Beleza Extraordinária

Filtro solar no inverno: saiba por que o produto também é indispensável nas estações mais frias

  • Confira como proteger a pele dos raios UV também durante o inverno
Tela cheia
Previous Next
Confira como proteger a pele dos raios UV também durante o inverno

Os filtros solares já ganharam lugar cativo nas bolsas de praia, mas durante as temporadas de inverno muitas pessoas ainda deixam o produto de lado. O problema é que, até mesmo durante os dias nublados e meses mais frios do ano, a incidência dos raios solares pode trazer malefícios para a saúde da pele, já que os raios UV são irradiados até nos momentos em que o sol resolve se esconder. 

Incidência de raios solares no inverno também é prejudicial

Apesar do sol não aparecer com a mesma intensidade do que no verão, o período do inverno - que acaba de começar aqui no Brasil - também exige uma atenção extra com a proteção solar da pele. "Mesmo no inverno os raios ultravioleta incidem sobre a pele gerando todos aqueles efeitos indesejados que já conhecemos, decorrentes da formação de radicais livres e consequente dano celular", explicou a dermatologista Danielle Aguiar, dermatologista da Clínica Paula Bellotti, com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Os raios UVB, que são os responsáveis pela vermelhidão e sensação de ardência, são mais percebidos nos dias quentes, em que seus efeitos são instantâneos. Porém, os raios UVA, responsáveis aparecimento de rugas, manchas e envelhecimento precoce da pele, além da predisposição à alergias e surgimento do câncer, continuam incidindo com a mesma intensidade também nos dias frios, atingindo as camadas mais profundas da pele e causando um efeito cumulativo. 

Filtro solar deve ser reaplicado a cada duas horas

Enquanto para os dias em que a exposição solar é mais intensa o indicado é investir em filtros solares com fatores mais altos, durante o inverno os indicado é apostar nos produtos com no mínimo FPS 30, para o rosto e corpo. "Para o dia a dia, o fator 30 é suficiente, desde que a paciente não tenha melasma. Pois se tiver, não adianta! Até no inverno, a fotoproteção é crucial para manter a pele clara e sem manchas. Nesses casos, recomendo FPS no mínimo 50 e, de preferência, com cor para proteger contra Luz Visível e infravermelho", afirmou a especialista. É importante ainda reaplicar o produto a cada duas horas, para manter a eficácia.

Protetores em creme ainda ajudam a hidratar a pele no inverno

Como nas temporadas de frio a pele costuma produzir menos oleosidade natural, é importante intensificar a rotina de hidratação para manter o visual sempre saudável e livre de escamações. Por isso, as fórmulas cremosas dos filtros solares ganham ainda mais força no inverno, ajudando a manter a pele com a hidratação e maciez desejada durante todo o período.

Os procedimentos estéticos, como peeling e tratamento com ácidos, também são intensificados durante as estações mais frias, quando o sol não está tão aparente, por isso a proteção contra raios UV é indispensável. "Outro detalhe importante é que o inverno é a estação ideal para a realização de procedimentos mais invasivos, que deixam a pele mais fina e sensível. Mais um motivo para não esquecer o filtro solar nunca", alertou a dermatologista Danielle Aguiar. 

ver mais : Pele - Dicas de beleza
Temas relacionados
Canal de L'Oréal Paris

10 vídeos para você assistir enquanto espera a hidratação