Beleza Extraordinária

Flacidez: saiba o que é e quais as principais causas do problema de envelhecimento da pele

  • A flacidez acontece por conta da perda de colágeno e elastina na pele (Foto: Shutterstock)
  • Alterações hormonais, vício de cigarro e exposição solar também contribuem para a flacidez da pele (Foto: Shutterstock)
  • A proteção solar e o uso de produtos com retinol e elasti-flex são chave para prevenir e combater o problema (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
A flacidez acontece por conta da perda de colágeno e elastina na pele (Foto: Shutterstock)
  • A flacidez acontece por conta da perda de colágeno e elastina na pele (Foto: Shutterstock)
  • Alterações hormonais, vício de cigarro e exposição solar também contribuem para a flacidez da pele (Foto: Shutterstock)
  • A proteção solar e o uso de produtos com retinol e elasti-flex são chave para prevenir e combater o problema (Foto: Shutterstock)

Mais cedo ou mais tarde, os primeiros sinais da idade começam a aparecer na pele. Além das rugas, linhas de expressão e manchas, a flacidez é outro dos indicadores do envelhecimento precoce, mas que com os cuidados certos pode ser combatida. Para entender um pouco mais sobre esse fenômeno que acontece na pele, entenda a opinião das dermatologistas Tatiane Curi e Lilia Guadanhim sobre o que é a flacidez e quais as suas causas!

Flacidez é causada pela diminuição das fibras de colágeno e elastina da pele

A flacidez é a falta de firmeza da pele, que acontece por conta de vários processos internos. A principal causa desse problema é genética e se deve ao envelhecimento natural da pele. "Com a idade e o passar dos anos, é normal as pessoas apresentarem uma perda e diminuição das fibras de colágeno e elastina, que são os tecidos que dão sustentação e firmeza à pele", conta a dermatologista Tatiane Curi. "Com aproximadamente 50 anos de idade, o organismo produz somente 35 a 40% do colágeno necessário para deixar a pele firme", explica.

No resto do corpo, no entanto, muitas vezes a flacidez se deve também ao sedentarismo. "A diminuição do tônus muscular, decorrente da falta de atividade física também contribui para o problema", explica a dermatologista Lilia Guadanhim. 

Fatores hormonais, tabagismo e alimentação não equilibrada também podem causar flacidez

Além dos processos genéticos, existem vários fatores que aceleram o envelhecimento da pele e que, consequentemente, também prejudicam a formação de colágeno e elastina. "Principalmente a exposição solar excessiva e o tabagismo aumentam a degradação de colágeno. Fatores hormonais, agravados especialmente após a menopausa, são outros responsáveis", explica Lilia. 

A dermatologista Tatiane Curi ainda inclui os cuidados alimentares nessa lista: "Uma alimentação pobre em proteínas, o estresse e algumas doenças enzimáticas ou degenerativas também desencadeiam uma quebra precoce ou degeneração gradual do tecido elástico e fibras colágenas, causando a tão temida flacidez".

Proteção solar e produtos enriquecidos com retinol são chave para recuperar a firmeza da pele

Com os cuidados adequados, praticados com consistência e o quanto antes, é possível prevenir a flacidez precoce. Para isso, é importante sempre proteger a pele contra a influência dos raios solares, usando um protetor solar de FPS igual ou superior a 30 durante todos os dias do ano. Além disso, vale inserir na rotina de cuidados anti-envelhecimento um hidratante enriquecido com ingredientes como o retinol ou o Elasti-flex, que promovem a produção das fibras essenciais à firmeza da pele.

ver mais : Dicas de beleza - Pele - Flacidez
Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!