Beleza Extraordinária

Envelhecimento precoce: top 10 causas para o aparecimento de rugas no rosto

  • Confira os 10 fatores que mais provocam o envelhecimento precoce da pele e saiba como se defender deles Foto: Shutterstock
Tela cheia
Previous Next
Confira os 10 fatores que mais provocam o envelhecimento precoce da pele e saiba como se defender deles Foto: Shutterstock

Embora possa ser atenuado, o envelhecimento da pele é inevitável e para algumas mulheres ele chega mais cedo do que o esperado. Com alguns cuidados e uma rotina de beleza adequada, seguida à risca e com antecedência, é possível retardar o surgimento de sinais da idade como manchas, flacidez e linhas de expressão. Mas você sabe quais são os fatores responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele? Confira os 10 principais!

1. Exposição ao sol

O maior responsável pelo envelhecimento precoce da pele é o sol, interferindo na sua textura, elasticidade e aparência antes do tempo. 70% do processo de envelhecimento cutâneo se deve à exposição solar recebida ao longo da vida, uma vez que a radiação ultravioleta acelera a destruição das fibras de colágeno através da sua oxidação. Por isso, é extremamente importante caprichar na aplicação do protetor solar todos os dias, além de escolher uma fórmula com fator de proteção elevado. 

2. Falta de hidratação

A falta de hidratação adequada também promove a criação de rugas e manchas na pele antes do tempo, por isso é muito importante nunca abrir mão do cuidado. O creme hidratante deve ser escolhido cuidadosamente para se adequar às necessidades específicas da sua pele, além de ser rico em ingredientes rejuvenescedores como a vitamina E, que ajuda a nutrir em profundidade; o Elastiflex, ativo que aumenta a resistência e elasticidade; ou até o Phyto-Active, que promove a firmeza e redefine o contorno do rosto.

3. Fumar

O hábito de fumar promove a formação e aprofundamento de linhas finas nas regiões em que a pele é mais delicada, como a zona dos olhos e o contorno dos lábios. Em fumantes, estes sinais aparecem de 10 a 15 anos mais cedo do que em pessoas que não fumam.

4. Genética

A genética também é um fator determinante na forma como a nossa pele aparenta envelhecer. O organismo produz enzimas que atuam como antioxidantes, responsáveis pelo reparo eficaz dos danos ocorridos no código genético ao longo dos anos, que causam o envelhecimento. No entanto, a forma como todo esse processo ocorre também está escrito no DNA, por isso também influencia na aparência de envelhecimento precoce.

5. Estresse

O estresse emocional promove a secreção de hormônios como o cortisol e a adrenalina, que aceleram vários processos de envelhecimento. Assim, a condição provoca aquele aspecto cansado e sem viço na pele, além de contribuir para a formação de olheiras e linhas finas.

6. Expressões faciais exageradas

É um fato que quem tem tendência a exagerar nas expressões faciais fica com rugas mais cedo. Isto se deve ao uso intensivo dos músculos faciais, que desenvolve e aprofunda linhas finas criadas pelas expressões. Por exemplo quem muito franze a sobrancelha geralmente tem uma ruga nessa região desde cedo; ou quem semicerra os olhos com força ao sorrir também apresenta mais linhas finas ao redor da área.

7. Falta de sono

Os processos de renovação celular ocorrem durante o sono, por isso, dormir bem é uma necessidade para quem quer manter a pele bonita e saudável. Depois da sua rotina de beleza noturna, com uma limpeza adequada e hidratação com agentes nutritivos e rejuvenescedores, é importante não dormir menos de 7 a 8 horas por noite. 

8. Álcool em excesso

O consumo excessivo de álcool causa danos à textura e cor da pele, além influenciar consideravelmente no aspecto inchado dos olhos. Além de provocar uma acumulação de resíduo tóxico nas camadas mais profundas da pele, o excesso de álcool também evidencia a aparência de vasos capilares avermelhados nas bochechas e nariz, contribuindo para um aspecto mais envelhecido.

9. Falta de proteínas, frutas e vegetais na alimentação

Outro fator que faz toda a diferença na aparência da pele é a alimentação. Uma dieta rica em açúcares processados e carboidratos causa a rigidez dos tecidos, fazendo com que estes percam a sua elasticidade típica de uma pele jovem. Por outro lado, a falta de proteínas também provoca o aspecto envelhecido da pele, já que elas são vitais para a produção de colágeno e fibras de elastina, promovendo uma aparência viçosa e saudável. 

A abundância de vegetais e frutas também é essencial, especialmente os ricos em vitamina C, como frutos vermelhos, cenouras, mamão, limão e laranja, que são fundamentais para a produção de colágeno.

10. Depressão

Recentemente, várias pesquisas comprovaram que os sentimentos prolongados de tristeza causam o encurtamento dos telômeros - estruturas repetitivas de DNA que afetam, entre outras coisas, o tempo de vida de cada célula. Assim, a diminuição destas estruturas causa a morte prematura das células em todo o organismo, causando uma aparência envelhecida visível em tecidos como pele e cabelos. Além disso, a depressão também está intimamente relacionada ao estresse e falta de sono, que também são responsáveis pelo envelhecimento precoce. 

Temas relacionados
Skincare:

Como usar argila no rosto? Veja para que serve cada máscara facial

últimas matérias

Ver mais