Flacidez facial: dermatologista explica o que é e causas

A flacidez facial é um acontecimento inevitável, por conta do envelhecimento das células do corpo, porém, em muitos casos, a flacidez facial chega de forma precoce e pode ser evitada. Com os cuidados essenciais da rotina de skincare e do estilo de vida, é possível retardar a flacidez facial e manter o rosto uniforme e firme por mais tempo. Para tirar todas as dúvidas sobre a flacidez facial e de que forma ela pode ser evitada, o blog Beleza Extraordinária, junto com a dermatologista Hadassa Barros, separou as principais informações sobre essas características.

O que causa a flacidez facial?

A dermatologista Hadassa Barros ressalta que a causa da flacidez facial está ligada a fatores intrínsecos e extrínsecos, então tanto o funcionamento do metabolismo como agentes e ações externas têm relação com a perda de firmeza da pele e desenvolvimento da flacidez facial. “A flacidez da pele tem como causa fatores intrínsecos e extrínsecos, que influenciam diretamente ou indiretamente para causar uma maior ou menor flacidez de pele”.

O principal fator relacionado com a flacidez facial é o envelhecimento. “Com a idade, as fibras colágenas e a elastina são reduzidas. Elas são responsáveis pela firmeza e sustentação da pele, essa diminuição começa a ficar visível a partir dos 30 anos. Em torno dos 50 anos o organismo demonstra muito mais essa flacidez, porque vai haver uma produção apenas de 35% a 40% do colágeno, deixando essa firmeza de pele muito aquém”, fala a dermatologista.

Fatores hormonais, ausência de uma alimentação saudável, tabagismo e a exposição excessiva ao sol sem proteção são alguns dos fatores extrínsecos que influenciam no desenvolvimento da flacidez facial. “A predisposição genética tem influência no desenvolvimento da flacidez facial. Alterações hormonais também influenciam, muitas mulheres na menopausa tem uma perda de colágeno e elastina considerável. Sedentarismo, alimentação com ausência de proteínas e a perda brusca de peso também influenciam na flacidez”, explica a dermatologista.

“O tabagismo influencia a flacidez facial porque as substâncias dos cigarros danificam a produção de colágeno Além disso, a exposição solar facial sem proteção causa o envelhecimento precoce e a degradação do colágeno”, conclui a dermatologista.

O que acelera a flacidez?

Os fatores extrínsecos são aqueles que aceleram a flacidez facial, isso porque esses são os fatores mais fáceis de serem controlados e revertidos. A dermatologista Hadassa Barros destaca o tabagismo, a falta de um sono de qualidade e a ausência de alimentação saudável como fatores que aceleram o desenvolvimento da flacidez facial.

“Dormir mal prejudica a saúde do sono, e durante o sono nosso organismo passa pelo processo de regeneração. Nesse momento, as trocas celulares acontecem durante o sono e o hormônio de crescimento é liberado, o que faz com que a pele se renove com mais facilidade e produza muito mais colágeno”, explica a dermatologista.

“Outro hábito que acelera a flacidez da pele é o cigarro. As substâncias que contêm nos seus cigarros podem alterar a produção das fibras, colágenos e elastina. Essas proteínas são fundamentais na estrutura da elasticidade da pele. Beber água também é importante, pois ela garante que a pele fique hidratada. Além disso, a alimentação saudável é importantíssima porque garante o combate aos radicais livres”, ressalta a dermatologista.

Além disso, evitar tomar sol sem proteção solar é essencial. Os raios solares também influenciam na degradação das fibras de elastina e favorecem o envelhecimento celular. Por isso, utilize o protetor solar facial todos os dias, até naqueles nublados e com chuva.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/flacidez-facial-o-que-e" }
Entenda como tratar a flacidez facial

Como tratar a flacidez facial?

A dermatologista ressalta que a melhor forma de tratar a flacidez facial é criar uma rotina de skincare própria para o seu tipo de pele e estabelecer uma frequência de cuidados com o rosto e com o corpo. “A flacidez facial tem relação com a perda de colágeno, elastina, ácido hialurônico e com as perdas volumétricas. A melhor forma de tratar a flacidez facial é a melhora dos hábitos de vida”.

“A alimentação balanceada e saudável, atividade física regulares e evitar o consumo exagerado de bebidas e o tabaco, evitar a exposição solar excessiva e criar uma rotina de skincare são cuidados excessivos para tratar a flacidez facial. Na hora de escolher os produtos, escolha aqueles que vão estimular a produção de colágeno como, por exemplo, o retinol e o ácido hialurônico”, explica a dermatologista.

Conheça o retinol

O retinol é um ativo derivado da vitamina A, ele age na pele garantindo uma tratamento contra rugas profundas e superficiais. O uso do retinol garante uma pele com uma textura e tom uniforme, além de garantir que a pele fique iluminada, nutrida e firme. O retinol é um ativo recomendado para a rotina de skincare noturna e pode ser utilizado por todos os tipos de pele.

Conheça o ácido hialurônico

O ácido hialurônico é um ativo produzido naturalmente pelo corpo, ele é responsável por garantir a hidratação da pele e agir em conjunto com o colágeno para garantir a firmeza do rosto. A partir dos 25 anos, a produção do ácido hialurônico começa diminuir no corpo, por isso os primeiros sinais do envelhecimento se tornam mais visíveis. O uso de produtos com ácido hialurônico garante uma pele hidratada uniforme, macia e com textura uniforme, o que ajuda no tratamento de linhas e rugas.

É possível reverter a flacidez?

A dermatologista ressalta que é possível minimizar e retardar a flacidez facial, mas não é possível reverter ou impedir esse processo natural. “Existem práticas que auxiliam na melhora da flacidez, tanto hábitos de vida quanto procedimentos estéticos. A flacidez é um processo natural do envelhecimento e não existe uma forma de interromper o envelhecimento, logo, não existe uma forma de interromper essa flacidez”.

