Beleza Extraordinária

Envelhecimento precoce: descubra onde surgem os primeiros sinais da idade e quais cuidados ideais com a pele do rosto

Linhas de expressão, rugas na testa e pele flácida. Esses sinais da idade são inevitáveis para as mulheres, mas podem ser acentuados devido a exposição solar, falta de hidratação e até mesmo movimentos faciais repetidos. É a partir dos 25 anos que a pele do rosto começa a demonstrar esses temidos sinais de envelhecimento, e nessa idade, a melhor dica é preveni-los diariamente. Descubra quais são os primeiros a aparecer no rosto e aprenda a combatê-los!

Linhas finais nas laterais da boca são os primeiros sinais de envelhecimento

O "bigode chinês" - aquelas linhas que aparecem nas laterais do sorriso - é o sinal de envelhecimento mais temido entre as mulheres mais novas. Isso porque ele pode começar a surgir a partir dos 25 anos, deixando uma linha fina que vai do nariz até as laterais da boca, que fica muito mais evidente na hora do sorriso. O "bigode chinês" costuma ser o primeiro sinal de envelhecimento da pele por conta do ato constante de sorrir, já que a pele se contrai e descontrai frequentemente. Para corrigir e suavizar essa linha, a dica é usar um creme anti-idade enriquecido com vitaminas e antioxidantes, mas que seja específico para a faixa etária.

Linhas de expressão nos olhos e na testa começam a surgir aos 35 anos

É nesta fase que a pele começa a amadurecer e, por causa da correria do dia a dia e das funções acumuladas, a cútis começa a perder hidratação e colágeno de forma mais intensa. Com isso, surgem as linhas de expressão em volta dos olhos - mais conhecidas como "pés de galinha" - e da testa, que deixam a pele mais marcada, principalmente na hora de sorrir. Enquanto a pele mais jovem volta ao normal depois das expressões faciais, a das mulheres a partir dos 35 anos tem maior facilidade em produzir esses sinais de envelhecimento. Para amenizar essas linhas e evitar que fiquem mais profundas, os cuidados são baseados em uma limpeza diária com sabonete específico para pele do rosto, além de um creme antirrugas com vitamina E, que é antioxidante e permite corrigir os sinais da idade, revitalizando essas regiões do rosto. 

Flacidez fica começa a ficar mais evidente no rosto a partir dos 45 anos

Depois das linhas finas de expressão e do "bigode chinês", a pele aos 45 anos começa a ficar mais flácida naturalmente. Por causa das alterações hormonais da menopausa, a cútis perde a firmeza produzida pelo colágeno e pela elastina, deixando as rugas mais acentuadas. Outro sinal nessa idade é o ressecamento da pele, já que o rosto começa a perder a vitalidade e a hidratação. 

A boa notícia é que, com uma rotina de cuidados adequada, é possível melhorar, e muito, os sinais de envelhecimento. Uma boa dica é investir em cremes rejuvenescedores para as faxias de 45 e 55 anos, que podem conter substâncias como o ácido retinóico, por exemplo, que aumenta a elasticidade e a firmeza da pele, deixando-a mais lisa e fina. 

Protetor solar é item indispensável para todas as idades

Um dos maiores responsáveis pelos sinais de envelhecimento precoce da pele é o sol. As radiações solares costumam tirar a hidratação natural da pele, deixando a cútis ressecada e mais propensa à flacidez e rugas. Além disso, as temidas manchas escuras de sol podem surgir em qualquer idade, e para prevenir todos os esses sintomas, o protetor solar facial precisa ser fundamental na rotina de beleza. Quem está na faixa dos 25 anos deve usar o item para prevenir as linhas finas, diariamente, antes de sair de casa - ou usar produtos de maquiagem como o BB Cream, que contém filtro solar - enquanto as mulheres mais velhas podem optar por um filtro solar com ação antirrugas, além de produtos anti-idade que também contenham FPS.

  • Descubra quais são as regiões do rosto que sofrem com os sinais de envelhecimento! (Foto: Shutterstock)
  • O bigode chinês começa a aparecer na pele a partir dos 25 anos (Foto: Shutterstock)
  • Já as rugas ao redor dos olhos surgem por volta dos 30 anos (Foto: Shutterstock)
  • Quando passa da casa dos 40 anos, a pele começa a perder elasticidade e a ficar mais flácida (Foto: Shutterstock)
Tela cheia
Previous Next
Descubra quais são as regiões do rosto que sofrem com os sinais de envelhecimento! (Foto: Shutterstock)
  • Descubra quais são as regiões do rosto que sofrem com os sinais de envelhecimento! (Foto: Shutterstock)
  • O bigode chinês começa a aparecer na pele a partir dos 25 anos (Foto: Shutterstock)
  • Já as rugas ao redor dos olhos surgem por volta dos 30 anos (Foto: Shutterstock)
  • Quando passa da casa dos 40 anos, a pele começa a perder elasticidade e a ficar mais flácida (Foto: Shutterstock)
Temas relacionados
Retoque de raiz:

Descubra qual é a sua cor de Magic Retouch!