Escova progressiva: saiba como tratar os efeitos colaterais do procedimento

A escova progressiva é uma excelente opção para quem quer manter os cabelos lisos sem precisar se tornar dependente do secador de cabelos no dia-a-dia. Mas, devido à química, o tratamento agride os fios e o couro cabeludo. Atualmente, os produtos deste tipo não levam mais a mesma quantidade de formol de quando foram lançados, e alguns tipos de escovas até mesmo o substituíram por elementos menos agressivos. Com isso, o enfraquecimento dos fios diminuiu, porém ainda há inconvenientes. "A perda de massa queratinosa provoca afinamento e rigidez dos fios, e, em alguns casos, nos cabelos descoloridos ocorre alteração da cor. Além de queda e aceleramento da produção das glândulas sebáceas, que provoca oleosidade excessiva no couro cabeludo", explica a terapeuta capilar Neide Pereirah, citando os efeitos colaterais da escova progressiva.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/escova-progressiva-saiba-como-tratar-os-efeitos-colaterais-do-procedimento" }

Raízes oleosas e pontas ressecadas: combatendo os efeitos da progressiva

Após a escova progressiva, é comum que a raiz do cabelo fique mais oleosa. Os fios lisos já têm maior tendência a serem oleosos que os cacheados, além disso, o produto usado para fazer a escova penetra na hipoderme e causa uma aceleração na produção das glândulas sebáceas. Para combater o problema, é recomendado usar shampoos específicos para esse tipo de cabelo, além de investir em um antirresíduos para ser utililzado uma vez por semana. Também é contraindicado lavar os cabelos com água quente, pois isso estimula a produção de gordura. O inconveniente é ainda maior para quem faz escovas com formol, pois a substância forma uma película que não deixa o sebo penetrar no fio, fazendo com que ele permança na superfície e provocando o aspecto de cabelo sujo.

Apesar da oleosidade no couro cabeludo, as pontas dos fios sofrem com o ressecamento. A química da escova altera a disposição da queratina nos fios, o que danifica os cabelos. Para ter pontas bonitas sem aumentar o problema na raiz, utilize o condicionador apenas no comprimento dos fios e aposte em produtos específicos para essa parte do cabelo, como óleos reparadores de pontas.

Reação alérgica pode provocar dermatite seborréica

A descamação do couro cabeludo não é, necessariamente, uma reação alérgica. "Essa descamação acontece pois o produto possui alto teor de acidez e quando em contato com o couro cabeludo provoca esse efeito. Caso aconteça uma reação alérgica, a pessoa pode ser surpreendida por um edema de glote, além de surgirem erupções na pele", afirma a terapeuta capilar. A alergia pode provocar dermatite seborréica, que costuma regredir com o tempo. Caso não haja melhora, é necessário recorrer a um dermatologista que recomendará um tratamento com loção capilar anti-inflamatória. É importante saber qual produto será usado no procedimento. Se houver qualquer tipo de problema, evite-o nas próximas vezes em que for fazer a escova.

Hidratações semanais para recuperar os fios

Como a progressiva muda a distribuição de queratina do cabelo, os fios elásticos são mais um efeito colateral decorrente do tratamento. Hidratação caseira semanal e tratamentos à base de queratina, como a selagem dos fios, podem amenizar o problema. "Para tratar os danos causados pela escova é necessário fazer a reposição dos aminoácidos e lipídeos retirados pelo processo. Os produtos devem conter alto poder de reconstruir internamente a fibra capilar", explica Neide, do salão Single Hair & Beauty.

A escova progressiva pode dar o efeito de fios bem lisos ou com algumas ondas, dependendo da forma que o produto é aplicado e da secagem realizada pelo profissional. Mas, às vezes, os cabelos ficam com o aspecto chapado, sem movimento algum. Isso acontece porque a progressiva deixa resíduos nos fios, que vão se acumulando e deixando os cabelos cada vez mais lisos. Se o efeito da escova não foi o desejado e a vontade for ter o ondulado de volta, procure um cabeleireiro para aplicar um reconstrutor de cachos. Mas, se a intenção é não deixar os fios com aspecto tão chapado, uma das soluções é apelar para truques como desfiar os fios com um pente fino.

Matéria publicada em 08 de Abril de 2021, por Webedia.

{ "@context": "https://schema.org/", "@type": "WebPage", "speakable": { "@type": "SpeakableSpecification", "cssSelector": ["speakable-content"] }, "url": "https://www.loreal-paris.com.br/escova-progressiva-saiba-como-tratar-os-efeitos-colaterais-do-procedimento" }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "Thing", "subjectOf": { "@type": "ItemList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/como-pintar-o-cabelo-em-casa-7-dicas-para-mudar-a-cor-dos-fios", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"como-pintar-o-cabelo-em-casa-7-dicas-para-mudar-a-cor-dos-fios", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/imagens-centralizadas-3386/4263-a-4303/4263-como-pintar-o-cabelo-em-casa-7-dicas-para-mudar-a-cor-dos-fios.jpg?rev=7f3d2ebdfb87472d8044991eb7286b5c", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2020-12-31T12:25:25+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:13:53+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } }, { "@type":"ListItem", "position": 2, "url" : "https://www.loreal-paris.com.br/o-que-voce-precisa-saber-antes-de-pintar-o-cabelo-sozinha-pela-primeira-vez-7-dicas-para-acertar-o-processo", "item":{ "@type": "Article", "mainEntityOfPage":{ "@type":"WebPage" }, "headline":"o-que-voce-precisa-saber-antes-de-pintar-o-cabelo-sozinha-pela-primeira-vez-7-dicas-para-acertar-o-processo", "image":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/americas/br/artigos/cabelo/artigos-planilha-nova-1_1/imagens-centralizadas-3386/4455-a-4527/4455-oquevoceprecisasaberantesdepintarocabelosozinhapelaprimeiravez7dicasparaacertaroprocesso.jpg?rev=6668cbe86fee443086100dc627236953", "height":1000, "width":1920 }, "datePublished": "2021-04-16T13:32:32+00:00", "dateModified": "2022-01-06T03:00:34+00:00", "author": { "@type": "Brand", "name": "L'Oréal Paris" }, "publisher":{ "@type":"Organization", "name":"L'Oréal Paris", "logo":{ "@type":"ImageObject", "url":"https://www.loreal-paris.com.br/-/media/project/loreal/brand-sites/oap/shared/baseline/navigationext/loreal-paris-black-logo.svg?rev=147e5790cc7a43c1b5dfab8f019cda29", "width":189, "height":60 } }, "description":"" } } ] } }
{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BreadcrumbList", "itemListElement": [ { "@type":"ListItem", "position": 1, "item": { "@id": "/", "name": "Home" } } , { "@type":"ListItem", "position": 2, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/beleza-extraordinaria", "name": "Beleza Extraordinária" } } , { "@type":"ListItem", "position": 3, "item": { "@id": "https://www.loreal-paris.com.br/escova-progressiva-saiba-como-tratar-os-efeitos-colaterais-do-procedimento", "name": "escova-progressiva-saiba-como-tratar-os-efeitos-colaterais-do-procedimento" } } ] }