Beleza Extraordinária

Esfoliar o rosto e o corpo: descubra qual é o intervalo ideal entre um procedimento e outro

  • Esfoliação em excesso pode deixar a pele oleosa e com acne
Tela cheia
Previous Next
Esfoliação em excesso pode deixar a pele oleosa e com acne

Um dos maiores segredos femininos para manter a pele sempre incrível, hidratada e radiante, é apostar regularmente na esfoliação do rosto e corpo. Porém, se a prática não respeitar um intervalo correto, os resultados podem ser o contrário dos desejados, deixando a pele oleosa e aumentando a possibilidade de aparecimento de acnes. Para não deixar a empolgação tomar conta, confira qual o intervalo ideal entre as esfoliações.

Saiba qual intervalo é o ideal

A esfoliação costuma ser um dos passos mais queridos das mulheres em sua rotina de beleza, removendo as células mortas e agilizando o processo de renovação da pele. O resultado é um rosto mais lisinho e com aspecto jovem, além de uma pele muito mais macia. Porém, os notórios benefícios da prática podem causar uma certa ansiedade nas mulheres mais vaidosas, que desejam um visual impecável sempre.

Para as peles normais ou secas, o ideal é apostar na esfoliação uma vez na semana, enquanto as donas de uma cútis oleosa podem investir na prática no máximo duas vezes na mesma semana. Ultrapassar esse limite pode trazer alguns malefícios, como o efeito rebote, já que o organismo vai entender que o rosto mais seco é sinal de pouca proteção natural, e automaticamente aumentará a produção de sebo, deixando a pele muito mais oleosa e acnéica.

Movimentos leves também são indispensáveis

Além do intervalo curto entre as esfoliações, os movimentos mais agressivos também podem prejudicar a saúde da pele. O ideal é não esfregar a mesma região por muito tempo seguido e investir em gestos leves e circulares, principalmente se a esfoliação estiver sendo realizada no rosto, onde a cútis costuma ser ainda mais sensível e delicada.

É importante também cuidar da pele após a esfoliação

Após a esfoliação, a região pode ficar um pouco avermelhada e com aspecto irritado devido ao atrito constante, por isso é indispensável caprichar na hidratação da área logo após o procedimento. O creme hidratante vai ajudar a pele a recuperar os nutrientes que podem ter sido perdidos, potencializando a hidratação. A maquiagem também está liberada, fixando ainda melhor na pele recém esfoliada.

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema