Beleza Extraordinária

Esfoliar o rosto todos os dias faz bem? Entenda como usar o esfoliante corretamente

  • Tire suas dúvidas sobre a esfoliação do rosto (Foto: Instagram @charlyjordan)
Tela cheia
Previous Next
Tire suas dúvidas sobre a esfoliação do rosto (Foto: Instagram @charlyjordan)

Toda mulher que ama cuidar da pele sabe que a esfoliação é um cuidado indispensável para deixar o rosto macio e bem lisinho. A prática traz vários benefícios para a sua pele e pode ajudar a deixá-la mais saudável. Mas será que esfoliar o rosto todos os dias faz bem? Essa é uma dúvida bastante comum entre as apaixonadas por beleza.

Para te ajudar a descobrir a resposta para essa e outras dúvidas sobre a esfoliação do rosto, separamos algumas dicas especialmente para quem quer saber tudo sobre o cuidado. Vem conferir essas dicas e aprender como esfoliar corretamente a pele para aproveitar os benefícios da prática.

Qual a frequência ideal para a esfoliação do rosto?

Embora essa prática tenha muitas vantagens para a pele e deva ser incluída nas rotinas de cuidados, é preciso ficar atenta ao intervalo entre esfoliações. Sabe quando dizem que não se deve lavar demais a pele? Com a esfoliação é a mesma coisa. Exagerar na frequência pode machucar a pele e deixá-la sensível.

O ideal é esfoliar o rosto uma vez por semana, para desentupir os poros e renovar as células da pele. Quem tem pele oleosa, pode apostar no cuidado até duas vezes por semana - mas é importante tomar cuidado com a acne. Já as donas de peles sensíveis podem aumentar o intervalo e fazer a esfoliação apenas uma vez a cada duas semanas.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Lesley (@freshlengths) em

Exagerar na esfoliação pode trazer danos para a sua pele

Se você é apaixonada por esfoliação, você pode estar pensando agora: “mas e se eu não exagerar na força, qual é o problema de esfoliar todo dia?”. O problema é que essa prática, quando feita em exagero, pode trazer uma série de danos para a sua pele. Além de ferir a superfície, ela pode tirar a proteção natural do rosto, deixando-o exposto a bactérias e fungos.

Isso aumenta a chance de desenvolver infecções na pele, que podem causar doenças mais graves. Esfoliar o rosto todos os dias também pode deixar a pele ressecada e sensível, mas propensa a irritações. Por isso, é fundamental sempre usar um hidratante facial depois da esfoliação.

Como escolher o melhor esfoliante para você?

Para conseguir o melhor resultado e não correr o risco de machucar a pele, é importante escolher um esfoliante que seja indicado para o rosto. Eles têm grãos mais finos que os produtos voltados para o corpo, o que garante uma esfoliação mais suave para a pele do seu rosto.

Além disso, não é necessário usar muita força. O ideal é fazer movimentos circulares, massageando suavemente o rosto com a pontas dos dedos. Assim, você também massageia a pele enquanto esfolia, promovendo uma melhora na circulação sanguínea no local.

Redação: Gabrielle Nunes

Temas relacionados
Óleo + Creme de pentear

Descubra os benefícios da misturinha