Beleza Extraordinária

Espinha: o que é, o que causa e como tratar?

  • Saiba o que são as espinhas e como evitar e tratar as acnes na pele (Foto: Instagram @whitneymadueke)
Tela cheia
Previous Next
Saiba o que são as espinhas e como evitar e tratar as acnes na pele (Foto: Instagram @whitneymadueke)

As espinhas são um grande incômodo para qualquer mulher: pele fica dolorida, avermelhada e, mesmo com maquiagem, é difícil disfarçar. Mas você saber o que são as espinhas e como evitá-las? Entender a causa das espinhas e os tratamentos para elas é a melhor forma de minimizar o problema e evitar as temidas marquinhas na pele.

Quer saber mais sobre elas e o que você pode fazer quando aparecer a próxima espinha? O Beleza Extraordinária te conta tudo!

Afinal, o que são as espinhas e o que causa?

As espinhas nada mais são que um entupimento dos poros do rosto ou outras partes do corpo, causadas pelo excesso de óleo produzido pelas glândulas sebáceas. Isso causa uma lesão na pele, que pode inflamar ou não. Quando não há inflamação, surgem os cravos. Quando a inflamação acontece, aparecem as espinhas - que podem ou não ter pus.

Embora elas sejam mais comuns na adolescência - quando as alterações hormonais provocam um aumento na oleosidade da pele -, as espinhas podem aparecer em qualquer fase da vida. Por isso, se você tem a pele oleosa, é importante tratá-la para evitar o excesso de óleo e reduzir o risco de ter espinhas.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por YADA VILLARET (ญาดา) (@yadavillaret) em

Como tratar as espinhas e evitar a cicatriz?

Se você costuma ter espinhas, é importante cuidar delas para que não surjam as indesejadas manchas ou marquinhas na pele. Em primeiro lugar, é importante manter a pele limpa, para evitar que os poros acumulem ainda mais óleo. Por isso, é recomendado lavar o rosto duas ou três vezes por dia, de acordo com a necessidade da sua pele.

Evite o uso de produtos oleosos na pele, dando preferência para aqueles voltados para as peles oleosas e acneicas. Procure ingredientes como o ácido salicílico e o retinol nos cremes para espinhas. Além disso, evite espremê-las, já que esse hábito pode deixar cicatrizes na pele.

Saiba o que fazer para evitar as espinhas

Os seus hábitos do dia a dia também podem ajudar a evitar as espinhas. É importante fazer a limpeza com um sabonete indicado para o seu tipo de pele, mas cuidado: lavar a pele mais de três vezes ao dia pode provocar o efeito rebote e aumentar a oleosidade. Já o protetor solar diário é um aliado de quem quer combater as espinhas.

Além disso, a alimentação é outro fator importante: o consumo excessivo de açúcar pode fazer as espinhas surgirem em maior quantidade. Desequilíbrios hormonais também são uma causa bastante comum. Por isso, se a quantidade de espinhas estiver alta, vale a pena procurar o seu médico para investigar a causa do problema.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!