Beleza Extraordinária

Fios rígidos? Saiba como devolver a elasticidade natural aos cabelos

  •  Os procedimentos químicos e exposição a agentes externos podem ser grandes vilões para as madeixas, tornando-as rígidas, com uma textura opaca, seca, quebradiça e áspera
Tela cheia
Previous Next
Os procedimentos químicos e exposição a agentes externos podem ser grandes vilões para as madeixas, tornando-as rígidas, com uma textura opaca, seca, quebradiça e áspera

Se há alguns anos a tendência das madeixas lisas levou milhares de mulheres aos salões de beleza em busca de fios chapados, agora é o momento de toda essa legião iniciar uma árdua busca por tratamentos que recuperem a saúde dos fios. Os procedimentos químicos como as escovas de alisamento, as colorações e até mesmo a ação de agentes externos como os raios solares, a água salgada e a poluição, podem ser grandes vilões para as madeixas que, quando não tratadas corretamente, tendem a ficar rígidas, com uma textura opaca, seca, quebradiça e áspera. Devolver a elasticidade natural dos cabelos deve ser o primeiro passo na hora de recuperar os fios mais prejudicados por tratamentos químicos.

A elasticidade capilar é a responsável por não deixar que os fios se rompam

As fibras capilares apresentam uma certa elasticidade natural, que permite que os fios sejam levemente esticados. Esta elasticidade é a responsável por não deixar que os cabelos se rompam com tanta facilidade, em atos como pentear ou apenas passar os dedos sobre as madeixas. Quando os cabelos são submetidos a procedimentos químicos ou expostos a agentes externos, no entanto, tendem a perder esse poder de alongamento, tornando-se mais frágeis e quebradiços.

Tratamentos com reposição de nutrientes ajudam a reconstituir os cabelos rígidos

A recuperação total dos fios rígidos é improvável, visto que os fios são formados por proteínas queratinizadas e não são um "tecido vivo" . Desta forma, os tratamentos agem sempre buscando uma espécie de restauração do que foi danificado e não uma "cura total". Procedimentos de hidratação, como a cauterização e a queratinização, no entanto, são grandes aliados na busca da reconstituição da elasticidade dos fios. Os tratamentos ajudam a repor os nutrientes dos fios, restauram a força e fecham a cutícula, trazendo brilho. É importante, porém, ficar atenta para a frequência em que os processos estão sendo realizados, já que a queratina em excesso pode tornar os cabelos ainda mais rígidos. O mais indicado é apostar nos tratamentos uma vez por semana, garantindo cabelos mais saudáveis e bonitos.

Investir em produtos de tratamentos que ajudem na reposição de água das madeixas, além de hidratações à base de aminoácidos e manter uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, também é essencial na rotina de beleza das mulheres que buscam cabelos sempre bonitos e saudáveis.

Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação