Beleza Extraordinária

Fios lindos: potencialize o tratamento dos cabelos na hora do banho

  • O tratamento para cabelos extraordinários começa no banho. Descubra alguns conselhos para tratar e evitar danos na lavagem
Tela cheia
Previous Next
O tratamento para cabelos extraordinários começa no banho. Descubra alguns conselhos para tratar e evitar danos na lavagem

O banho também é um momento de cuidar da cabeleira e cada pessoa tem seu ritual de beleza quando lava os cabelos. Com algumas dicas importantes, você pode diminuir a queda e o ressecamento e ainda potencializar o tratamento dos fios, deixando-os mais bonitos e saudáveis.

Atenção ao shampoo e ao condicionador

A dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Vanessa Metz, explica que o shampoo deve ser aplicado duas vezes no cabelo: "a primeira lavagem vai retirar os resíduos acumulados nos fios e a oleosidade do couro cabeludo e a segunda lavagem faz a limpeza mais profunda dos fios. É importante enxaguar bem para não acumular os resíduos, que deixam os fios mais propícios à quebra e ao ressecamento", aconselhou.

Quando usar o condicionador, não se aproxime da raiz. O produto entope os bulbos que produzem a oleosidade natural do cabelo, o que pode levar à queda, caspa e dermatite. O ideal é que o creme seja usado da altura da orelha para baixo e bem enxaguado para que o excesso de condicionador não pese nos fios. Quem tem cabelos curtos deve investir em produtos sem enxágue, que darão efeito parecido.

A dermatologista também alerta que é importante não pentear os cabelos sob o chuveiro, porque nesse momento os fios estão muito suscetíveis à quebra. É preferível desembaraçar com os dedos e depois do banho, com pente de dentes largos. Saber escolher sua escova e pente também ajuda a evitar problemas futuros nos fios .

Atenção à temperatura da água

Tome cuidado com a temperatura da água, o calor excessivo desequilibra o pH dos fios, deixando as raízes oleosas e as pontas secas. O aconselhável é a água morna, que limpa sem afetar as cutículas do cabelo, que se abrem com o calor e se fecham com a temperatura fria.

Outro procedimento que tem importância durante o banho é a secagem: "é importante usar a tolha suavemente, para absorver o excesso de água e eventualmente algum produto que possa ter ficado nos fios depois do banho. Não faça fricção porque o atrito pode causar frizz, quebra e queda de cabelos. Por último, pra uma boa finalização, use um produto específico para o tipo de cabelo ", explicou a dermatologista Cynthia Meyrelles.

Produtos favoritos
ver mais : Dicas de cabelos
Temas relacionados
Creme de pentear

Erros e acertos na hora de usar o produto