Beleza Extraordinária

Esfoliar, massagear e limpar: confira como tratar o couro cabeludo

  • Cuidados com o couro cabeludo garantem fios mais bonitos e, principalmente, saudáveis
Tela cheia
Previous Next
Cuidados com o couro cabeludo garantem fios mais bonitos e, principalmente, saudáveis

Todas as mulheres desejam ter cabelos saudáveis, bonitos e brilhantes, e para isso não economizam tempo com alguns cuidados especiais para as madeixas. Entre as principais preocupações com os fios, a saúde o couro cabeludo ganha destaque na rotina de beleza feminina. Não é para menos: a base do cabelo é a raiz, então um nascimento saudável poderá interferir de forma positiva ou negativa em todo o comprimento dos fios. Gastar uns minutinhos extras cuidando do couro cabeludo vai garantir madeixas mais soltas e sedosas. Truques sobre a esfoliação, massagem capilar e a limpeza ideal farão com que A esfoliação do couro cabeludo vai ajudar a eliminar as células mortas, auxiliando no combate a oleosidade excessiva dos cabelos, além de retirar resíduos provenientes de produtos, como condicionadores e leave-in, que se acumulam na raiz dos fios. Para evitar danos à área, que é mais sensível, o procedimento deve ser feito a cada 15 dias.

Massagem capilar ajuda na circulação sanguínea

Com um processo bem simples, a massagem capilar é capaz de estimular a circulação sanguínea no couro cabeludo, aumentando o nível de oxigenação e auxiliando assim no transporte de nutrientes para esta área. Com isso, os fios nascem mais fortes e saudáveis, além de evitar a queda e estimular o crescimento das madeixas. Para fazer o processo em casa, basta massagear o couro cabeludo durante o banho, fazendo movimentos circulares com as pontas dos dedos em toda a cabeça.

Dicas para eliminar a oleosidade do couro cabeludo

A produção de sebo é a forma natural de proteção do cabelo, mas quando ocorre em excesso deixa as madeixas pesadas e com aspecto de sujas. Diferente do que possa parecer, para combater a oleosidade do couro cabeludo não é necessário lavar os cabelos repetidas vezes, pois a água em abundância pode acabar causando o efeito contrário. O ideal é apostar em produtos suaves específicos para o tratamento do couro cabeludo.

Limpeza profunda retira restos de produtos das madeixas

A limpeza profunda do couro cabeludo vai deixar as madeixas imediatamente mais soltas e com volume. Os shampoos antirresíduos são responsáveis por controlar a oleosidade e retirar os restos de shampoo, creme, mousse e leave-in que não foram bem enxaguados, garantindo um couro cabeludo completamente limpo e ajudando na atuação dos demais tratamentos. Por limpar tão profundamente, o produto deve ser aplicado em intervalos de 15 dias, para que as madeixas não fiquem muito expostas as agressões dos agentes externos.

Cuidado ao pentear as madeixas

Um dos truques para manter os cabelos sempre saudáveis é evitar escovar o couro cabeludo, pois o atrito na região pode prejudicar a saúde dos fios. Prefira usar apenas as pontas dos dedos ou então opte por pentes de madeira com os dentes largos, que vão ajudar a manter as madeixas mais fortes e saudáveis.

Temas relacionados
Cabelos danificados têm solução?

Descubra qual é o melhor shampoo para esse problema

últimas matérias

Ver mais