Beleza Extraordinária

Esfoliação do couro cabeludo: conheça os benefícios

  • A esfoliação capilar garante uma limpeza profunda e aspecto leve com balanço poderoso aos cabelos
Tela cheia
Previous Next
A esfoliação capilar garante uma limpeza profunda e aspecto leve com balanço poderoso aos cabelos

Todas as mulheres desejam ter cabelos bonitos, brilhantes e principalmente saudáveis. Entre tratamentos oferecidos nos salões de beleza, que podem ser reproduzidos em casa, a esfoliação capilar também deve estar na lista dos procedimentos indispensáveis durante o mês.Assim como a esfoliação da pele e dos lábios, a capilar também tem função de renovar as células. No caso dos cabelos, ela funciona como um alívio imediato para o couro cabeludo. As 'micro esponjas' presentes na fórmula do esfoliante absorvem a oleosidade, purificam e equilibram o pH dos fios sem ressecar o couro. O resultado da limpeza profunda ajuda a fazer uma limpeza mais intensiva das células superficiais do couro cabeludo, a fim de evitar a caspa e o acúmulo de oleosidade. Além disso, promove uma sensação de cabelos completamente limpos, com balanço leve e natural, além de manter a integridade dos fios.

Indicada principalmente para cabelos oleosos

Apesar de ser um tratamento benéfico para todo tipo de cabelo, ele é indicado principalmente para os que produzem mais oleosidade. Normalmente estes padrões de fios e couro cabeludo acumulam muitas secreções em sua superfície, o que favorecem irritações e agrava quadros de queda já preexistentes.

Existe também a argiloterapia, um tratamento a base de argila que tem feito sucesso nos salões de beleza. As propriedades dessa matéria-prima ajudam a manter a saúde do couro cabeludo e dos fios. Algumas marcas de cosméticos encontraram uma forma de otimizar o tratamento incorporando o elemento aos shampoos.

Esfoliação capilar ajuda o cabelo a crescer

De acordo com especialistas, a esfoliação também ajuda o cabelo a crescer mais rápido. Os grânulos suaves da composição do esfoliante favorecem a renovação celular e ativam a microcirculação sanguínea, o que ajuda a aumentar a chegada de nutrientes e oxigênio ao bulbo capilar. Com uma circulação de nutrientes regularizada, os cabelos crescerão rápido e mais saudáveis. Segundo a dermatologista Renata Marques, da Clínica Dicorp, a massagem durante a aplicação auxiliará no estímulo da circulação sanguínea e na penetração do produto no bulbo capilar: "a esfoliação capilar possui a capacidade de, quando associada a massagem, aumentar a a circulação de sangue no couro cabeludo, e com isso, aumentar o transporte de oxigênio aos folículos pilosos, estimulando o crescimento em couros cabeludos saudáveis".

Como fazer esfoliação em casa

Antes de realizar o procedimento, a cabeleireira Zeni Meireles, da Ophicina do Cabelo, recomenda consultar um médico: "você deve consultar um dermatologista. Ele poderá orientar melhor sobre os produtos que devem ser usados". Já no procedimento, a profissional explica que a aplicação deve ser feita antes do shampoo: "com movimentos circulares com as pontas dos dedos, mas sem deixar que o produto escorra para o comprimento do cabelo", ensina. Deixe agir o tempo indicado pelo fabricante do produto e enxague com água gelada. Em seguida, faça uma lavagem comum com o shampoo e condicionador de costume. Depois da esfoliação, aproveite o momento para investir em uma boa hidratação nos fios. O cabelo ficará livre de resíduos e com mais vitalidade e brilho.

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!