Beleza Extraordinária

Escova progressiva: como cuidar do cabelo depois do alisamento? Veja as dicas!

  • O secador de cabelo pode ajudar a finalizar os fios com progressiva após o banho (Foto: Instagram @agostinasaracco)
  • Um dos segredos do pós-química é investir nos shampoos e condicionadores específicos para os cabelos alisados (Foto: Instagram @makeupshayla)
  • Saiba como cuidar dos cabelos depois da progressiva com as dicas certas na matéria (Foto: Instagram @shanigrimmond)
Tela cheia
Previous Next
O secador de cabelo pode ajudar a finalizar os fios com progressiva após o banho (Foto: Instagram @agostinasaracco)
  • O secador de cabelo pode ajudar a finalizar os fios com progressiva após o banho (Foto: Instagram @agostinasaracco)
  • Um dos segredos do pós-química é investir nos shampoos e condicionadores específicos para os cabelos alisados (Foto: Instagram @makeupshayla)
  • Saiba como cuidar dos cabelos depois da progressiva com as dicas certas na matéria (Foto: Instagram @shanigrimmond)

Você sabia que existe uma rotina de cuidados ideal para os fios depois da escova progressiva? Para manter o efeito liso perfeito por muito mais tempo - e, enquanto isso, recuperar os nutrientes que podem ter sido perdidos no processo - o segredo é adaptar alguns detalhes na rotina.

Apostar nas reconstruções, usar produtos certos para os fios lisos com química e adotar outras medidas estão na lista do que se deve fazer no dia a dia, viu? Para saber mais, é só continuar lendo a matéria!

Invista no shampoo e condicionador específicos para manter a química nos fios

A primeira dica (e uma das mais importantes) é investir na linha de tratamento adequada para as necessidades dos cabelos - por isso, procure sempre por shampoos, condicionadores e cremes que sejam específicos para fios com química.

Esses produtos, além de ajudarem a fixar bem a progressiva nos cabelos, vão dar uma ajuda extra no preenchimento da fibra capilar e na força dos fios. O resultado é um visual liso e impecável!

Importante: cuidado com os shampoos transparentes, anti-resíduos e reequilibrantes! Por serem fórmulas específicas para limpeza, elas abrem as escamas da fibra capilar e retiram um pouco da química dos fios, afetando o efeito da escova progressiva.

Dica extra: outro cuidado importante é tentar não lavar os cabelos todos os dias - pelo menos nos primeiros dias, por mais tentador que seja. Manter uma média de 3x na semana vai ajudar a manter o liso por mais tempo. 

Comece os cuidados regulares montando o cronograma capilar ideal

Para manter os fios fortes mesmo depois da química, é preciso, sim, montar um cronograma capilar bem específico. O foco é alternar os processos de nutrição, hidratação e reconstrução da fibra capilar para que ela se mantenha saudável até o próximo retoque da progressiva.

Em geral, vale a regrinha de:

1ª semana: hidratação + nutrição + reconstrução

2ª semana: nutrição + hidratação + nutrição

3ª semana: hidratação + nutrição + reconstrução

Secador de cabelo é o truque para uma finalização perfeita 

Quer um efeito poderoso no visual depois da progressiva? Então, aposte no secador de cabelo depois de lavar as madeixas! E não é preciso escovar tanto os fios, basta penteá-los normalmente enquanto eles entram em contato com o ar quente para que fiquem ainda mais brilhosos e lisinhos!

Dica importante: para evitar o aspecto ressecado ou espigado nas pontas, o grande truque é aplicar o leave-in com proteção térmica no comprimento e pontas antes de usar a ferramenta de calor. 

É melhor usar secador ou prancha? A finalização dos cabelos com o secador fica levemente mais natural do que com a chapinha, mas isso fica à gosto de cada uma, viu? Se achar melhor, espere que os fios se sequem completamente, aplique o protetor térmico e passe a prancha para um efeito superliso!

Tente não colocar os cabelos atrás da orelha por muito tempo nos primeiros dias 

Logo nos primeiros dias depois da química, o cabelo fica mais sensível à marcas ao longo do comprimento - e é por isso que, por exemplo, se você coloca as madeixas da frente atrás da orelha por muito tempo, a mecha acaba ganhando uma ondulação diferente ao redor do rosto. 

Isso não afeta em nada a ação da química nos cabelos, mas caso o visual totalmente liso seja o seu preferido, vale a pena deixar os fios sempre soltos e evitar que eles marquem tão facilmente.

Redação: Raquel Carletto

Temas relacionados
Cicatrização capilar:

o que é e por que apostar? Confira!