Beleza Extraordinária

Fundo de clareamento: guia definitivo para saber quanto o cabelo pode clarear com coloração

  • Colorista Alê Crema explica de que forma cada cor de cabelo clareia com as colorações. Confira!(Foto: Instagram @ beautymalene )
  • O fundo de clareamento dos cabelos escuros pode ser amarelado, acobreado ou alaranjado. Saiba como neutralizar esses reflexos (Foto: Instagram @goldennn_xo)
  • Cabelos muito escuros conseguem alcançar tons de loiro muito claro com descoloração e colorações com os reflexos neutralizantes (Foto: Instagram @leelahtamaira)
Tela cheia
Previous Next
Colorista Alê Crema explica de que forma cada cor de cabelo clareia com as colorações. Confira!(Foto: Instagram @ beautymalene )
  • Colorista Alê Crema explica de que forma cada cor de cabelo clareia com as colorações. Confira!(Foto: Instagram @ beautymalene )
  • O fundo de clareamento dos cabelos escuros pode ser amarelado, acobreado ou alaranjado. Saiba como neutralizar esses reflexos (Foto: Instagram @goldennn_xo)
  • Cabelos muito escuros conseguem alcançar tons de loiro muito claro com descoloração e colorações com os reflexos neutralizantes (Foto: Instagram @leelahtamaira)

Clarear o cabelo, seja mudando para loiro ou para um castanho ou ruivo claro, é o desejo de muitas mulheres. Por vezes, para chegar a um tom muito claro, os fios precisarão passar pela descoloração: dos tons mais escuros aos mais claros, a coloração simples pode, sim, ajudar a clarear as mechas devido às formulações com oxidante ou emulsão reveladora, e a porcentagem de cada um é chave para obter o resultado pretendido, mas isso também vai depender do fundo de clareamento de cada cabelo - que tem influência direta no tom de reflexo. Para esclarecer todas as suas dúvidas, o hairstylist de renome Alê Crema entregou as suas dicas. Confira!

Cabelos escuros conseguem tom de loiro fechado sem descolorante

Quem tem cabelo escuro e quer ficar loira precisará descolorir os fios para atingir o loiro claro perfeito. Mas, para quem não quer passar pela descoloração, já que a técnica pode fragilizar as madeixas e causar quebra e ressecamento, conseguirá chegar a um tom de castanho claro ou loiro escuro somente com as colorações que possuem agentes clareadores na sua formulação. "Cabelos escuros dificilmente ficam loiros claros só com coloração. Um castanho bem fechado clareia até 3 tons com oxidante de 40 volumes, conseguindo no máximo um loiro escuro ou o chamado tom de chocolate", explicou o colorista Alê Crema, de São Paulo. Já com a descoloração, é possível clarear até 4 tons.

 Proporcionalmente, a regra se aplica para as ruivas ou donas de cabelos castanhos, e a matemática é simples: "A dica é usar oxidante de 20 volumes para clarear de 1 a 2 tons, e se a intenção for clarear mais, de 2 a 3 tons, oxidante de 30 volumes", explica o profissional. 

Cabelos preto e castanho escuro podem ter fundo de clareamento acobreado, alaranjado ou amarelado

Nos cabelos escuros, como o preto e os castanhos, o fundo pode ser acobreado, alaranjado ou amarelado, que são como reflexos que aparecem quando se aplica uma coloração de nuance muita clara sem passar pela descoloração. No caso das morenas que querem um loiro claro, há suas opções: aplicar um descolorante antes da tinta ou aplicar a coloração loira que tenha reflexos que neutralizam os reflexos alaranjados, amarelados e acobreados. 

Na primeira opção, usa-se um pó descolorante para remover os pigmentos escuros do cabelo - e o tempo em que o produto deve agir pode ser analisado pelo profissional. Já quem não quer correr o risco de danificar os cabelos com a descoloração pode apostar diretamente nas caixinhas, mas será preciso escolher a numeração certa, com os reflexos referentes para neutralizar os indesejados efeitos alaranjados e amarelados nos fios. Veja os reflexos correspondes:  

Cabelos com fundo acobreado: reflexos acinzentados, que correspondem ao número 1.

Cabelos com fundo alaranjado: reflexos azuis, que correspondem ao número 8.

Cabelos com fundo amarelado: reflexos violeta, que correspondem ao número 9.

Dica: os cabelos que acabam ficando avermelhados com o desbotamento do loiro podem ser tonalizados com reflexos verde, que correspondem aos números 2 ou 9, dependendo da marca. 

Densidade do fio também é fator decisivo na velocidade do clareamento

Os cabelos têm três níveis diferentes de espessura, e, em cada um desses níveis, o descolorante atua de formas distintas, de acordo com a facilidade que tem a entrar no folículo para remover os pigmentos da cor mais escura. "Em cabelos finos, sempre há um clareamento maior, ao passo que em fios médios o processo se dá mais lentamente, e nos grossos a velocidade se reduz", afirma Alê Crema. 

Reflexos acinzentados são opção para clarear o fio de forma segura

Tendência máxima do momento, os reflexos acinzentados em cabelos escuros são excelentes para poupar o folículo dos danos extremos do descolorante. "Os reflexos de tom cinza são a nova aposta de clareamento, por ser mais segura", garante o hairstylist. "Desta forma, evita-se descolorir o cabelo no grau máximo, podendo depois se fazer uma matização com cinza". Para quem já aderiu ao estilo, Alê ainda aconselha a ter alguns cuidados neste verão. "A minha dica é evitar piscina e mar, já que há o risco de esverdeamento, e a hidratação é sempre fundamental".

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação