Beleza Extraordinária

Esfregar os olhos para tirar maquiagem pode causar rugas? Saiba a forma ideal para remover a make da pele

  • A forma como você remove a maquiagem pode te causar rugas e linhas de expressão. Veja como evitar (Foto: Shutterstock)
  • Pressionar levemente o algodão na região dos olhos é a melhor forma de retirar maquiagem à prova d'água (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
A forma como você remove a maquiagem pode te causar rugas e linhas de expressão. Veja como evitar (Foto: Shutterstock)
  • A forma como você remove a maquiagem pode te causar rugas e linhas de expressão. Veja como evitar (Foto: Shutterstock)
  • Pressionar levemente o algodão na região dos olhos é a melhor forma de retirar maquiagem à prova d'água (Foto: Shutterstock)

Você já entendeu que dormir de maquiagem está fora de cogitação, certo? Mas sabia que a forma como os produtos são removidos também pode influenciar na aparência da pele?

Se você faz parte do time que esfrega os olhos até que qualquer resquício da máscara de cílios desapareça, fique atenta: a fricção pode te render algumas rugas com o passar dos anos.

Quer entender melhor? Explicamos porque você deve redobrar os cuidados com a pele na hora de retirar a make do dia. Confira!

Esfregar os olhos para tirar maquiagem pode causar rugas? A resposta é sim!

A gente sabe que a máscara de cílios, seja ela lavável ou à prova d'água - além das sombras superpigmentadas e dos delineadores - pode dar um trabalho e tanto na hora da remoção. Mas, a dica é segurar a vontade de esfregar os olhos para retirar toda a make do dia.

Isso porque a fricção pode formar pequenos vasos sanguíneos, causar irritação e romper barreiras estruturais da pele: quanto mais você esfregar a região, mais a pele ao redor dos olhos é esticada, fazendo com que a elastina se rompa. O resultado? Rugas e linhas de expressão!

E fique atenta: esse processo acontece tanto se você está usando as mãos para espalhar o sabonete facial, quanto se você aposta no algodão para remover a make com água micelar ou demaquilante, ok?

Veja o passo a passo de como tirar a maquiagem sem prejudicar a pele:

Já entendeu a importância de remover a make dos olhos com muito cuidado, mas ainda não sabe bem como fazer? Separamos um passo a passo perfeito para você:

1. O primeiro passo é escolher o produto que vai te ajudar a remover a make dos olhos. A água micelar regular é uma ótima opção para tirar a maquiagem do dia a dia, enquanto a versão bifásica é a aposta certeira para remover makes mais pesadas e à prova d'água. 

2. Umedeça um disco de algodão com o produto escolhido e pressione levemente sobre os olhos fechados;

3. Deixe o algodão nos olhos por cerca de 15 segundos, para ajudar a amolecer a maquiagem;

4. Em seguida, é só arrastar levemente o algodão para baixo, repetindo até remover qualquer resquício de make.

4 dicas para cuidar da pele ao redor dos olhos

Além da remoção ideal da make, algumas outras dicas nos cuidados da pele também podem adiar o aparecimento das rugas e linhas de expressão ao redor dos olhos. Separamos algumas delas aqui:

- Nunca vá pra cama com maquiagem: é durante a noite que as células se renovam, por isso nada de manter os poros entupidos nesse momento, ok?

- Lembre-se do protetor solar: os raios UVA são grandes vilões do envelhecimento precoce da pele, sabia?

- Aposte em cremes hidratantes: a hidratação da pele também ajuda a adiar o aparecimento das rugas e linhas de expressão, já que mantém a elasticidade em dia. 

- Invista em um creme antirrugas: o creme antirrugas também já pode ser seu novo amigo após os 25 anos. Procure fórmulas com ativos como LHA, ácido hialurônico, niacinamida e retinol. 

Redação: Marina Nardino

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!