Beleza Extraordinária

Espinhas aos 20, 30 e 40: como combater e prevenir estes probleminhas de pele em todas as idades

  • Pele perfeita em qualquer idade: aprenda a combater e prevenir as espinhas com cuidados diferenciados de acordo com a faixa etária
Tela cheia
Previous Next
Pele perfeita em qualquer idade: aprenda a combater e prevenir as espinhas com cuidados diferenciados de acordo com a faixa etária

Embora a acne seja, de uma forma geral, um problema enfrentado por adolescentes, as espinhas são um dos maiores inconvenientes da rotina de beleza de mulheres adultas. De forma mais atenuada e esporádica, estas erupções surgem na pele aos 20, 30 e 40 anos com causas distintas, e localizadas em àreas também diferentes. Confira dicas para combater, tratar e prevenir a acne adulta ao longo das décadas. 

Equilíbrio dos hormônios da adolescência são a causa principal da acne aos 20

Aos vinte anos, os níveis hormonais da adolescência estão começando a se equilibrar, e no decorrer desse processo, as erupções cutâneas diminuem significativamente. No entanto, algumas flutuações nestes níveis durante os períodos menstruais podem estimular as glândulas sebáceas a produzir mais óleo, resultando em espinhas indesejadas. Para muitas mulheres, esta é a altura em que os contraceptivos orais começam a fazer parte de suas rotinas, o que pode também causar um grande impacto na pele, seja ele favorável ou não. Para prevenir o aparecimento destes pequenos defeitos, uma boa dica é a de limpar o rosto duas vezes ao dia com um sabão antibacteriano de pH neutro, e fórmulas com àcido salicílico são mais eficazes no combate e tratamento dos mesmos. 

Mulheres com 30 anos apresentam espinhas causadas pelo estresse

Aos trinta, a causa das espinhas é, de um modo geral, o estresse. Muitas mulheres que não sofreram deste problema de pele na adolescência podem experienciar algumas erupções cutâneas nesta idade, além de poros obstruídos e os primeiros sinais de envelhecimento. As espinhas das mulheres de trinta anos são geralmente bem inflamadas, e a melhor dica para as prevenir é incluir no seu estilo de vida algum tipo de exercício físico, alimentação equilibrada, muita àgua e manter o sono em dia, e assim conquistar uma pele saudável. Além disto, os tratamentos anti-idade também devem ser diferenciados, com fórmulas mais leves e sequinhas, para evitar sobrecarregar os poros.

Diminuição dos níveis de estrogênio aos 40 pode causar ocasionais erupções císticas

As mulheres que estão na casa dos 40 são menos propensas a sofrer regularmente com este tipo de problema de pele, mas uma espinha ou outra ocasionalmente também podem aparecer. Nestes casos, as flutuações hormonais causadas pela menopausa são as culpadas, uma vez que, neste período, os níveis de estrogênio diminuem, e este é um hormônio que ajuda a regular as glândulas sebáceas. As erupções mais comuns nesta idade são as císticas, bem vermelhas e inflamadas, que devem ser tratadas tópica e localmente. No tratamento dos sinais de envelhecimento, uma boa dica é a de usar produtos que não contenham àlcool e que sejam leves e livres de óleos. 

Temas relacionados
Água micelar:

como remover a maquiagem com o produto?