Beleza Extraordinária

Exposição solar segura: 6 dicas para aproveitar o sol e manter a saúde da pele do rosto e do corpo

  • Confira 6 dicas para tomar sol com segurança! (Foto: Shutterstock)
  • Verificar se a sua medicação não aumenta a fotosessibilidade é um dos passos para uma exposição solar segura (Foto: Shutterstock)
  • A maquiagem e o hidratante com FPS não são suficientes para proteger a pele no caso de exposição solar (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Confira 6 dicas para tomar sol com segurança! (Foto: Shutterstock)
  • Confira 6 dicas para tomar sol com segurança! (Foto: Shutterstock)
  • Verificar se a sua medicação não aumenta a fotosessibilidade é um dos passos para uma exposição solar segura (Foto: Shutterstock)
  • A maquiagem e o hidratante com FPS não são suficientes para proteger a pele no caso de exposição solar (Foto: Shutterstock)

Embora seja um dos grandes vilões da saúde da pele, o sol também tem muitos benefícios! A exposição solar regrada e regular pode ser boa para a saúde do corpo, no entanto, é necessário levar alguns cuidados à risca. O protetor solar, claro, é o principal deles - mas existem vários outros detalhes que devem ser levados em conta para evitar problemas, como as suas escolhas alimentares e até os medicamentos que toma. Confira 6 dicas para tirar o melhor partido do sol!

1. Evite beber álcool durante a exposição solar

Beber uma caipirinha ou um drink de fruta na praia pode parecer um hábito inofensivo, no entanto, para quem quer preservar a saúde da pele, o ideal é evitar qualquer bebida alcoólica. Durante a exposição solar, o metabolismo transforma o álcool num composto chamado acetaldeído, que torna a pele mais sensível à ação dos raios ultravioleta. Além disso, é preciso ter muito cuidado com bebidas e alimentos com limão, como é o caso da caipirinha, já que, ao sol e em contato com a pele, ele pode chegar a queimar. 

2. Aposte em alimentos enriquecidos com licopeno

O licopeno é um antioxidante que ajuda a reduzir a vermelhidão causada pelo sol na pele e também as chances de queimaduras solares, além de minimizar os danos causados nas células da derme. Ele está presente em alimentos como o tomate, a melancia e a goiaba e estudos indicam que consumir estes frutos de forma natural é mais benéfico e eficaz do que em cápsulas e outro tipo de suplementos.

3. Invista numa alimentação rica em antioxidantes

Além do licopeno, é fundamental que a sua alimentação seja abundante em antioxidantes, para evitar os danos causados pelos raios ultravioleta na pele. Como é sabido, são essas radiações que formam os temidos radicais livres, que deterioram as células e causam o fotoenvelhecimento. Os antioxidantes agem como uma proteção contra esses ativos, destruindo-os e preservando a juventude da pele e do organismo.

4. Certifique-se que a sua medicação não aumenta a fotosensibilidade

Outra coisa a que deve ficar atenta antes de se expor ao sol é a sua medicação. Alguns medicamentos aumentam a sensibilidade da pele ao sol, deixando-a mais propensa à formação de queimaduras e irritações, por isso, é essencial verificar na bula se a fotossensibilidade é uma das reações secundárias da fórmula. 

5. Escolha o protetor solar mais adequado para você

Não basta usar qualquer protetor solar: é fundamental escolher a fórmula mais indicada para você. Além de descobrir qual o fator ideal, a textura do produto também é importante e deve ser escolhida de acordo com as necessidades da sua pele: mais cremosa se a sua pele é seca, com toque-seco se você sofre com excesso de oleosidade. 

6. Aplique a quantidade certa de protetor

Além de usar a fórmula certa de protetor solar, é importante ter em mente a quantidade ideal que deve ser usada: no rosto e pescoço, o equivalente à uma colher de chá é o ideal; no corpo, em média umas 3 colheres de sopa cheias. Usar maquiagem ou um hidratante facial com FPS também não é o suficiente para quem pretende se expor ao sol: geralmente estes produtos protegem apenas dos raios UVB, responsáveis pelas queimaduras solares, e ignoram os UVA, que provocam o fotoenvelhecimento. 

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!