“O que conseguimos fazer é estimular nosso metabolismo celular, através de hábitos saudáveis e o uso de produtos e procedimentos que contenham ácido hialurônico e retinol, por exemplo.” Por isso, a prevenção é a melhor alternativa, a melhor opção é começar cuidar da pele e dos organismo antes para minimizar a ação da flacidez facial.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/flacidez-facial-o-que-e" }
Aposte na rotina de skincare para tratar a flacidez facial

Que alimento é bom para flacidez?

A alimentação é essencial para minimizar a ação da flacidez facial, para ajudar na hora de escolher os alimentos que vão compor sua alimentação, dê preferência para alimentos antioxidantes, ricos em vitaminas e nutrientes.

“A melhora dos hábitos de vida é essencial para a melhora da saúde e da beleza da pele. Incluir frutas diversas, leguminosas, cereais e hortaliças é essencial. Dê preferência para alimentos ricos em vitamina C como laranja, limão, acerola, brócolis, tomate, alimentos com vitamina E como amêndoas, nozes, vegetais e folhosos. Além disso, cenoura, abóbora, batata-doce e melão são essenciais para uma alimentação saudável”.

Como montar uma rotina de skincare para pele madura?

Os primeiros sinais do envelhecimento começam a se tornar mais visíveis a partir dos 25 anos de idade, por isso, quando mais cedo você cuidar da sua pele será possível reverter a flacidez facial e o envelhecimento da pele. Na hora de montar uma rotina de skincare, é essencial ter os passos de limpeza, hidratação e proteção solar. Esses passos garantem que a pele fique protegida, macia, iluminada e com o tom e a textura uniforme.

Na hora de escolher os produtos da sua rotina de skincare, aposte em diferentes texturas e naqueles que tem ativos antissinais e antioxidantes, como o retinol e o ácido hialurônico. Dessa forma, será possível impulsionar os tratamentos da pele.

A linha Revitalift conta com todos os produtos essenciais para sua rotina de skincare diurna e noturna. Na limpeza facial, aposte no Gel de Limpeza Hidratante, que traz os benefícios do ácido hialurônico para uma limpeza hidratante. Na hora da hidratação, combine o Sérum Facial Preenchedor com o Creme Hidratante Cuidado Diurno na rotina de skincare diurna. Já na rotina de skincare noturna, o Sérum Facial com Retinol Puro para a skincare noturna, que oferece todos os benefícios do retinol para sua pele. Para terminar a rotina de cuidados com a pele, não esqueça do uso do Protetor Solar Facial Uv Defender para garantir uma pele protegida e hidratada.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/flacidez-facial-o-que-e" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/rugas-estaticas-e-dinamicas", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"rugas-estaticas-e-dinamicas", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/pele/2022/rugas-estaticas-e-dinamicas/rugas-estaticas-e-dinamicas.jpg?rev=c1d60a9139c24ff1aa2340e7c5adfba4", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2022-08-26T13:43:14+00:00", "dateModified": "2022-09-13T18:15:45+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/rugas-e-linhas-de-expressao", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"rugas-e-linhas-de-expressao", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/pele/2022/rugas-e-linhas-de-expressao/rugas-e-linhas-de-expressao.jpg?rev=a2cd8d3fa1324aa7be8dfb8acbf8ded3", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2022-08-29T16:34:48+00:00", "dateModified": "2022-08-29T17:08:37+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 3, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/creme-hidratante-olheiras-pe-de-galinha", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"creme-hidratante-olheiras-pe-de-galinha", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/creme-hidratante-olheiras-pe-de-galinha/creme-olheiras-e-pe-de-galinha.jpg?rev=f9d4a666dbf74d208062fffb60f4bfec", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2024-02-23T20:22:47+00:00", "dateModified": "2024-02-23T20:23:18+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 4, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/linhas-de-expressao", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"linhas-de-expressao", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/pele/linhas-de-expressao/linhas-de-expressao.jpg?rev=be5eda01d0644d42bef49b2dda7bdf05", "height":406, "width":700 }, "datePublished": "2022-05-10T14:00:40+00:00", "dateModified": "2022-05-10T14:20:14+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"Entenda o que são linhas de expressão e saiba como retardar o aparecimento desses sinais na sua pele. " } }, { "@type":"ListItem", "position": 5, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/linhas-de-expressao-como-tratar", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"linhas-de-expressao-como-tratar", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/pele/2022/linhas-de-expressao-como-tratar/linhas-de-expressao-(2).jpg?rev=9802d7821ec54db3a81241c7b53c1329", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2022-05-20T17:48:12+00:00", "dateModified": "2022-05-20T18:05:16+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":" " } }, { "@type":"ListItem", "position": 6, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/retinol-o-que-e", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"retinol-o-que-e", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/luis-felipe-imagens/2700-a-2740/2722-retinol-o-que-e-onde-encontrar-e-como-usar-o-ativa-na-pele-do-rosto.jpg?rev=3e4c2501249a491586abddfef8094641", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2024-03-06T22:28:47+00:00", "dateModified": "2024-03-06T22:29:10+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 7, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/acido-retinoico", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"acido-retinoico", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos-2023/pele/acido-retinoico-ou-retinol-saiba-qual-escolher/acido-retinoico-ou-retinol.jpg?rev=dd55dac4b8924fc597f0e028eb785c5f", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2024-02-22T19:13:15+00:00", "dateModified": "2024-02-22T19:13:38+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } } ] } }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/flacidez-facial-o-que-e", "name": "flacidez-facial-o-que-e" } } ] }