Beleza Extraordinária

Erros ao pentear cabelo: descubra os 5 principais e saiba como evitá-los!

  • Você sabe pentear os cabelos corretamente? Descubra! (Foto: Pixelformula)
  • Usar um pente ou escova de cabelo que não combina com o tipo de fio é um dos principais erros ao pentear (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Você sabe pentear os cabelos corretamente? Descubra! (Foto: Pixelformula)
  • Você sabe pentear os cabelos corretamente? Descubra! (Foto: Pixelformula)
  • Usar um pente ou escova de cabelo que não combina com o tipo de fio é um dos principais erros ao pentear (Foto: Shutterstock)

Pentear o cabelo pode até ser algo natural e comum para muitas mulheres, mas a maneira de desembaraçá-lo pode influenciar, e muito, na saúde e na aparência das madeixas. Se as pontas estão quebrando demais ou se o cabelo não seca do jeitinho que você quer, o problema pode, sim, estar ligado aos movimentos na hora de desembaraçar, ou ao pente e a escova usados. Descubra se você comete alguns dos erros abaixo e saiba como consertá-los!

1 - Pentear o cabelo molhado

Fios molhados são mais elásticos e frágeis por conta do condicionador e da umidade, sejam eles lisos, cacheados ou crespos e, por isso, as chances de quebrarem ao serem penteados é muito maior. Para evitar o erro, o certo é pentear quando, os cabelos estiverem mais para úmidos. Se na correria do dia a dia não há tempo suficiente para esperar, uma dica é desembaraçar os fios antes de entrar no banho e, depois, só pentear depois que estiver arrumar e pronta para sair de casa. Dessa forma, boa parte dos fios estarão secos e mais firmes.  

2 - Tirar os nós dos cabelos com um pente fino

Outro erro bastante comum entre as mulheres, principalmente entre as donas de cabelos médios e longos, é querer tirar os nós com um pente - principalmente os de cerdas próximas umas das outras, que costumam ser os mais tradicionais. Quando eles são usados para desembaraçar, necessitam de uma agressividade e força maiores, fazendo com que o cabelo quebre com mais facilidade. O mais indicado é tirar os nós do cabelo com uma escova do tipo raquete com bolinhas nas pontas de suas cerdas, que evita o excesso de tração, desembaraçando o cabelo mais rápido e de modo mais delicado. 

3 - Usar qualquer pente ou escova

Da mesma forma que usar um pente fino para tirar os nós do cabelo não é indicado, usar um pente ou escova que não corresponde ao seu tipo e tamanho de fio também é outro erro entre as mulheres. Além da escova retangular com bolinhas nas pontas das cerdas, outra dica é usar um pente de madeira com cerdas largas nos cabelos cacheados e crespos, que desembaraça sem alterar a forma dos cachos. Para quem tem cabelo liso ou ondulado, os pentes com cerdas juntinhas estão liberados, mas devem ser usados com leveza para não quebrarem o cabelo. Já as escovas redondas, por exemplo, só são indicadas para modelar e finalizar qualquer tipo de cabelo, e não para desembaraçar. 

4 - Começar a pentear da raiz

Quem nunca começou a pentear o cabelo pela raiz? Por mais que faça sentido, esse hábito é um dos piores e pode deixar as madeixas completamente quebradiças e cheias de frizz. Ao começar a pentear desde o topo da cabeça até as pontas, o pente ou escova pode acabar arrancando o fio inteiro, além de ser muito mais fácil criar nós na extremidade das mechas. A maneira certa de pentear o cabelo é dividi-lo em seções e começar a desembaraçar as pontas, pegando mecha por mecha e subindo o comprimento, até chegar na raiz. 

5 - Não usar creme de pentear nos cabelos lisos

Grande aliado das crespas, das cacheadas e das donas de fios volumosos, o creme de pentear ajuda a dar definição aos cabelos e a evitar o frizz. Mas o que poucas mulheres sabem é que o item também é vantajoso para os cabelos lisos, que ficam mais alinhados e hidratados. Por mais que o cabelo liso não seja difícil de desembaraçar, ele também necessita do creme para pentear para ficar protegido das agressões diárias, como sol, vento e chuva. 

Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!