Beleza Extraordinária

Fio de cabelo branco aos 20 anos: é normal? O que significa? Especialistas explicam o aparecimento de fios despigmentados na juventude

  • Dermatologistas explicam se fios brancos aos 20 anos é normal: confira a matéria e descubra!(Foto: Shutterstock)
  • O fator genético é o principal motivo para fios brancos aos 20 anos, mas outras doenças também podem ser levadas em consideração (Foto: Shutterstock)
  • Para disfarçar os fios brancos aos 20 anos, a dica é apostar em colorações semi-permanentes ou maquiagem capilar (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Dermatologistas explicam se fios brancos aos 20 anos é normal: confira a matéria e descubra!(Foto: Shutterstock)
  • Dermatologistas explicam se fios brancos aos 20 anos é normal: confira a matéria e descubra!(Foto: Shutterstock)
  • O fator genético é o principal motivo para fios brancos aos 20 anos, mas outras doenças também podem ser levadas em consideração (Foto: Shutterstock)
  • Para disfarçar os fios brancos aos 20 anos, a dica é apostar em colorações semi-permanentes ou maquiagem capilar (Foto: Shutterstock)

Ter cabelos brancos aos 20 anos pode ser uma questão preocupante se o motivo não for relacionado à genética. De acordo com o tricologista Valcinir Bedin, a partir dos 18 anos não é preciso mais se preocupar, mas se a quantidade dos fios brancos for grande, o problema pode ser a falta de cobre no organismo - e aí, sim, o problema deve ser tratado. A dermatologista Renata Sampaio também reforça que, se os fios brancos surgirem antes dos 20, o problema deve sempre ser investigado. "Pode ser uma doença subjacente, que deve ser tratada". Confira o que pode significar o problema. 

Genética é o principal motivo para aparecimento precoce de fios brancos

Se os seus pais ou avós tiveram fios brancos cedo, é provável que você os tenha também. "Se houver um componente genético, não dá para fugir dos cabelos brancos. Na maioria das vezes, o aparecimento precoce de cabelos brancos é devido a um componente genético mas, se for muito cedo, tipo na adolescência ou na infância, pode ser sinal de alguma doença. Normalmente é uma carência do elemento químico cobre", explicou o tricologista Valcinir Bedin. 

Dermatologista alerta para o tipo de doença que pode estar por trás dos fios brancos aos 20 anos

Se o seu problema não for genético - e isso pode ser descoberto indo a um especialista - a dermatologista Renata Sampaio explica que existem formas naturais e doenças que levam ao aparecimento do quadro, como o vitiligo e a alopecia areata. "Já doenças metabólicas ou até mesmo uma reação a medicamentos devem ser descartadas. Na maioria das vezes, é uma forma familiar de canície que não tem maior gravidade ou significado clínico", explicou a especialista. 

Alimentação adequada é a principal forma de desacelerar os fios brancos

Os dermatologistas são unânimes em afirmar que a alimentação adequada pode ser um fator determinante para desacelerar o aparecimento dos cabelos brancos. "A presença de substâncias antioxidantes em alguns alimentos como o tomate, açaí, acerola, entre outros, podem ajudar a neutralizar os radicais livres", explicou a dermatologista Renata Sampaio. Segundo ela, a diminuição da descompensação da relação entre radicais livres e antioxidantes pode retardar e até mesmo reverter o processo oxidativo, que é a ação que vai diminuir o aparecimento de fios brancos. Já o tricologista Valcinir Bedin indicou, ainda, alimentação rica em frutos do mar. 

Coloração e spray capilar podem disfarçar cabelos brancos precoces

Para quem está com 20 anos e já tem alguns fios brancos de cabelo aparentes, vale apostar em formas mais leves de disfarçar os cabelos antes de apostar direto na coloração temporária. Uma delas é usando tonalizantes ou colorações semi-permanentes, que não contêm amônia e, por isso, não agridem tanto a fibra capilar. Já o spray de maquiagem capilar pode ajudar a disfarçar os fios temporariamente: basta escolher um da cor do seu cabelo e aplicar na raiz e nas mechas despigmentadas. Eles cobrem os fios brancos e duram até a lavagem seguinte.

Redação: Beatriz Doblas

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!

últimas matérias

Ver mais