a coloração/descoloração - para garantir que o cabelo irá aguentar passar pelo procedimento sem sofrer nenhum tipo de dano. Nele, o produto é aplicado em uma única mecha da nuca e fica agindo pelo tempo indicado pelo fabricante para ver como os fios vão reagir. 

Teste de toque:

Assim como o teste de mecha, o teste de toque também deve ser feito antes de qualquer procedimento químico. Mas, em vez de uma mecha do cabelo, o produto é aplicado atrás da orelha para ver se a coloração não irá causar nenhuma alergia na pele. 

Luzes:

Técnica que ilumina os fios de maneira gradual. Elas aparecem bem fininhas e podem ser feitas em todo o cabelo ou apenas em alguns pontos. 

Mechas:

Diferente das luzes, as mechas têm uma largura mais grossa e devem ser feitas por aquelas que querem uma transformação mais marcante - mesmo que ainda falte a coragem para mudar toda a cor do cabelo. 

Balaiagem:

Sem papel laminado ou toucas, essa técnica conta apenas com um pente de dentes largos para distribuir o tom mais claro ao longo das madeixas. Em geral, mistura mais de um tom de loiro para que os fios fiquem com um efeito bem iluminado. 

Californianas:

Queridinha do verão, essa técnica clareia apenas as pontas do cabelo para entregar um efeito de "queimado de sol". 

Ombré hair:

Fazendo um degradê a partir da cor original das madeixas, essa técnica concentra as mechas mais claras no comprimento em direção às pontas. 

Raiz esfumada:

Também conhecida como "shadow root hair", essa técnica consiste em deixar a raiz do cabelo mais escura que o seu comprimento. O segredo para esse efeito - que cria uma gradação sutil do natural para a coloração - é o uso de um tonalizante de 1 ou 2 tons acima da cor escolhida para as pontas. 

Decapagem:

Funcionando como um processo de limpeza nos fios, retira os pigmentos de outras colorações para que o cabelo possa receber uma nova cor sem interferências na nuance. 

Matizadores:

São produtos que neutralizam a cor do cabelo para evitar que agentes externos e o passar do tempo deixem o cabelo amarelado. 

Tratamento pré e pós-coloração: 

Rotina de cuidados que, como o nome indica, deve ser feita antes e depois da transformação para que os cabelos não acabem danificados. Dentre eles, um dos mais importantes é começar um cronograma capilar  - já que o tratamento organiza hidratação, nutrição e reconstrução para entregar todos os nutrientes que a fibra precisa. 

Retoque: 

Ato de reaplicar a coloração para esconder os fios brancos ou a raiz que já está exibindo o tom natural das madeixas. 

Produtos com filtro solar: 

São produtos que contam com o fator de proteção solar necessário para que os raios ultravioleta não acabem alterando a coloração ou desbotando seu tom. 

 

Matéria publicada em 10 de Março 2021, por Webedia.
{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/glossario-de-coloracao-entenda-o-significado-dos-principais-termos-desse-universo" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/glossario-de-coloracao-entenda-o-significado-dos-principais-termos-desse-universo", "name": "glossario-de-coloracao-entenda-o-significado-dos-principais-termos-desse-universo" } } ] }