Beleza Extraordinária

Estresse oxidativo: saiba o que é e como o problema pode causar o envelhecimento da pele

  • O estresse oxidativo é causado pela falta de antioxidantes no corpo como vitamina A, C e E e pode causar envelhecimento da pele (Foto: Shutterstock)
  • O estresse oxidante pode surgir devido a maus hábitos com a alimentação e pele (Foto: Shutterstock)
  • Tomar sol sem proteção também pode ocasionar o estresse oxidativo (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
O estresse oxidativo é causado pela falta de antioxidantes no corpo como vitamina A, C e E e pode causar envelhecimento da pele (Foto: Shutterstock)
  • O estresse oxidativo é causado pela falta de antioxidantes no corpo como vitamina A, C e E e pode causar envelhecimento da pele (Foto: Shutterstock)
  • O estresse oxidante pode surgir devido a maus hábitos com a alimentação e pele (Foto: Shutterstock)
  • Tomar sol sem proteção também pode ocasionar o estresse oxidativo (Foto: Shutterstock)

Você sabia que o estresse oxidativo pode causar o envelhecimento da pele? O problema não se relaciona com o estresse mental, mas sim, corporal. Antes de tudo, é preciso entender que a pele envelhece quando faltam antioxidantes para combater os radicais livres - que são naturalmente produzidos pelo nosso organismo. E essa falta de antioxidantes pode acontecer por diversos motivos, entre eles, exposição solar desprotegida, consumo de álcool e cigarro, além dos maus cuidados com a pele. Confira mais detalhes e saiba como combater o estresse oxidativo. 

Estresse oxidativo causa doenças e envelhecimento precoce da pele

O estresse oxidante acontece quando o corpo produz radicais livres em excesso e não há substâncias antioxidantes suficientes para combatê-los. É quando o corpo fica desprotegido e acaba adulterando proteínas, lipídios, açúcares, músculos, artérias e outras partes e substâncias do corpo. Ou seja, com todo esse desequilíbrio, a pele envelhece. Além disso, abre-se espaço para doenças como distúrbios cardiovasculares, problemas inflamatórios e até mesmo o câncer. 

O que pode causar estresse oxidativo?

Se você já está se perguntando o que causa o estresse oxidativo, saiba que são diversos fatores - desde maus hábitos com a alimentação e cuidados com a pele - até fatores externos como poluição e exposição solar sem proteção podem ocasionar o problema. A ansiedade também é grande responsável pelo estresse oxidativo, porque nesse estado, a alimentação acaba ficando desequilibrada.

Na alimentação, a carência é de vitamina A, C e E, ou seja, frutas cítricas, óleos como os de girassol, amêndoas e castanha de caju, verduras e vegetais. Vale lembrar que o sedentarismo também provoca o estresse oxidativo, porque o corpo não consegue liberar as toxinas que precisa para que a pele e o organismo fiquem saudáveis. 

Saiba como combater o estresse oxidativo e melhorar a aparência da pele

Ingerir alimentos com vitamina antioxidantes como A, C e E diariamente é ótimo para ajudar no combate aos radicais livres, mas mais do que isso, melhorar os cuidados com o corpo e com a pele é essencial para combater o problema do estresse. Proteger-se do sol todos os dias - até mesmo fora da praia e da piscina - é um passo fundamental porque os raios solares absorvidos pela derme "quebram" as fibras de colágeno, responsável pela firmeza da pele. 

Para quem sente os danos do estresse oxidativo, como flacidez, rugas, linhas de expressão e manchas na pele é apostar em produtos anti idade e tratamentos anti idade para que a pele rejuvenesça. Os produtos são em forma de creme hidratante e podem ser aplicados em casa, e geralmente contém Retinol - derivado da vitamina A - ácido hialurônico, e outros ativos rejuvenescedores como Pro-Xylane e LHA.

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!